sábado, 22 de fevereiro de 2014

ACADEMIA DE LETRAS E COMUNIDADE TIA MARITA PROMOVEM FESTIVAL DE POESIA FALADA


CASTRO ALVES SERÁ O GRANDE HOMENAGEADO

Podem participar estudantes de todas as redes de ensino do fundamental ao superior

O I Festival de Poesia Falada da Academia de Letras de Ilhéus, em parceria com a Associação Comunidade Tia Marita, abre suas inscrições no dia 01 de março com o objetivo de abrir espaço para o estudante de Ilhéus mostrar seu talento e conhecer mais a obra do poeta Castro Alves, lendo, declamando sua poesia, seja através do teatro, da música, leitura dramática, jogral ou outro meio artístico que possa apresentar a poesia de Castro Alves. Cada estudante poderá inscrever apenas 1 (uma) poesia do poeta Castro Alves em meio digital ou físico. O mesmo estudante que inscrever deverá ser o mesmo que irá recitar a poesia. Na inscrição o concorrente deverá indicar a forma com a qual declamará a poesia. Cada poesia falada deverá ter o mínimo de 3 minutos e o máximo de sete minutos. Serão classificados 15 estudantes para declamação no dia 14 de março – Dia Nacional da Poesia e do nascimento do poeta Castro Alves, às 17h na Praça Castro Alves, Avenida Soares Lopes, Centro.

As inscrições estarão abertas de 01 a 10 de março de 2014. Os envelopes fechados, acompanhados de CD ou DVD e ficha de inscrição com todas as informações devem ser entregues ao Festival de Poesia Falada da Academia de Letras de Ilhéus, sito à rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro, das 14 às 17h30.

Os estudantes serão selecionados por uma comissão formada por membros da Academia de Letras de Ilhéus e da Associação Comunidade Tia Marita com experiência língua portuguesa, teatro e música escolhido pelo Coordenador do I Festival de Poesia Falada da Academia de Letras de Ilhéus e pelo presidente da Academia. Mais informações pelo telefone (73) 3231-1612 / 8831.2555 / 9998.2555 ou pelo e-mail academiadeletrasdeilheus@gmail.com ou no endereço eletrônico:

http://academiadeletrasdeilheus.blogspot.com.br/p/projetos.html

Serão premiados os melhores intérpretes do primeiro, segundo e terceiro lugares com vale compras e kit de livros.

SECULT/BA ABRE INSCRIÇÕES PARA CREDENCIAMENTO DE ARTISTAS PARA SEUS ESPAÇOS CULTURAIS

Centro de Cultura Adonias Filho

Pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever até o dia 03 de abril


Artistas, grupos e bandas da Bahia, é tempo de divulgar seus trabalhos! A Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), abre inscrições para credenciamento de artistas para apresentações artístico -culturais nos projetos e eventos dos  espaços culturais, da capital e do interior. As inscrições podem ser realizadas entre os dias  13 de março e 03 de abril para grupos com atividades ligadas à música, dança, circo, teatro,  manifestações populares e voltadas para o público infantil. A iniciativa faz parte do conjunto de ações para consolidação de uma política pública democrática para a cultura baiana.
O credenciamento vale para pessoas físicas (maiores de 18 anos) e jurídicas, inclusive proponentes que representem, no máximo até 05 artistas, grupos e bandas, que sejam residentes ou que possuam sede no Estado da Bahia. As propostas serão avaliadas, habilitadas e classificadas por uma Comissão Permanente formada por servidores da SECULT.
As propostas devem ser apresentadas através de formulário disponibilizado AQUI e enviadas através dos Correios, via SEDEX, em envelope lacrado e identificado, ou protocoladas diretamente na SECULT. As inscrições também podem ser realizadas nos 11 espaços culturais do interior listados abaixo, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.  É necessário anexar os documentos especificados no Regulamento, disponível no site www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO

Credenciamento de artistas, bandas e grupos para apresentações nos Espaços Culturais da SECULT
Inscrições: 13 de março a 03 de abril de 2014
Dias e horários: segunda a sexta, das 12h e das 14h às 17h (inscrições presenciais)
Onde: Correios (via SEDEX) ou presencialmente nos locais listados abaixo:

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

DIVULGADO RESULTADO DA 2ª CHAMADA DO CALENDÁRIO DAS ARTES 2013

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), anuncia o resultado da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2013, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das Artes no estado. Os projetos apoiados vão ser iniciados entre os dias 22 de abril e 30 de junho deste ano. De 1076 propostas inscritas, o maior número das quatro Chamadas do edital realizadas desde seu lançamento, 49 foram selecionadas, nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. A lista de selecionados, bem como informações detalhadas acerca do Calendário das Artes, está disponível no site: 

Vale adiantar que a 1ª Chamada do edital em 2014 será aberta na próxima semana, com previsão para o dia 26 de fevereiro.

Com aporte financeiro total de R$ 637 mil, o Calendário das Artes concede prêmios de até R$ 13 mil. Feito de forma calendarizada, com a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo do ano, o edital se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, considerando sua grande diversidade e dimensões territoriais.

Os selecionados são oriundos de 38 cidades da Bahia, abrangendo 23 dos 27 Territórios de Identidade existentes no estado. Serão dez projetos de Teatro, sete de Artes Integradas, sete de Audiovisual, seis de Dança, seis de Música, cinco de Artes Visuais, cinco de Literatura e três de Circo iniciando suas ações nos próximos meses. Foram priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural, contemplando as mais diversas ideias de artistas, grupos e produtores, amadores ou profissionais.

Lançado em 2012, o Calendário das Artes, somando as suas quatro Chamadas realizadas, já disponibiliza então um total de R$ 2,379 milhões para a execução de 184 projetos, selecionados dentre um total de 3715 inscritos, e oriundos de 85 municípios, contemplando todos os 27 Territórios de Identidade do estado.

As premissas do edital buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária, com avaliação dos projetos feita de forma territorializada e com os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrendo apenas entre si. O Calendário ainda divide o Macroterritório 2 em duas categorias: 1) propostas oriundas de Salvador; e 2) propostas oriundas dos demais municípios do Macroterritório 2. Assim, atende à maior demanda oriunda da capital e garante maior competitividade das propostas dos outros municípios desta região. As comissões de seleção são específicas para cada Macroterritório e formadas, além de membros do Estado, por representantes locais e de diferentes origens dentro do estado, escolhidos através de consulta pública e a entidades artísticas e culturais das diferentes regiões.

Calendário das Artes – 2ª Chamada de 2013
Site: www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes
Informações: 71 3324-8505 (14 às 18 horas) | calendario.artes@funceb.ba.gov.br
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA


DIVULGUE SEU TRABALHO NO MARCO DO TEATRO E DO CIRCO

Cena do espetáculo "Capitães do Morro", de Pawlo Cidade

O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo são celebrados na mesma data: 27 de março. Por conta deste momento comemorativo, o Marco do Teatro e do Circo, desde 2007, é uma ação articulada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), para reverenciar a produção destas linguagens artísticas na Bahia. Neste contexto, será publicada a oitava edição de uma agenda especial que objetiva contribuir para dar visibilidade à programação de Teatro e de Circo que se apresenta nas cidades baianas durante o mês de março.

Assim como em 2013, a agenda do Marco do Teatro e do Circo 2014 será formatada em um site, ampliando sua acessibilidade em toda a Bahia. A proposta é de festejar e chamar a atenção para o trabalho daqueles que investem continuamente, o ano inteiro, no fortalecimento, formação, produção, pesquisa, difusão e reconhecimento destes setores. Os conteúdos ali inseridos vão ser sistematicamente reforçados pela FUNCEB através de seus canais de comunicação, servindo de base para ações de divulgação com o público e a imprensa.

Para tanto, instituições, grupos, artistas e produtores estão convocados para que enviem as informações sobre atividades a serem desenvolvidas no mês de março de 2014, tais como apresentações artísticas, temporadas, cursos, palestras ou workshops, nas áreas do Teatro e do Circo. BAIXE AQUI O FORMULÁRIO, que deve ser preenchido e enviado até o dia 24 de fevereiro, para o e-mail marcoteatrocirco@gmail.com, garantindo a inclusão dos eventos no lançamento da agenda. Materiais enviados após esta data serão incluídos conforme demanda.

Envio de conteúdos para a agenda do Marco do Teatro e do Circo 2014
Quando: Até 24 de fevereiro de 2014
Como: envio do formulário preenchido para o e-mail marcoteatrocirco@gmail.com
Realização: FUNCEB/ SecultBA


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SECULTBA DIVULGA LISTA DE PROPOSTAS INSCRITAS NOS EDITAIS FCBA 2014



Proponentes dos projetos não inscritos tem até 5 dias úteis para recorrer da decisão e parecer pode ser solicitado via e-mail
 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) anuncia, conforme publicação no Diário Oficial desta terça-feira (18), a lista das propostas inscritas nos editais 2014 do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Este ano, foram destinados R$ 41 milhões para 21 editais, além da Demanda Espontânea e os investimentos em Eventos Calendarizados e Instituições Culturais. Do total de 2901 propostas recebidas, 2398 foram inscritas, o que representa 82,66% de projetos habilitados. Os proponentes destes projetos devem aguardar o resultado da próxima etapa de seleção. Já os proponentes dos 503 projetos não inscritos tem até 5 dias úteis para recorrer da decisão. O parecer com os motivos de não inscrição pode ser solicitado através do e-mail indicado no edital. Caso tenha ocorrido não observância por parte do proponente, a não inscrição será mantida. A relação de propostas inscritas e não inscritas também estará disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

Os editais que tiveram maior número de propostas inabilitadas foram os de “Dinamização de Espaços Culturais", "Apoio a Publicação de Livros por Editoras Baianas" e "Grupos e Coletivos Culturais" com 55%, 55% e 51% de não inscritos, respectivamente. Os melhores aproveitamentos foram nos editais de Teatro, Audiovisual e Cultura Digital - com apenas 7%, 8% e 8% de não inscritos, respectivamente.

Este ano, a SecultBA realizou mais de 200 oficinas de elaboração de projetos para o FCBA em diversos municípios baianos. Outra novidade é que quase 60% de propostas foram submetidas por meio do sistema Clique Fomento, enquanto em 2013 foram 36,9%. A maioria das propostas foi enviada no último dia de inscrição, 21 de janeiro. As comissões de seleção serão publicadas no DOE esta semana. O resultado final da seleção será divulgado no início de abril.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A PAIXÃO DE CRISTO EM ILHÉUS

Jim Caviazel, ator do filme "A Paixão de Cristo"

A Comunidade Tia Marita irá produzir o espetáculo "A Paixão de Cristo", sob a direção de Pawlo Cidade. O grupo central da montagem será o Teatro Total. O espetáculo irá contar a história de Jesus de Nazaré a partir do sermão da Montanha até a ascensão. Cerca de 50 atores, entre protagonista, coadjuvantes e figurantes , farão parte da montagem.

O espetáculo já está na fase de captação de recursos e escolha do elenco. Haverá uma audição para a figuração que terá falas. Os demais atores serão convidados. O cenário será a Avenida Soares Lopes durante o evento Aleluia Ilhéus Festival. Segundo o diretor, o espetáculo seguirá a história escrita pela Bíblia e não haverá releituras ou simbologia. Tudo será feito nos moldes tradicionais: "Vou fazer uma adaptação tal qual está nos evangelhos de Mateus e João."

A estreia do espetáculo está marcada para 18 de abril de 2014, às 20:00 horas, na Avenida Soares Lopes. Com iluminação de Du Moura, figurinos de Altemar Lima, produção de Viviane Siqueira.