quinta-feira, 10 de setembro de 2015

LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS CULTURAIS É O TEMA DO IMPROVISO OXENTE DE HOJE

Primeiro improviso oxente, semana passada. Foto: Rosilda Cruz

Hoje, quinta-feira (10), às 20h, será realizado mais um encontro do "Improviso, Oxente!" neste mês de setembro, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (Avenida Soares Lopes), com o tema "Cultura e Educação - Legislação e Políticas Públicas".

São presenças confirmadas: Sandro Magalhães (Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Bahia), Paulo Atto (Secretário de Cultura de Ilhéus) e Cleber Braga (Mediação/ Poscultura – UFBA).

O "Improviso, Oxente!" é um evento gratuito de debates e intervenções artísticas. Os participantes receberão  ainda certificado digital emitido pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Na semana passada, o evento contou com a presença do secretário de cultura do estado da Bahia, Jorge Portugal, além dos professores Álamo Pimentel (UFSB) e Jules Soares (UESC).  O pedagogo e escritor, Pawlo Cidade, fez a mediação.

Teatro Popular de Ilhéus – é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da SecultBA, através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O grupo administra a Tenda Teatro Popular de Ilhéus, espaço onde são realizadas apresentações teatrais, shows, encontros e oficinas.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

SALVADOR RECEBE ETAPA ESTADUAL DAS ELEIÇÕES DO CNPC


Encontro, que será no próximo dia 12 na Biblioteca dos Barris, é decisivo para definir a quantidade de delegados baianos para os fóruns nacionais do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)


 A Etapa Estadual do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – 2015/2017 acontece na Bahia no próximo dia 12,  na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a partir das 9 horas. O encontro terá a presença do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) Vinícius Wu e do secretário de Cultura da Bahia (SecultBA) Jorge Portugal.

Outras capitais já entraram na mobilização para as eleições do CNPC. Brasília (DF), Vitória (ES) e Teresina (PI) sediaram, no último dia 9 de setembro, os primeiros encontros presenciais do processo eleitoral para os Colegiados Setoriais e o Plenário do CNPC.

Os eventos fazem parte de mobilização organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito. "Estamos buscando a ampliação do envolvimento da cidadania nos rumos do CNPC", afirmou Vinícius Wu.

Os encontros definem a quantidade de delegados para a Etapa Nacional que um setorial em um estado (a Bahia, por exemplo) poderá eleger, de acordo com o número de participantes presentes.

Na Bahia, o evento é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Programação
Em cada um dos encontros, os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18).

De acordo com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da SAI, Eduardo Mattedi, serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital na qual são registradas as inscrições na plataforma digital http://cultura.gov.br/votacultura/ durante todo o dia do evento.

Em Salvador, a abertura da Etapa Estadual será às 9 horas. Às 10h, haverá uma conversa sobre os editais de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com a presença do coordenador geral de Institucionalização e Monitoramento do SNC, Pedro Ortale.

O período da tarde, às 14 horas, está reservado para uma Roda de Conversa sobre o CNPC com os representantes do Ministério da Cultura, Vinícius Wu, da Secretaria de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, da Fundação Gregório de Mattos e dos conselhos de Cultura Estadual e Municipal.

O Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC). Esse órgão tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis do governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.

SERVIÇO
Etapa estadual CNCP - Salvador - Bahia
Horário: a partir das 9 horas
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Endereço: Rua General Labatut, nº 27 - Barris, 3º andar - Sala Katia Mattoso

Informações para a imprensa:
Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Sergipe
Janaina Rocha – Tel.: 3417-6917 / 9248-6770 – janaina.rocha@cultura.gov.br

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Assessoria de Comunicação
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com