sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

E OS RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO - LPG QUE NÃO FORAM PAGOS? O MUNICÍPIO TEM QUE DEVOLVER?


Infelizmente a resposta é SIM. No dia 30 de dezembro do ano passado o Ministério da Cultura publicou uma notícia chamando a atenção para isso. E a UPB publicou ontem uma nota dizendo que os recursos devem ser devolvidos até o dia 15 deste mês. No entanto, são os recursos que não foram pagos. Portanto, se o Município não pagou nada, como o de Ilhéus por exemplo, tem que devolver tudo. 

EIS A NOTA QUE FOI PUBLICADA NO SITE DO MINC:

O Ministério da Cultura (MinC) reforça a todos os estados, municípios e ao Distrito Federal que o prazo de execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) se encerra no dia 31 de dezembro de 2024. Isso quer dizer que todos os pagamentos referentes às ações da LPG precisam ser realizados até esta data.

Caso o ente federativo fique com algum saldo remanescente nas contas correntes após o dia 31/12/2024, este deve ser devolvido até o dia 15 de janeiro de 2025 à União, inclusive no caso daqueles municípios que não fizeram a adequação orçamentária e deveriam ter revertido o recurso para o seu respectivo estado. O procedimento para devolução do recurso está previsto no Anexo da Instrução Normativa nº 20/2024

Se houver saldo nas duas contas bancárias (audiovisual e demais áreas), devem ser geradas duas GRUs. É importante salientar que o CNPJ recebedor dos recursos devolvidos é o do Fundo Nacional de Cultura: 37.930.861/0001-89.

O Ministério ressalta que em breve a Instrução Normativa nº 20/2024 será atualizada com a informação sobre o encerramento das contas bancárias, que é feito automaticamente após 365 dias da última movimentação da conta, não sendo possível que o titular faça o procedimento. Dessa forma, não será necessário apresentar o comprovante de encerramento das contas bancárias no momento da prestação de contas.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: lpg@cultura.gov.br.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Coletivo Vixi Bahia Literária Valoriza a Literatura Sul-Baiana na Expo Ilhéus




Com o objetivo de promover e valorizar a literatura sul-baiana, o coletivo Vixi Bahia Literária está marcando presença na Expo Ilhéus 2025. O coletivo, formado por diversos autores ilheenses e da região, traz obras de diversos gêneros, como romance, contos, poesia, prosa poética, literatura infantil e juvenil. Entre os escritores presentes estão nomes como Ramayana Vargens, Pawlo Cidade e Luh Oliveira, membros da Academia de Letras de Ilhéus, além do cordelista Franklin Costa e das escritoras Analu Leite, Cátia Hughes e Katiana Rigaud, entre outros.

A Expo Ilhéus teve início no dia 25 de dezembro e segue até 19 de janeiro, com seus estandes abertos diariamente das 17h às 23h. Além de ser um evento que reúne diversas lojas de segmentos da economia, o estande Vixi Bahia Literária é um espaço que celebra a resistência e a continuidade da literatura, em especial aquela que resgata a memória de Jorge Amado e suas influências na literatura local.

Neste sábado, dia 04/01/2025, o estande recebe 9 escritores para um momento especial de bate-papo com os leitores, sessão de autógrafos e fotos. Este evento também se repetirá nos dias 11 e 18 de janeiro, oferecendo mais oportunidades para os visitantes interagirem com os autores da região.

O estande está localizado no último corredor à esquerda da entrada da Expo Ilhéus. Não deixe de conferir e prestigiar a literatura sul-baiana!

Serviço:

• Evento: Encontros literários com autores do coletivo Vixi Bahia Literária

• Datas: 04, 11 e 18 de janeiro de 2025

• Horário: Das 17h às 22h

•  Local: Expo Ilhéus – último corredor à esquerda da entrada

Anote na sua agenda e visite o estande para vivenciar o melhor da literatura sul-baiana!