quinta-feira, 20 de novembro de 2014

EM 2015 A GENTE COMEÇA COM TUDO! FIQUE ATENTO: CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E INTERPRETAÇÃO TEATRAL


Em janeiro, a Comunidade Tia Marita vai oferecer duas oficinas importantes: Elaboração de Projetos e Interpretação Teatral. Fiquem atentos que até o final deste mês estaremos publicando o dia de abertura das inscrições.

O curso de Elaboração de Projetos será destinado à agentes culturais e pessoas interessadas na captação de recursos para projetos sociais e culturais. O curso de interpretação teatral terá como público alvo jovens e adolescentes.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PARTIDA, MAIS NOVO ESPETÁCULO DO GRUPO TEATRO TOTAL, ESTREIA NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS



Estreiou no último fim-de-semana o mais novo espetáculo do Grupo Teatro Total. 

Situações banais, frases feitas, gestual cômico, construções verbais sem sentido, gestual mecânico repetido incessantemente caracterizam o teatro do absurdo. Tais características são apresentadas nesta montagem de “Partida”, seja no caráter enigmático e tenso das ações e falas dos personagens, seja no soterramento físico e existencial do personagem protagonista Vinicius. Com dramaturgia e direção de Pawlo Cidade "Partida" apresenta a loucura a partir de um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão. É um espetáculo que prima pela interpretação, pelo jogo cênico, pela simbiose existente entre mãe e filho, pai e nora, vida e morte. "Montar “Partida” é a tentativa de conduzir o grupo Teatro Total a experimentação do novo, buscando a criação de outros universos cênicos, estranhos e, ao mesmo tempo, presentes e assemelhados ao universo cotidiano," assegura o diretor.

Cláudia Silva e Beto Santana

“Partida” traz à reflexão para dentro do sujeito-ator, a loucura de cada um, possuidor de uma lógica própria. É a tentativa de discutir a loucura como necessária à dimensão humana. Afinal, é humano “quem possui a virtualidade da loucura, pois a razão humana só se realiza através dela.” (Hegel). Os delírios paranoides do protagonista apresentam-se como sintomas positivos em meio às alucinações momentâneas e o comportamento agressivo.

No elenco: Aline Hafner (Stephany), Beto Santana (Vinicius), Andréa Bandeira (Helena), Cláudia Silva (Isabela), Lenoly Vilasboas (Clara), Roma Góes (Iago) e Val Cacau (Samael). A iluminação é de Du Moura; trilha sonora, figurino e cenários são criações coletivas do grupo. Fotografia de Ruy Penalva e produção executiva de Pawlo Cidade.

"Partida" é uma produção independente da Comunidade Tia Marita. O espetáculo estará em cartaz nos dias 21 e 22 de novembro, em dois horários: 19h00 e 20h30. Os ingressos custam R$ 20,00. E o cenário escolhido para apresentação é a Academia de Letras de Ilhéus.

 

CINE LITERATURA CASA ABERTA


No dias 20 e 21 de novembro, em comemoração à Consciência Negra, o Cine Literatura Casa Aberta exibirá dois filmes que retratam as culturas afro-brasileira: Jubiabá, de Nelson Pereira dos Santos (1986) e Atabaque Nzinga, de Octávio Bezerra (2007).

Pelas manhãs às 09h e tardes às 14h também haverá contação de histórias da literatura afro nacional e bate-papo após a exibição dos filmes sobre os conteúdos e contextos exibidos. Convidamos a todos os interessados, estudantes, professores, artistas e demais amigos para participarem das atividades.

Os encontros acontecerão no espaço da Associação Filtro dos Sonhos, na Praça do Cadete, nº 06, Outeiro de São Sebastião, Ilhéus Bahia.


O Cine Literatura Casa Aberta é realizado pela Associação Filtro dos Sonhos e foi contemplado no Edital de Seleção Pública: Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leituras, da Fundação Biblioteca Nacional e Sistema de Bibliotecas Publicas, vinculadas ao Ministério da Cultura. Ainda conta com o apoio cultural da Secretaria de Cultura de Ilhéus, do Instituto Cabruca, da Cicon, da Trapos e Panos, da Papirus e ACEAI. 

Fonte: Ascom/Fabrício Persa.