sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA PUBLICA MANIFESTO PELA VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA


Um manifesto a favor da cultura negra foi divulgado nesta sexta-feira, 20, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. O texto parabeniza as instituições que fortaleceram a programação deste ano, além de cobrar do poder público um posicionamento de perpetuação das ações de valorização da cultura negra da Bahia. A produção do conteúdo foi aprovada na última quinta-feira, 19, durante a Sessão Plenária na sede do órgão, no Campo Grande.

Batizado de “Manifesto pela valorização da cultura negra, com ou sem crise finaceira”, o texto lembra que o 20 de novembro é uma data de celebração e também de reivindicação. Afinal de contas, estamos na Década Estadual Afrodescendente e muitas lutas ainda estão por vir.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ENCONTRO REÚNE AGENTES DAS POLÍTICAS E DAS GESTÕES CULTURAIS DA BAHIA


Evento congrega fóruns de diversas redes, apresenta atividades de formação e estimula o desenvolvimento da cultura em toda a Bahia

Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2015, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realizará o III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia. O evento acontecerá em Juazeiro (território de identidade Sertão do São Francisco), no Centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural administrado pela SecultBA.

O encontro visa o estimulo a contínua troca de experiências e aprimoramento das gestões e das políticas públicas de cultura em todos os municípios baianos e a constituição dos Sistemas Municipais de Cultura. Além disto, tem a intenção de fortalecer os fóruns já constituídos, estimular o surgimento de novos e ofertar um espaço de formação em política e gestão culturais para todas as redes abrangidas.

A programação do Encontro de Política e Gestão Culturais será composta por painéis, mesas-redondas e fóruns de redes específicas de determinados segmentos culturais. Serão realizados: VII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia; I Fórum de Gestores Sociais; e I Fórum de Espaços Culturais.

Durante o Encontro de Política e Gestão e Culturais acontecerá ainda a posse dos Colegiados de Gestão de Participativa dos Espaços Culturais da SecultBA, para os Colegiados com membros já selecionados e nomeados, conforme previsão da Portaria 338/2014.

A III Encontro de Política e Gestão Culturais é uma realização da SecultBA, com apoio da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA), do Conselho Estadual de Cultura e do Fórum de Legisladores de Cultura da Bahia.

III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia
Quando: Dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2015
Onde: Centro de Cultura João Gilberto - Rua José Petitinga, s/nº, Santo Antonio (Juazeiro – BA)
Mais informações:
Telefone: (71) 3103-3441

18/11/2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com

Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com 

LITERATURA


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCRITA DE VICTOR MASCARENHAS
 por Neila Brasil Bruno¹

Desde que lançou seu primeiro livro, Cafeína, em 2008, Victor Mascarenhas vem criando, com segurança, textos que o colocam em posição de destaque no cenário baiano da literatura. Dono de uma escrita precisa e clara, seu estilo versátil tem conquistado leitores. Um certo Mal-estar é um livro de contos, o quarto publicado por Victor Mascarenhas. O escritor também atua como roteirista e publicitário.
Em Um certo Mal-estar, é possível notar um interessante processo de construção ao considerarmos suas estratégias narrativas: é um livro com treze contos, escritos numa linguagem concisa e objetiva – onde a ficção e o cotidiano estão entrelaçados. Para tanto, o autor apresenta a vida ordinária das personagens em mínimos detalhes. Através de um estilo próprio e enxuto, o leitor é direcionado para histórias de vidas comuns por meio de uma linguagem às vezes coloquial, que se revela inovadora.
Neste post, eu gostaria de tecer algumas reflexões sobre o conto intitulado “ela”, onde o autor cria personagens misteriosas, sobre as quais descreve e insere o que imagina, interessando e envolvendo o leitor. O conto traz a seguinte epígrafe: “O seu amor é uma mentira que a minha vaidade quer (CAZUZA). A citação pode estar ligada ao conflito amoroso vivido pela personagem “Ele”. É interessante pontuar que as personagens não recebem nomes próprios, mas são simplesmente denominadas como “Ele” e “Ela”.
Narra-se no conto um vínculo conflituoso entre um homem e uma mulher. A mulher representada não é uma mulher submissa; ao contrário, trata-se de uma figura feminina extremamente livre em relação aos próprios sentimentos e aos sentimentos do outro. No transcurso da história, o narrador discorre, em minuciosos detalhes, sobre os sentimentos conflituosos e perturbadores da figura masculina em relação a “Ela”: Seria angústia por amá-la? Teria “Ela” olhos de ressaca como a personagem Capitu de Machado de Assis?
Enfim, parte da história acontece num quarto de hotel, em uma cidadezinha, durante uma noite fria. É o cenário favorável para um encontro amoroso. Mas “Ele” parece não se entregar totalmente àquele encontro, pois “Ela” pode ser simplesmente o abismo. No encontro de ambos, “Ele” não saberia definir se sentia tristeza ou felicidade; o fato é que se tornara praticamente um prisioneiro daquela relação. Para definir esse relacionamento conflituoso entre os dois, aproprio-me das palavras do poeta Carlos Drummond Andrade: “Este é o nosso destino: amor sem conta, distribuídos pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão...”
Assim, no conto “Ela”, como em outros contos do autor, é apresentada uma construção narrativa dinâmica e muito criativa, capaz de convidar os leitores para uma reflexão sobre situações do cotidiano que podem acontecer com qualquer indivíduo. Nesse jogo entre ficção e realidade, refaz-se o mundo da vida, permitindo novas perspectivas críticas ao potencial receptor dessas histórias, que, revestidas com um tom crítico e algumas vezes até humorístico, levam o leitor à descoberta do real.
Esse conto pode ser conferido, na íntegra, em Um certo Mal-estar, que será lançado pela Solisluna editora em 19 de novembro, às 18:00, (hoje) pela livraria LDM no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha. Posteriormente, acredito que o livro poderá ser adquirido pelo site da editora, http://www.solislunaeditora.com.br.


REFERÊNCIAS


MASCARENHAS, Victor. Um certo Mal-estar. Lauro de Freitas, BA: Solisluna Editora, 2015.

1. Sobre a autora: Neila Brasil Bruno é Mestre em Letras, professora da Rede Estadual da Bahia, colaboradora da Comunidade Tia Marita e possui várias publicações de artigos na área de Literatura Infantil e Juvenil. Em 2013, publicou pela editora EDITUS – UESC, o livro infantil Maricota e as formigas. Email: neilabbrasil@hotmail.com

terça-feira, 17 de novembro de 2015

CONFIRA HABILITADOS DO EDITAL COMUNICA BRASIL


A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) divulgou nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), o resultado preliminar dos habilitados no processo seletivo de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, Comunica Brasil. 
 
Interessados poderão entrar com pedidos de reconsideração até 18 de novembro. Para isso, deverão preencher o formulário disponível nesta página e enviar ao seguinte e-mail: sav.snc@cultura.gov.br.
 
O edital apoiará a implantação de 18 sistemas audiovisuais, contabilizando 78 equipamentos culturais, divididos da seguinte forma: a) 15 sistemas audiovisuais em municípios da Categoria A (até 50 mil habitantes), formados por quatro unidades Cine Mais Cultura, com antenas parabólicas; e b) três sistemas audiovisuais em municípios da Categoria B (de 50.001 até 200 mil habitantes), com um Núcleo de Produção Digital (NPD), quatro unidades Cine Mais Cultura e um Canal da Cidadania.
 
O valor total investido nele será de R$ 3,8 milhões. Os repasses também contarão com a contrapartida dos municípios, que varia de acordo com a categoria definida por número de habitantes. 
 
Para a seleção das propostas, foram levados em consideração critérios como relevância; gestão; impacto territorial e alcance; transversalidade; desdobramento e sustentabilidade (capacidade de assegurar a continuidade das ações contempladas neste edital).
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura