sábado, 29 de outubro de 2011

MINC LANÇA PROGRAMA USINAS CULTURAIS


O Programa Usinas Culturais, proposto pelo Ministério da Cultura no âmbito do Fórum Direitos e Cidadania da Presidência da República, tem por finalidade a realização de investimentos em infraestrutura e programação cultural em áreas de alta vulnerabilidade social, visando especialmente:
  • o exercício dos direitos;
  • a promoção dos valores da cidadania e da diversidade cultural;
  • o desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa.

O Fórum Direitos e Cidadania tem por objetivo debater, propor e articular ações relacionadas à redução da desigualdade, à valorização da diversidade sociocultural e étnica, à garantia dos direitos humanos e ao fortalecimento dos valores de cidadania e da autonomia das pessoas.

O Programa Usinas Culturais será realizado nos 134 municípios brasileiros e o Distrito Federal com maiores números de homicídios, incluindo as 26 capitais, o Distrito Federal, municípios do entorno e interior do país, com ações voltadas para as seguintes temáticas prioritárias do Fórum:
  • valorização da juventude negra
  • promoção da autonomia das mulheres
  • valor ambiental: educação e reciclagem

No período 2011/2014 está prevista a construção de 201 Usinas Culturais, sendo que nesse primeiro processo de habilitação serão elencadas 135 propostas, atendendo a todos os municípios e o Distrito Federal. O preenchimento da Carta de Habilitação pode ser feito até 14 de novembro de 2011. 

Na fase do Processo de Habilitação, as dúvidas poderão ser esclarecidas pelo email:
Para os trabalhos de adequação, aquisição e mobilização, o endereço é:
Para as ações de usinagem, enviar mensagem para:



FONTE: http://www.cultura.gov.br/site/2011/10/25/usinas-culturais-2/ 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TEATRO E LEITURA NA RUA DO LAZER EM FLORESTA AZUL

Grupo de Teatro local
Realizado pela prefeitura de Floresta Azul, em parceria com a secretaria municipal da educação, cultura, desportos e lazer e secretaria da assistência social, priorizando as crianças e adolescentes das escolas da rede pública e alunos do Peti e Projovem aconteceu a segunda edição do projeto Rua de Lazer, que tem por objetivo desenvolver e estimular valores culturais e artísticos, através do acesso às fontes de cultura e o exercício da cidadania.

O teatro e a inovadora iniciativa da tenda de leitura concorreram para o sucesso do evento que atraiu milhares de crianças adolescentes e jovens, que durante todo o dia transformaram o Jardim Encantado e a avenida principal da cidade, num palco de talentos.

Uma diversificada programação mobilizou dezenas de profissionais da educação e das secretarias de assistência social, saúde e infraestrutura, levando alegria em forma de arte e cultura para um público ávido por conhecimento e entretenimento. Tudo foi cuidadosamente pensado e preparado inclusive a alimentação com o fornecimento de lanches para todos os presentes. Pipoca, picolés, pirulitos, hot-dogs e  outras guloseimas foram distribuídas.

Prefeita Sandra 
A prefeita Sandra agradeceu publicamente a participação de todos, ressaltando o compromisso da secretária da educação Sayonara Cristina e de sua equipe, destacou também a importância da participação da secretária da assistência social Eliana Alcântara e de seus colaboradores, bem como dos profissionais da saúde e da infraestrutura.


GOVERNADOR LANÇA HOJE PLANO ESTADUAL DO LIVRO E LEITURA DA BAHIA


O Governador da Bahia, Jaques Wagner, assina o Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia (PELL-BA) nesta sexta-feira (28/10), na abertura da 10ª edição da Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador.   Elaborado em parceria pelas Secretarias da Educação do Estado e de Cultura do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon, o PELL-BA nasce com duas grandes realizações: formar quatro mil agentes de leitura entre estudantes do ensino médio da rede pública estadual e, também, a formação de 572 jovens agentes de leitura, com ensino médio concluído, na faixa etária entre 18 e 29 anos.

“O Plano Estadual do Livro e Leitura foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao livro, formar mediadores de leitura e fomentar a cadeia econômica do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia estadual, além de contribuir para incentivar os nossos jovens estudantes para o prazer da leitura”, afirma o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. “Acredito que fazer política cultural significa, também, trabalhar em parceria com a questão da Educação e da Comunicação”, afirma o secretário de Cultura Albino Rubim.

O resultado da implantação do Plano vai impactar, também, as escolas. “O PELL-BA terá implicações na organização das bibliotecas escolares, visando focalizar as habilidades de leitura e o respeito ao livro como instrumento cultural”, afirma o assessor especial daSecretaria da Educação, Nildon Pitombo.

O Plano também tem como objetivo estabelecer estratégias permanentes de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura. A iniciativa é resultado de um ano de discussões entre professores, gestores municipais e estaduais e representantes da cadeia produtiva do livro.

As ações, programas e projetos do Plano – cuja gestão será exercida por um conselho deliberativo e uma coordenação executiva – serão implementados de forma a viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência, observadas as condições de acessibilidade. O PELL-BA será coordenado, conjuntamente, pelas Secretarias da Educação e de Cultura e sua implementação se dará em regime de mútua cooperação com a União e com os municípios. 

Fonte: SECULT

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO DO EDITAL TEMPORADA VERÃO CÊNICO

GALPÕES IRÃO FOMENTAR ATIVIDADES CULTURAIS EM ITABUNA

Ari Rodrigues

A INICIATIVA É ÍMPAR. ITABUNA NA VANGUARDA DO FOMENTO 
À ARTE E CULTURA DE BAIRROS E DISTRITOS.

Itabuna dá o pontapé inicial para a construção dos galpões culturais. Ideia encampada pela Associação Amigos da Cultura e do Teatro (ACATE), liderada por diversos agentes culturais do município co-irmão, entre eles Ari Rodrigues, Eva Lima e Marquinhos Nô e abraçada pelo Prefeito Capitão Azevedo.

A ideia do Galpão, além de descentralizar as ações culturais do centro itabunense, é ser um espaço de fomento e fortalecimento das iniciativas culturais de bairros e distritos, a exemplo de Ferradas, sede do primeiro Galpão Cultural, que será construído na casa onde morou Jorge Amado.

“Este projeto é o primeiro de uma série de galpões. O próximo será no bairro Mangabinha e homenageará Alfredo Machado. Há cinco anos estamos lutando por sua implantação. Seu orçamento não é alto e sua manutenção é viável”, afirma o produtor cultural Ari Rodrigues, presidente da ACATE.

Prefeito Azevedo, Eva Lima e Ari/Foto: Marcos Nô

As obras do primeiro Galpão já estão a todo vapor. Em sua inauguração, prevista para 30 de novembro, ocorrerá o XI Mercado Cultural, considerado o maior projeto de exportação da arte brasileira na atualidade e apresentação de duas bandas internacionais, uma da Argélia e outra da Guiana Francesa. Além da abertura da exposição Metamorfoses do Cacau do fotógrafo alemão Joaquim Weber.

HOJE TEM SHOW DE ZÉU BRITO NA CONCHA ACÚSTICA DE ILHÉUS


O irreverente Zéu Britto se apresenta pela primeira vez em Ilhéus, hoje, no encerramento da II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, Musa, na Concha Acústica de Ilhéus. O cantor, que é também ator de TV e cinema e compositor (fez "Soraya Queimada", trilha do filme "Meu tio matou um cara", entre outros sucessos), promete uma noite de muito rock e diversão. 

Na programação também estão confirmadas as apresentações das bandas Manzuá, OQuadro e DJ Danley. O ingresso custa R$ 20,00.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RESULTADO DO PROCULTURA SAI EM NOVEMBRO

Clique na imagem para ver a origem da foto

Segundo Adriana Gusmão, da Coordenação de Teatro da FUNARTE, o resultado final do PROCULTURA sairá no final de novembro. Mais de um ano depois de lançado o Edital em outubro de 2010, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

O resultado dos habilitados foi publicado no mês passado. Os prêmios são para Palcos Musicais Permanentes, Apoio a Festivais e Mostra de Música, Apoio à Banda de Música, Estímulo às Artes Visuais, Circo, Dança e ao Teatro.

Quem quiser conferir a Lista dos Habilitados é só clicar aqui.

ATENÇÃO! VIDEOCONFERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ADIADA

A Videoconferência sobre Prestação de Contas, marcada para amanhã, foi adiada para o dia 03 de novembro, das 14h às 18h. Recebemos este comunicado da Secretaria de Cultura do Estado.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

AINDA DÁ TEMPO DE CONCORRER AOS 111 PONTOS DE LEITURA DO MAIS CULTURA


Foi prorrogado para 18 de novembro de 2011 o prazo de inscrições para o Edital nº 04/2011 – Prêmio Mais Cultura de Ponto de Leitura do Estado da Bahia, divulgado através da Portaria Conjunta SECULT/FPC nº 001, de 19 de setembro de 2011.

Portanto, quem perdeu o prazo na semana passada ainda dá tempo de enviar o projeto. Serão mais 111 pontos de leitura distribuídos por todos os territórios de identidade. Para o Litoral Sul estão destinadas 04 vagas. É claro que, se não houver projetos inscritos em outros territórios, mais vagas serão disponibilizadas.

O que estão esperando? Mãos à obra e Leitura na praça!

Espetáculos de teatro da Bahia podem se candidatar para compor Kit Promocional

O Inspetor Geral/Teatro Popular de Ilhéus

Após lançar edital inédito de difusão teatral – o Temporada Verão Cênico, que inscreve até 27 de outubro e vai selecionar espetáculos de teatro para integrar uma extensa programação a ser realizada entre dezembro deste ano e fevereiro de 2012, na capital e no interior da Bahia –, o Programa de Difusão das Artes Cênicas, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), apresenta uma nova linha de ação. Trata-se do Kit Promocional, que vai reunir informações sobre uma lista de espetáculos baianos no intuito de ampliar a visibilidade destas montagens nacional e internacionalmente. Para tanto, a FUNCEB/SecultBA convoca grupos e produtores para se candidatarem à composição do material.

A candidatura se dá através do preenchimento do formulário disponível aqui e envio do documento para o e-mail diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br até o próximo dia 30 de outubro. É importante que os interessados leiam o aviso de Convocação de Espetáculos para Kit Promocional para instruções e esclarecimentos.

O Kit será formatado em uma pasta, que vai conter fichas individuais de cada projeto integrante, com os dados representativos de cada um deles, também traduzidos para o inglês e o espanhol, acompanhadas de um DVD da peça – em que estarão os arquivos informativos, imagens e vídeos. Com o objetivo de promover o teatro baiano, o material será estrategicamente enviado a curadores, produtores e festivais de artes cênicas.
A primeira edição do Kit Promocional será composta por um total de 30 espetáculos. Destes, 15 serão provenientes do cadastramento agora convocado, após avaliação de três curadores que levarão em conta a aptidão e a relevância das montagens para o desenvolvimento das atividades de difusão. A outra metade provém de uma consulta a instituições de referência na área: Cooperativa Baiana de Teatro, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (SATED-BA) e Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conjunto com a Coordenação de Teatro da FUNCEB – esta etapa do processo está concluída e as peças já contempladas não precisam se reapresentar.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

10º Bienal do Livro começa na próxima sexta


Na próxima sexta-feira (28), ao meio dia, começa a 10º Bienal do Livro da Bahia, o maior evento literário do estado. Até o dia 6 de novembro serão dez dias que agitarão o Centro de Convenções da Bahia. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado por meio das secretarias de Educação, da Fazenda e da Cultura, através da Fundação Pedro Calmon. Um estande, com programações diárias, reunirá os órgãos do governo do estado, incluindo a Empresa Gráfica da Bahia, SEI e as secretárias.

A 10º Bienal do Livro da Bahia tem como tema principal o Centenário de Nascimento do escritor Jorge Amado, que será comemorado em agosto de 2012. Participando das homenagens, a Fundação Pedro Calmon realizará, durante a Bienal, o lançamento da coletânea Jorge Amado de todas as cores, no dia 16, às 16h30, com a presença dos oito autores da obra: Charles Kiefer, Spacca, Lima Trindade, Edilene Dias Matos, João Edson Rufino, Benedito Veiga, Nancy Vieira e Cláudio José M. de Oliveira. Estes escritores participaram, em agosto de 2010, do Seminário Atualidades em Jorge Amado, na Academia de Letras da Bahia, promovido pela Fundação Pedro Calmon para discutir as obras do mais popular escritor baiano.

Entre os 385 expositores – editores, livreiros, distribuidores, veículos de comunicação e instituições do setor - haverá dois importantes espaços para a literatura baiana: um estande institucional do Governo e um estande destinado às editoras locais. Dentro do estande institucional do Governo do Estado, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA desenvolverá atividades que vão desde contação de histórias para o público infantil, sessão de autógrafos com escritores baianos, exposição dos livros publicados pela Fundação e dos livros vencedores dos editais da instituição,diariamente, durante todo o evento. Acompanhe a programação no endereço: http://leituraelivro.blogspot.com/ ou no site da Fundação: www.fpc.ba.gov.br

II Musa começa nesta terça-feira na UESC


A II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, Musa, começa nesta terça-feira (25), na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. O evento acontece até o dia 27 e, durante os três dias, o público poderá apreciar e discutir a linguagem audiovisual, com uma programação que começa às 8h e termina às 22h. A entrada para todas as mostras é gratuita.

A Mostra Musa é o primeiro evento aberto na categoria de audiovisual universitário no sul da Bahia e oferece oportunidade para profissionais da área e demais interessados de participarem de capacitação, aperfeiçoamento, discussões e apreciação de produções de universitários e de realizadores independentes de todo o Brasil. Estarão presentes estudantes, pesquisadores, professores, amadores, realizadores, alunos do ensino fundamental e médio de escolas da cidade e o público geral interessado em audiovisual.

Programação

Em um contexto de crescentes possibilidades para a economia do audiovisual, tornam-se urgentes discussões sobre o assunto. Para isso, no dia 25, à tarde, após a abertura da II Musa, haverá uma mesa redonda com Sofia Federico, da Diretoria de Audiovisual da Bahia, Dimas, e Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. Seguindo a programação, após as Mostras Pixelando e Competitiva, haverá a exibição do filme “Trampolim do forte”, de João Ridrigo Mattos. O diretor estará presente para um bate papo após a sessão, junto com o ator Adailson Santos. Será a primeira exibição do filme nesta região.