“Que é Teatralidade? É o Teatro menos o texto, é uma espessura de signos
e de sensações
que se edifica em cena a partir do argumento escrito...”
BARTHES
E o que da Teatralidade? É bem
provável que este conceito tenha se originado na mesma oposição que
literatura/literalidade. A Teatralidade seria aquilo que, “na representação ou
no texto dramático, é especificamente teatral (ou cênico) no sentido que o
entende, por exemplo, Antonin Artaud, quando constata o recalcamento da
teatralidade no palco europeu tradicional...”
A Teatralidade pode opor-se ao
texto dramático lido ou concebido sem a representação mental de uma encenação,
afirma ainda o autor. Em vez de achatar o texto dramático por uma leitura, a
espacialização, isto é, a visualização dos enunciadores, permite fazer
ressaltar a potencialidade visual e auditiva do texto, apreender sua
teatralidade: “Que é Teatralidade? É o Teatro menos o texto, é uma espessura de
signos e de sensações que se edifica em cena a partir do argumento escrito, é
aquela espécie de percepção ecumênica dos artifícios sensuais, gestos, tons,
distâncias, substâncias, luzes, que submerge o texto sob a plenitude de sua
linguagem exterior.”
Essa discussão é bastante
interessante, porque ela se apresenta como um conceito que pode alterar o
sentido da palavra Teatro. Talvez – e isso é quase certo – Teatro e
Teatralidade se completem. É possível que uma viva sem a outra. Um ator pode
ser teatral durante um bom tempo. Porém, enquanto ele for teatral, estará
criando aí uma modalidade de Teatro. Paradoxal? Controverso? Não, se considerarmos
que teatral quer dizer, “muito simplesmente: espacial, visual, expressivo, no
sentido que se fala de uma cena muito espetacular e impressionante.”
Por outro lado, podemos também
entender a expressão teatral como sendo a maneira específica da enunciação
teatral, a circulação da fala, o desdobramento visual da enunciação
(personagem/ator) e de seus enunciados, a artificialidade da representação. “A
Teatralidade se assemelha, isto é, a projeção, no mundo sensível, dos estados e
imagens que constituem suas molas ocultas (...) a manifestação do conteúdo
oculto, latente, que acoita os germes do drama.”
O fato é que não existe uma
essência absoluta no Teatro. Isso faz com que possamos enumerar alguns
elementos indispensáveis a qualquer fenômeno teatral. E um destes elementos é a
Teatralidade. Não ousaria afirmar que a Teatralidade é uma propriedade do texto
dramático. Mas, certamente é o que se fala de um texto quando ele é muito
“teatral” ou “dramático”, sugerindo assim – como afirma Patrice Pavis – que ele
se presta bem à transposição cênica (visualidade do jogo teatral, conflitos
abertos, troca rápida de diálogos).
Em breve, falaremos sobre o tema
em um Seminário específico que a Câmara e o Colegiado Setorial de Teatro
estarão promovendo.
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