"O título do livro foi
inspirado na poesia homônima do professor de História, J.C.G.S, publicado em
agosto de 1987, no jornal Diário da Tarde, em Ilhéus/BA. Para aqueles que não
souberam dos episódios que se desencadearam nas semanas que antecederam a greve
estudantil do IME, em 1987, e os dias que se seguiram durante o movimento
grevista, uma boa leitura. Para os que vivenciaram, passo a passo, os fatos,
deixem perto deste livro um lenço. Ele lhe será útil," descreve Pawlo Cidade em seu mais novo lançamento literário O Santo de Mármore, romance que será lançado em Ilhéus no mês vindouro pela mais nova editora grapiúna A5.
A obra, baseada em fatos reais, reúne ficção e realidade numa trama que tem como pano de fundo, a situação política e econômica do País no final dos anos 80. Retrata, com fidelidade, o que levou um grupo de estudantes do IME a entrar em greve pela readmissão imediata de quatro professores que foram demitidos por promoverem ações político-partidárias no interior do estabelecimento.
Trecho do livro:
Os mais despudorados, os diz-que-diz e os que não presenciaram o espetáculo da estudante de Magistério, ao ouvirem a passagem “é preferível que em um grande incêndio, toda cidade desapareça,” saíram comentando que os estudantes do IME provocariam a maior destruição da história de Ilhéus. E tudo começaria pelo Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura Municipal. O que os tolos sequer imaginaram foi que venceríamos uma luta para entrar na história ou seríamos derrotados para ser esquecidos.
O QUÊ? Lançamento do livro O Santo de Mármore
QUANDO? Dia 15 de novembro de 2013
ONDE? Academia de Letras de Ilhéus
QUE HORAS? 18:00 horas
QUANTO? R$ 30,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário