sexta-feira, 22 de julho de 2016

JUSTIÇA CASSA LIMINAR CONTRA O EDITAL AGITAÇÃO CULTURAL



Projetos que estavam suspensos após mandado de segurança impetrado pelo Sated podem ser retomados

O Tribunal de Justiça cassou a liminar concedida em função do mandado de segurança impetrado pelo Sated - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia – extinguindo o processo contra o Edital Agitação Cultural, do Fundo de Cultura da Bahia, lançado em 2015 pela Secretaria da Cultura (SecultBA). A decisão ocorreu de forma unânime.

A liminar foi concedida após o Sated apresentar queixa alegando falha no Sistema de Informações e Indicadores da Cultura (Siic), meio eletrônico por onde são realizadas as inscrições de projetos para o Fundo de Cultura. No entendimento do TJ, o sindicato não defendia a totalidade dos proponentes, encerrando o processo.

O Edital Agitação Cultural contemplou 110 projetos em 2015, sendo que, destes, 107 já foram quitados. Os três demais, que tiveram que ser reprocessados por problemas técnicos nas propostas, estavam suspensos justamente porque só ficaram aptos após o mandado de segurança ter sido impetrado e, dessa forma, não podiam ser quitados.

O superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, lamentou que a judicialização tenha prejudicado a finalização de projetos importantes, paralisando as atividades de propostas nas cidades de Sobradinho, Juazeiro, Curaçá, Capim Grosso e Salvador. “Em nenhum momento a SecultBA deixou de dialogar com o Conselho Estadual de Cultura, com os colegiados setoriais e a sociedade”. 

quinta-feira, 21 de julho de 2016

COLÉGIO NO PARANÁ FAZ MURO INCRÍVEL EM FORMA DE LIVROS!



Colégio Evangélico Martin Luther, que fica em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, fez uma reforma em seu muro com uma arte repleta de lombadas de livros. A “prateleira” de obras é do artista Alexandre Schwingel, o Trilha, que já tem vários grafites nos muros da cidade.
Entre os títulos que integram a parede estão “A Culpa é das Estrelas?”, de John Green; “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis, e a coletânea “Toda Poesia”, de Paulo Leminski.


“Já temos alguns desenhos nos muros da escola. Desenhamos aquilo que acreditamos e eu, particularmente, acredito que o livro seja um instrumento de crescimento do ser humano”, disse Idelmar Kanitz, diretor do colégio, ao site O Presente.

Veja outras fotos aqui.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA CRIA O PROGRAMA ESCOLAS CULTURAIS


Sandro Magalhães, Superintendende de Territorialização da Cultura será o coordenador do programa


O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal, considerando os Princípios orientadores da Política Estadual de Cultura Lei 12.365/2011- Lei Orgânica da Cultura da Bahia; a Lei 13.193/2011 - Plano Estadual de Cultura da Bahia e os termos do Protocolo de Intenções celebrado entre a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, publicado no DOE de 21 de maio de 2016, instituiu no último dia 14 de julho o Programa Escolas Culturais, através da Portaria nº 115/2016,  em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), por meio  do Programa Educar para Transformar;  da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio do  Pacto pela Vida; da Casa Civil, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP).

O Programa Escolas Culturais  é um programa de convivência e assistência  cultural e educativa à comunidade escolar que tem como objetivo geral dinamizar as escolas públicas, especialmente dos municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM),  municípios com menos de 20.000 habitantes e outros com maiores índices de vulnerabilidade social, por meio do fomento a uma programação cultural local, incluindo formação, música, artes, cinema e demais linguagens artísticas.

O Programa Escolas Culturais será gerido por GT específico e coordenado, no âmbito das Unidades Escolares, pelos Núcleos de Cultura e Arte, constituídos por um Professor da referida Unidade Escolar, um Representante Territorial da Cultura da SECULT   e um estudante Líder de Classe.

Fonte: CEC/Ascom