quarta-feira, 28 de maio de 2025

BAHIA REFORÇA COMBATE À FOME COM NOVO EDITAL DE R$ 38 MILHÕES PARA COZINHAS COMUNITÁRIAS



“Estamos entregando alimento para 50 mil pessoas por dia. São refeições de qualidade, preparadas por organizações sociais em 250 cozinhas implantadas em 222 municípios. 


Representantes de organizações da sociedade civil, governos, parlamentares e da iniciativa privada reuniram-se nesta quarta-feira (28), no Centro de Convenções de Feira de Santana, para o 3º Seminário Estadual do Bahia Sem Fome com as Cozinhas Comunitárias e Solidárias – “Comida no Prato Alimentando Vidas”. O evento integra os esforços do Governo do Estado da Bahia para fortalecer o sistema alimentar e nutricional, além de dar visibilidade ao impacto das ações do programa Comida no Prato, que já distribuiu mais de 1,5 milhão de refeições.

Durante o seminário, foi anunciado um novo edital do Comida no Prato, no valor de R$ 38 milhões, destinado à ampliação e estruturação de cozinhas comunitárias e solidárias em toda a Bahia. A iniciativa será executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do programa Bahia Sem Fome, representando mais um avanço no fortalecimento da segurança alimentar, com foco na valorização da agricultura familiar e no atendimento direto às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Estamos entregando alimento para 50 mil pessoas por dia. São refeições de qualidade, preparadas por organizações sociais em 250 cozinhas implantadas em 222 municípios. A CAR está nesse processo como elo entre quem produz alimento saudável e quem o prepara para quem mais precisa. A ideia aqui é combater a fome com participação ativa da agricultura familiar”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Além do novo edital, foram anunciados 160 kits para cozinhas comunitárias, aditivos nos contratos do edital anterior (04/2023), aquisição de equipamentos para creches e cozinhas, além da formalização com organizações sociais comunitárias já selecionadas.

O evento, que segue até esta quinta-feira (29), também promove oficinas, painéis e intercâmbio de experiências entre representantes das cozinhas e gestores públicos, fortalecendo o diálogo e a capacitação para a execução dos termos de colaboração.

“Esse seminário é uma prioridade deste governo. Já chegamos a mais de 1 milhão de pessoas e seguimos firmes na justiça alimentar. Cesta básica é direito”, afirmou o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.

A ação tem transformado a realidade de milhares de famílias em todo o estado. É o caso de Ana Paula de Jesus Cordeiro, beneficiária do programa em Feira de Santana, vinculada à Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia ( Cooprede ): “Sou mãe de quatro filhos, e essa ação chegou num momento muito importante. Estava desempregada, grávida e sem perspectiva. O programa veio trazer esperança e garantir pelo menos uma refeição por dia para minha família.”


Ascom CAR/Foto: Karoline Meira / CAR

terça-feira, 27 de maio de 2025

MOSTRA SUBÚRBIO EM FRAGMENTOS CELEBRA TRAJETÓRIA EM PROJETO DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DO SUBÚRBIO



Um resgate visual e simbólico de memórias através da comunicação. Esse é um dos objetivos da Mostra Subúrbio em Fragmentos, realizada pela CIPÓ – Comunicação Interativa, através da Agência de Comunicação do Subúrbio. O evento apresenta o resultado do processo formativo realizado com jovens residentes do Subúrbio Ferroviário. A mostra acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de maio, às 14h, na Associação de Moradores de Plataforma – AMPLA, aberto ao público.

A mostra apresenta à comunidade os trabalhos desenvolvidos por jovens participantes das oficinas de Audiovisual, Fotografia, Design e Redes Sociais. Todo ambiente da mostra traz um conjunto de registros que propõe a valorização da cultura local, a memória comunitária e a expressão juvenil, estimulando a comunicação como ferramenta de transformação.


Os trabalhos apresentados trazem também como era o processo de comunicação de outras épocas, quando os rádios de botão, as fitas cassetes, TV 's de tubo e câmeras analógicas eram ferramentas de expressão. A ideia é misturar passado e presente para destacar como as juventudes na atualidade se apropriam das tecnologias da comunicação para contar suas histórias, ressignificando o tempo com os aparelhos que estão na palma da mão, como smartphones e outros eletrônicos portáteis. 


A programação da mostra conta com ambientes diversos, palco cultural, microfone aberto, apresentações artísticas locais, salas de exposição das fotografias produzidas pelos jovens sobre o cotidiano e identidades locais, tenda de som, exibição de cards criados através da oficina Design Digital, exibição de curtas e depoimentos dos jovens, educadores e facilitadores das oficinas, além do lançamento dos documentários: “12 de outubro” e “Curta a Vida”. 


Agência de Comunicação do Subúrbio - Projeto realizado pela CIPÓ - Comunicação Interativa por meio de financiamento do Fundo Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - FéCriança, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CECA, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Governo do Estado da Bahia. 


Serviço:

O que: Mostra Subúrbio em Fragmentos 

Quando: 28 de maio – 14h 

Onde: Associação dos Moradores de Plataforma – AMPLA – Praça São Brás.

Aberto ao Público


 Contato para entrevista Emilae Sena, educadora do projeto whatsap 71 99395-3390.

Área de Comunicação e Ação Política
CIPÓ - Comunicação Interativa
(71) 3506-9482 (fixo e whatsapp)