sexta-feira, 11 de maio de 2012

“CAPITÃES DO MORRO” TERÁ ENSAIOS ABERTOS EM TRÊS PRAÇAS DE ILHÉUS


Ruy Penalva/Foto: Tacila Mendes
Três praças de Ilhéus serão palco de ensaios abertos da peça “Capitães do Morro”, de direção e dramaturgia de Pawlo Cidade: a praça Pedro Mattos (do Teatro), dia 15; a praça da Urbis, dia 16 e a praça  Castro Alves, dia 17, sempre às 20 horas.

Com essa ação, o diretor pretende mostrar um pouco do que vai acontecer no palco do Teatro Municipal de Ilhéus na estréia da peça, dia 15 de junho. Além disso, a peça traz a temática referente a drogas, juventude e escolha, levando o público à reflexão desde a primeira cena. Depois das apresentações para o público em geral, a produção do espetáculo promoverá quatro dias para o Projeto Escola no Teatro.

“Capitães do Morro” contará a história de Binho, um morador da Comunidade do Morro que, após ter a mãe assassinada, se envolve no crime. O drama urbano se passa em um ambiente dominado pelo tráfico de drogas, sob o comando do traficante Cabeção. Surpreendentemente, a peça terá três finais diferentes. O público poderá assistir ao espetáculo três vezes e decidir o melhor final.

Esta é a trigésima montagem do diretor Pawlo Cidade. O elenco é composto por 14 atores: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Roma Góis, Maurício Lima, Beto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Kau, Hilton Divino, Jorge Hatus, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina.
O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia. Tem como parceiros O Grupo Teatro Total, a Comunidade Tia Marita, a Imapel, Fundação Cultural de Ilhéus e Sindicato dos Bancários de Ilhéus. Para acompanhar a trajetória de produção da peça, acesse: www.capitaesdomorro.blogspot.com ou pelo Facebook: www.facebook.com/CapitaesDoMorro.

Tacila Mendes
Comunicóloga - DRT 6795

quinta-feira, 10 de maio de 2012

LANÇAMENTOS DE LIVROS


AMANHÃ É O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA NA TRILHA DAS ARTES



As inscrições do Programa Na Trilha das Artes vão até amanhã. Ao todo, serão oferecidas 500 vagas para as cidades de Salvador (200 vagas), Feira de Santana (40), Valença (20), Jequié (40), Vitória da Conquista (60), Porto Seguro (60), Itabuna (60) e Ilhéus (20).

Serão oferecidos cursos nas seguintes áreas: Agente da Cultura e Animador Cultural, Culturas Digitais e Mobilização de Redes Sociais, Introdução as Técnicas de Palco, Introdução a Produção Cultural, Costura Cênica, Estamparia de Tecidos: Técnicas de Silk – Screen e Design Gráfico, Introdução ao Vídeo, Introdução a Fotografia e Cenotécnica.  Todos com duração de 400 horas/aula.

No interior, elas podem ser efetuadas nas sedes do Sinebahia (localizadas nos SACs). As aulas estão previstas para começarem na segunda quinzena de maio. Podem participar jovens em situação de de desemprego involuntário, na faixa etária entre 16 e 29 anos, que atendam aos seguintes requisitos:

• de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;
• estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

ENCONTROS SETORIAIS DAS ARTES


Os Encontros Setoriais das Artes, promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), estabelecem o necessário diálogo entre poder público e sociedade civil, sendo tomados como referência para a condução das políticas públicas para as Artes na Bahia. A comunidade artística e a cadeia produtiva vinculadas aos setores de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro são agentes responsáveis por promover este processo de articulação e estão convocados a comparecer às próximas reuniões, que dão continuidade às discussões cabíveis e à construção dos Colegiados Setoriais das Artes.

As sessões vão acontecer no Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador), das 18 às 22 horas, nos dias 16 de maio (quarta-feira), para as áreas de Audiovisual, Circo, Literatura e Teatro, e 17 de maio (quinta-feira), para Artes Visuais, Dança e Música.

Os Encontros Setoriais contam com a presença dos coordenadores das linguagens artísticas e dos membros da Diretoria da FUNCEB, que assumem a função de conduzir estas conjunturas, mas que só se fazem significativos com a adesão da sociedade. Tendo em vista o papel político intrínseco aos que trabalham com Artes e a necessidade de que se apropriem definitivamente dele, os artistas, produtores culturais, professores, pesquisadores, multiplicadores, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas estão convidados.

terça-feira, 8 de maio de 2012

REUNIÃO DO FAEGSUL SERÁ EM ILHÉUS



Caros Agentes Culturais,

Em virtude da logística, a reunião do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - FAEGSUL, não será mais em Camacã e sim em Ilhéus, no auditório Sosígenes Costa da Fundação Cultural de Ilhéus.

Pauta da reunião:

1. Ações Estratégicas para o 2o. semestre
2. Carta de intenções do FAEGSUL
3. Encontro de Conselheiros de Cultura
4. Produções Culturais na região Sul
5. O que ocorrer

O quê? Reunião Mensal do FAEGSUL
Quando? Dia 10 de maio de 2012 (quinta-feira)
Que horas? 09h30 (pontualmente)
Onde? Fundação Cultural de Ilhéus

Pawlo Cidade
Presidente FAEGSUL

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prêmio Casa de Rui Barbosa 2012


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, está promovendo o Concurso de MonografiasPrêmio Casa de Rui Barbosa 2012. A temática é de livre escolha do candidato, devendo ser desenvolvida a partir da utilização dos acervos bibliográficos e arquivísticos da Fundação. O aviso relacionado ao Prêmio foi publicado no Diário Oficial da União de 3 de maio (Seção 3, página 12).

Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios no valor de R$ 9 mil e R$ 6 mil, para primeiro e segundo lugares, respectivamente. Poderão ser indicadas pela comissão julgadora até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque, indicação para publicação e kits com livros da Fundação.

Os trabalhos concorrentes devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa e assinados sob pseudônimo. Os autores poderão participar de forma individual ou em grupo, com apenas uma monografia. Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras, individualmente ou em grupo, com a condição de que comprovem a conclusão em graduação de nivel superior.

Resultado será em outubro

O prazo de inscrição será encerrado no dia 30 de julho de 2012, valendo como comprovação o carimbo dos Correios na data da expedição. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União e estará disponível no site da FCRB a partir do dia 1º de outubro de 2012.

As inscrições podem ser feitas por via postal expressa (Sedex ou similar) e enviadas para o seguinte endereço:

Prêmio Casa de Rui Barbosa
Fundação Casa de Rui Barbosa
Serviço de Arquivo Histórico e Institucional
Rua São Clemente, 134 – Botafogo 22260-000 – Rio de Janeiro RJ
Para mais informações sobre o prêmio:
(21) 3289-4645 ou pesquisa@rb.gov.br


(Texto: Rosiene Assunção, Ascom/MinC)