domingo, 26 de junho de 2016

ALUNOS DO CAMPO, EM ILHÉUS, SÃO SELECIONADOS PARA APRESENTAR PROJETO NA REUNIÃO ANUAL DA SBPC, EM PORTO SEGURO


Diante da necessidade urgente de divulgação sobre as mudanças dos hábitos que venham colaborar para a não degradação do meio ambiente, tem-se que as instituições de ensino é o local mais adequado, pois juntamente com outras lições acadêmicas transmitidas pelos educadores, a orientação ambiental será difundida de maneira pedagógica e direcionada permitindo sua assimilação e aplicação no cotidiano com maior facilidade. 

Partindo deste princípio, professores, alunos e comunidade da Escola Nucleada de Aritaguá II, em Sambaituba, distrito de Ilhéus, na Bahia, criaram um projeto que envolveu discentes das comunidades de Vila Jureana, Ponta da Tulha, Mamoan, Ponta do Ramo, Tibina e Aderno, batizado pelas coordenadoras de "As Ações Pedagógicas para a conscientização ambiental nas Comunidades da Escola Nucleada de Aritaguá II". Foram propostos objetivos que valolizaram as dimensões ecológica, social, política e filosófica, voltadas para a cidadania e coletividade, buscando novos conhecimentos nas leis de proteção ambiental.

A Escola Nucleada de Aritaguá II está situada no campo, numa área de preservação ambiental - APA e o trabalho contou com a participação também da gestão, orientação e professores que resolveram reunir os alunos do 5º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos. A diretora Maria da Glória, as vice-diretoras Sadja Bute e Gabrielli Teodoro e a orientadora Leisa Almeida encabeçam "As Ações Pedagógicas para a conscientização ambiental nas Comunidades da Escola Nucleada de Aritaguá II". O projeto foi selecionado para participar da 68ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorrerá nos dias 1 e 2 de julho deste ano, no Campus X da Universidade do Estado da Bahia, em Teixeira de Freitas, e no período de 3 a 9 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro.

"A Escola também é responsável por preparar a . Todos precisam reconhecer que devemos estar comprometidos com a justiça social e ecológica, cuidando das ruas, das praias, preservando as florestas e animais, conhecer e cuidar das nascentes, enfim, descobrir que todos são responsáveis por preservar a vida da casa comum: Nosso Planeta," afirma a diretora Maria da Glória.

Um comentário:

Mariangela Cardoso disse...

Parabéns aos professores pela dedicação.