sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ABERTA SELEÇÃO PARA O PROGRAMA JOVENS MULTIPLICADORES DE CULTURA


Associação Cultural Atitude Jovem - Tapiramutá

Foi lançado hoje, 26/08, o Edital de Seleção do Programa Jovens Multiplicadores de Cultura do Estado da Bahia, numa parceria entre a Secretaria de Cultura, através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, a Casa Civil e o Fundo Estadual de Combate à Pobreza.  O objetivo é selecionar 440 jovens que participam de Pontos de Cultura do Estado para atuarem como multiplicadores de cultura em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Salvador e/ou na zona rural do estado.

Para participar da seleção, o jovem deve preencher alguns pré-requisitos: ser indicado por um Ponto de Cultura da Bahia; ter entre 16 e 29 anos; possuir renda per capita familiar igual ou inferior à R$ 137,00; e estar inserido no cadastro único para Programas Sociais (CadÚnico). Cada jovem selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$250,00 durante 12 meses.

As inscrições podem ser feitas até 10 de outubro através dos Correios.  Os documentos deverão ser enviados para a Secretaria de Cultura da Bahia no endereço: Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro. CEP 40.020-010 – Salvador, Bahia. Outras informações através dos telefones 71 3603-3444/3413 ou  pelo e-mail : jovens.multiplicadores@cultura.ba.gov.br


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AMANHÃ TEM SIMPÓSIO DE CULTURA POPULAR


Com a ideia de organizar e estruturar a indústria cultural e de entretenimento da capital e do Recôncavo baiano, através de uma metodologia participativa atraindo pessoas e grupos interessados em aprofundar seus conhecimentos na cultura local, acontece o XI Simpósio Encontro com a Cultura Popular: A memória não pode falhar. O evento é promovido pelo Núcleo de Cultura Popular da Bahia e acontece no dia 26 de agosto, a partir das 9h, no auditório do Sebrae.

Realizado desde 2000, através do Núcleo de Cultura Popular da Bahia e do Centro de Estudos Miguel Santana, o simpósio conta com a participação de capoeiristas, cordelistas, sambistas, intelectuais, entre outras lideranças do meio artístico e da comunidade. O tema deste ano inspirou-se na grande expressão de Jorge Amado, “O mais importante na Bahia é o povo”, e vai prestar homenagens aos principais representantes dos seguimentos culturais de Salvador e do Recôncavo.

O evento contará com a palestra de abertura da diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, Arany Santana. O Centro é um órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, voltado para apoiar e preservar culturas populares e de identidade. Na sequência, mesa redonda com o tema “Memória Viva: Construindo cidadania”, com a presença de Consuelo Pondé do Sena do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; do professor Jaime Nascimento; da escritora Isa Maria de Souza Silva da Fundação Gregório de Matos; da professora Celeste Bispo coordenadora do Grupo Cultural Aruá do Garcia, além do supervisor José Élio Souza, representante do Sebrae.

Nesta edição, o simpósio está voltado para o trabalho do Centro de Culturas Populares e Identitárias, inaugurado este ano pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim. “A criação do Centro de Culturas Populares e Identitárias é uma iniciativa muito oportuna. Cria uma nova perspectiva, levanta o nível das manifestações culturais, ainda mais sob a liderança da professora Arany Santana que é uma pessoa experiente no meio cultural”, ressalta o coordenador do evento, Marcos Santana.

Durante o encerramento, o simpósio irá contar com a apresentação do Coral Sebrae Bahia, sob regência do maestro Dilton César, do Grupo Cultural Quilombo Clementina de Jesus e representantes do grupo Aruá do Garcia.

Serviço

O quê: XI Simpósio Encontros com a Cultura Popular: A memória não pode falhar
Quando: 26 de agosto (sábado), à partir das 9h
Onde: Auditório do Sebrae – Rua Horácio César, n°64, Aflitos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONVITES: Seminário, Curso, Palestra, Exposição, Lançamento de Livro e Peça Teatral







I SEMINÁRIO BAIANO DE CRÍTICA CULTURAL



Para promover a formação na área, incentivar o posicionamento crítico de pensadores da cultura e estimular a participação da população no Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural, o I Seminário Baiano de Crítica Cultural reúne profissionais de grande experiência na área de crítica cultural e crítica específica nas linguagens artísticas.

O evento se realiza de 19 a 23 de setembro, na Sala Walter da Silveira (Barris), aberto ao público, com entrada franca (até lotação da sala, 200 lugares).

A programação se inicia com a palestra “Perspectiva teórica e histórica da crítica cultural no Brasil”, ministrada por Antônio Marcos Pereira (19/9, segunda, 18h30 às 21h30). No dia seguinte (20/9, terça, 18h30 às 21h30), José Miguel Wisnik fala do “Panorama atual da crítica no Brasil e os seus desafios”. Na tarde de quarta-feira (21/9, 14h00 às 18h00), começam as falas específicas de linguagens: “A crítica teatral na Bahia”, com Gideon Rosa; “A crítica musical na Bahia”, com Chico Castro Jr; e “A crítica literária na Bahia”, com Milena Britto. Na quinta-feira (22/9, 18h30 às 21h30), o foco em linguagens continua com “A crítica cinematográfica na Bahia”, com Adalberto Meireles; “A crítica em artes visuais na Bahia”, com Alejandra Muñoz; e “A crítica em dança na Bahia”, com Eduardo A. Rosa Santana. Encerrando as atividades, na sexta-feira, 23/9, das 18h30 às 21h30, Ruy Gardnier conduz as “Oficinas práticas de crítica cultural”.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

CICLO DE DEBATES NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS


Professor Araken Vaz Galvão

A ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS dará início nesta sexta-feira, dia 26, ao Ciclo de Debates Acadêmicos. O Ciclo é o pontapé inicial para o Encontro de Academias que irá ocorrer em março de 2012 e faz parte também das comemorações do Agosto de Jorge Amado, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus. “A participação é livre. Professores, estudantes, acadêmicos, historiadores, agentes culturais. Todos são nossos convidados!” – Afirma o Professor Arléo Barbosa, presidente da Academia.

O convidado especial do Ciclo é o escritor e historiador Araken Vaz Galvão, formado pela Faculdad de Humanidades y Ciências, Universidad de La República Oriental Del Uruguay. Em Montevidéu, Uruguai, trabalhou como jornalista free, em alguns jornais daquela capital. Passou pela Argentina, Paraguai e Bolívia, tendo residido no Peru, onde realizou quatro filmes de curta-metragem e um longa-metragem, Yawar Mayu – primeiro filme brasileiro falado em espanhol e com elenco e artistas dos dois países. Residiu no Equador – Guayaquil e Quito – onde trabalhou na Televisão.
É membro titular do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Academia de Letras do Recôncavo (Bahia) ALER, Vice-Presidente da Academia Valenciana de Educadores, Letras e Artes, AVELA e Presidente do Fórum das Academias de Letras da Bahia. Foi agraciado com o título de professor honoris causa, por notório saber, pela Faculdade de Ciências Educacionais – FACE, BA. Participou do Encontro Internacional de Escritores, em Tarija, Bolívia, em 2010, passando a ser Embaixador da Cultura.
No ano de 2004 ganhou o prêmio principal do concurso do Banco Real “Talentos da Maturidade, com o conto “Os Mortos”. É autor de vários livros, entre eles:  Todas as Estações – antologia de contos; Crônica de uma Família Sertaneja; Valenciando – antologia, organizador; Pargo e outras historias; Saga de um Menino do Sertão; Acalanto Tardio – Infanto-juvenil; Crônicas das Prisões e do Exílio – Memórias; Crônicas – crônicas; Saga Sertaneja (III Tomo da trilogia sertaneja) (III Tomo da trilogia sertaneja); O Sargento na História do Brasil – memórias/ensaios; Pequena História do Cinema – Um Novo Olhar – ensaio; Sobre o Realismo, mágico, fantástico ou real maravilhoso – ensaio; Trilogia “Memorial da Angústia; Quem Matou a Garota do Outdoor – Policial; O Crime das Ligas – Policial;  Morte ao Entardecer – Policial.
A novela policial “Quem Matou a Garota do Outdoor” foi adaptada para cinema por Carlos Alberto Nascimbeni, da Panambi Arte e Comunicação Ltda., São Paulo, SP, com produção prevista para 2010.
Atualmente escreve o livro O Tupi Nosso de Cada Dia, coleção de artigos de cunho antropológico e trabalha no projeto que visa a criação de uma Fundação particular onde colocará seu acervo de quase 2.000 livros, quatro mil recortes de jornais, sobre os mais variados temas.

QUANDO? Dia 26 de Agosto (sexta-feira)
LOCAL? ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS
HORÁRIO?  19H00
ENTRADA? Gratuita (Sujeito a lotação do espaço)

Informações: 73.3084.0302 (Eliene)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ÚLTIMAS CULTURAIS DO CREPÚSCULO

Tocador de Gaita do Terno de Reis de Itapé/Foto Julay

Sandra Ramalho é a  mais nova presidenta da FICC - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. Ela terá um grande desafio pela frente: colocar a Cultura de Itabuna também nas discussões das Conferências Municipais e Territoriais.

Forteatro-Sul finalizou sua primeira etapa no Território Litoral Sul. O Projeto de Formação em Teatro que compreende as oficinas de Cenografia, Iluminação, Música de Cena, Maquiagem, Interpretação, Produção Cultural e Gestão de Grupos, realizou suas ações nas cidades de Ilhéus, Una, Buerarema, Arataca, Camacan, Jussari e Itapé.

Depois da apresentação do espetáculo "Dona Flor e Seus Dois Maridos", com elenco global, Ilhéus volta a ser passagem obrigatória de peças de sucesso do Sul do País. Cinco novas produções pisarão o palco do Teatro Municipal nos próximos meses.  

Hoje tem início as Conferências Municipais de Cultura do Território Litoral Sul, na cidade de Floresta Azul. Na sequência, Ubaitaba, Itapé e Uruçuca. A participação de todos é muito importante. Juntos podemos construir políticas de Estado para nossas cidades.


Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura irão se reunir em IPIRÁ, nos dias 11, 12 e 13 de setembro. A presidenta Normelita está convocando todos os gestores culturais para participar. Garantida a presença de Roberto Peixe (MinC) e do Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.

Ilhéus sediará a Conferência Territorial de Cultura, nos dias 16 e 17 de outubro. Ela irá ocorrer no Teatro Municipal de Ilhéus.

Está acontecendo hoje o Cultura Ponto a Ponto, promovido pela Filarmônica 2 de Janeiro, de Canavieiras, Fundação Movimento Canto de Corais, de Itapetinga e outros grupos culturais, na cidade de Canavieiras, sob a coordenação de Eunice e Áurea, com várias apresentações artísticas.

ILHÉUS IRÁ SEDIAR FUNCEB ITINERANTE



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), reúne seus dirigentes para visitar cidades dos macroterritórios de identidade baianos, numa efetiva ação para levar a gestão estatal da Cultura para os municípios do interior. O projeto FUNCEB ITINERANTE realiza Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes, promovendo um diálogo entre poder público e sociedade civil. A viagem se inicia em 24 de agosto e segue por onze dias, até o retorno a Salvador em 4 de setembro, passando por Alagoinhas (24/8), Senhor do Bonfim (26/8), Itaberaba (28/8), Barreiras (30/8), Vitória da Conquista (1/9) e Ilhéus (3/9).

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas da FUNCEB, das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música, Teatro e da assessoria de Artes Circenses, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA. Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público e acontecem das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno.

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros vão debater políticas culturais como o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura. A pretensão é de estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia, mobilizando-os também para a participação nasConferências Setoriais de Cultura, que serão realizadas pela FUNCEB e SecultBA, no dia 5 de novembro, em Salvador.

O FUNCEB ITINERANTE é mais um passo para o estabelecimento de um projeto sólido para as políticas públicas do setor cultural na Bahia, ampliando o olhar para as realidades de todo o território baiano e fortalecendo o diálogo com artistas, produtores culturais, técnicos das artes, gestores públicos e cidadãos. A ação reflete os investimentos da FUNCEB para institucionalizar um modelo de gestão que reflita os princípios de uma cultura cidadã, democrática e diversa.

FUNCEB ITINERANTE
24/8 (quarta-feira): Alagoinhas
Centro Cultural de Alagoinhas – (75) 3421-5608
26/8 (sexta-feira): Senhor do Bonfim
Escola Estadual Senhor do Bonfim – (74) 3541-3570
28/8 (domingo): Itaberaba
Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães – (75) 3251-4066
30/8 (terça-feira): Barreiras
Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho – (77) 3613-9770
1/9 (quinta-feira): Vitória da Conquista
Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima – (77) 3424-4725
3/9 (sábado): Ilhéus
Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavine – (73) 3634-0034
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Aberto ao público