domingo, 18 de dezembro de 2016

GESTÃO, CONSELHO E COMUNIDADE CULTURAL

Imagem meramente ilustrativa

Em que situação se encontra a institucionalização da cultura no Município de Ilhéus? Quais foram as principais reivindicações do Conselho Municipal de Cultura em suas duas gestões? Quais os projetos estruturantes que foram desenvolvidos pela Secretaria de Cultura do Município? Qual foi o conceito de Cultura adotado pelo secretário da pasta ao longo deste quadriênio? Quais foram os recursos acumulados pelo Fundo Municipal de Cultura? Onde foram usados estes recursos? De que forma foram usados? O que pensa alguns produtores culturais sobre a política cultural adotada no Município? O que está travado? O que precisa avançar?  O Plano Municipal de Cultura dialoga com a classe artística? Como estão organizados os fazedores de Cultura de Ilhéus?

Estes e outros questionamentos pretendemos responder no Diagnóstico sobre a Cultura do Município de Ilhéus que deverá ser disponibilizado até final de janeiro. Nele serão apresentados os números da cultura em Ilhéus e sugestões pragmáticas para curto, médio e longo prazo para a próxima gestão. O trabalho será feito em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, organizações da sociedade civil e artistas independentes preocupados com a gestão cultural.

Política pública de cultura é "resultado de um conjunto de acordos sociais e políticos sobre os objetivos e necessidades que deve atender". O tratamento político que o governo dá à Cultura resulta do debate público sobre o sentido da ação do Município.