sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cultura Afrodescendente



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai lançar editais com a temática afrodescendente condicionando a produção e criação a produtores e criadores negros.

Com isso, a ministra quer estabelecer novo paradigma em que a cultura, em todas as linguagens apoiadas pelo Ministério da Cultura (MinC), tenha protagonismo dos negros, de fato.

“É uma justa reivindicação da comunidade negra”, diz a ministra, que, segunda-feira, em São Paulo, ouviu, entre as manifestações dos produtores da cultura digital, o desabafo de que a cultura negra é apoiada pelo MinC, mas não é realizada por produtores e criadores negros.

Hoje, em reunião em seu gabinete, com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, a ministra Marta aprofundou a questão. E determinou aos presidentes da Funarte, Antonio Grassi, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, e à secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, que apresentem, até a semana que vem, editais a serem lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Numa ação conjunta da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e FBN, serão mapeados os pontos de cultura que podem ter por foco a literatura negra. A FBN também vai fazer uma pesquisa sobre hábitos de leitura da população negra.

Lançamento

A ministra Marta Suplicy também falou, hoje, com o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, para tratar das atividades de lançamento dos editais e da comemoração do Dia da Consciência Negra, em São Paulo – onde o 20 de novembro se tornou feriado a partir da sanção de projeto de lei da então prefeita Marta Suplicy.

Na conversa com Emanoel Araújo, a ministra pontuou que as atividades precisam sair do museu e ganhar o espaço do Parque do Ibirapuera. Têm de ganhar visibilidade. Para a ministra, é essencial ao país valorizar a cultura negra e dar real oportunidade à comunidade negra de apresentá-la à sociedade, ao Brasil e ao mundo. “Com muita honra, vamos lançar os editais, e apoiar e incentivar a produção da cultura negra por quem é negro”, disse a ministra.

(Ascom/Minc)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS SAI DA CASA DOS ARTISTAS E ASSUME BIBLIOTECA PÚBLICA ADONIAS FILHO

Não há dúvidas que o trabalho do Teatro Popular de Ilhéus, sob a batuta do dramaturgo Romualdo Lisboa é de tirar o chapéu. Foram mais de dez espetáculos, muitos premiados e  apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado e por outras empresas do setor privado  que sempre acreditaram no profissionalismo da equipe. Entretanto, vencendo o prazo do comodato, depois de dez anos, o TPI deixa a administração da Casa dos Artistas. É uma pena, já que o ponto é referência da arte e da cultura ilheense.

Todavia, em meio a tristeza, uma outra notícia surpreende e encanta os artistas do TPI quando o prefeito Newton Lima, num gesto de nobreza e sensibilidade assina uma concessão de uso por vinte anos do espaço da Biblioteca Pública Adonias Filho para as atividades teatrais do TPI. Em contrapartida o grupo irá manter funcionando a biblioteca, cuidando e renovando seu acervo para melhor atender à comunidade estudantil e seus pesquisadores.

Parcerias como esta são comuns em todo o Brasil, sobretudo em Fortaleza, com o CUCA - Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, criado pelo Governo do Ceará e administrado por uma Oscip. A presença do TPI na Biblioteca irá fortalecer o espaço e dinamizá-lo com mil e uma atividades culturais que só o Teatro Popular de Ilhéus sabe fazer. Parabéns Romualdo, Bruno, Tânia, Eli, Ed, Geisa, Cabeça, Guilerme, Gilton, Azulão, etc, etc, etc.

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CURSO DE TEATRO PRIORIZA RELAÇÃO ATOR-PLATEIA, LÓGICA E CONTINUIDADE


Pawlo passando orientações

O Curso de Teatro que é realizado anualmente pela Fundação Cultural de Ilhéus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação finaliza suas atividades em novembro. Para o professor e coordenador do Curso, Pawlo Cidade, o Teatro continua sendo a arte mais procurada pelos jovens entre 12 e 25 anos. É preciso ampliar a oferta já que as vagas são limitadas para o curso.

As aulas acontecem no Teatro Municipal de Ilhéus e no auditório Fernando Leite Mendes, sempre às segundas-feiras, das 19h00 às 21h00, no período de março a dezembro. No final, são oitenta horas de curso e quinze alunos concluintes.

A turma ensaiando
“Há estudantes de teatro que estão comigo há três anos. Procuro trabalhar a interpretação do ponto de vista do ator. Ele, somente ele, é capaz de criar uma relação íntima com a plateia. Um ator deve conhecer a natureza dos sentimentos, sua lógica e continuidade. Todos momentos, todas as ações têm uma justificativa interior”, enfatiza Cidade. Neste ano, como os anos anteriores, o encerramento se dará com uma montagem. Após experimentar alguns textos, decidiu-se pela apresentação do espetáculo “De Cabo a Rabo ou Como as Lavadeiras contaram a história dos Ilhéus”, inspirado em textos de Jorge Amado, Sosígenes Costa e Hélio Pólvora. A concepção e dramaturgia são do próprio Pawlo.

O Curso de Teatro foi criado em 2006, possui um blog: www.teatrototalilheus.blogspot.com onde são relatadas todas as atividades da turma 2012. Após a apresentação do espetáculo, os alunos receberão o certificado de conclusão. O encerramento está marcado para 26 de novembro. A entrada será franca.

Fonte: ASCOM/Tia Marita
Fotos: Paulo Costa.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ano do Brasil em Portugal: circo, dança e teatro Propostas para 2013 podem ser encaminhadas ao Comissariado-Geral do programa



A Fundação Nacional de Artes – Funarte informa a todos os interessados em participar da programação do Ano do Brasil em Portugal – com trabalhos das áreas de Circo, Dança e Teatro, em 2013, que as propostas deverão ser encaminhadas ao Comissariado-Geral do programa.
Mais informações podem ser obtidas através do site do Ano do Brasil em Portugal, no seguinte endereço:

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VIOLA E CANSADO: A SEMANA DA CRIANÇA NÃO SERÁ MAIS A MESMA


Pawlo Cidade e Ruy Penalva resolveram fazer a festa no mês de outubro. Eles estão preparando uma performance interpretando os palhaços Viola (Ruy) e Cansado (Cidade). O primeiro faz um palhaço alegre, cantador, que faz música com tudo que vê. E o segundo sempre arranja uma desculpa para escapar das armações de Viola. Com direção de Pawlo Cidade e texto da dupla, a performance deve ficar pronta no dia 10 de outubro. Foto de Tacila Mendes.