quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

EDITAL POVOS ORIGINÁRIOS TEM INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE FEVEREIRO


Os interessados em participar do edital Povos Originários do Brasil ainda têm até o dia 10 de fevereiro para inscrever projetos de pesquisa. A iniciativa é da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Informação (Liber) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

O edital tem a finalidade de apoiar projetos, estudos e atividades de cultura digital relacionados aos povos indígenas, incentivando a criação de acervos digitais com foco na organização, preservação e acesso a documentos de interesse público. 

A proposta do edital é ampliar o contato da sociedade civil com a memória das culturas indígenas, cujos princípios estão presentes em documentos de relevância internacional, como a Declaração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)/UBC Vancouver, e nacional - como a Carta do Recife 2.0, produzida pela Rede Memorial. 

Os recursos disponíveis para o edital são de aproximadamente R$ 1,4 milhão e têm origem no Fundo Nacional de Cultura (FNC). Os projetos aprovados podem receber até R$ 80 mil, que serão destinados exclusivamente ao pagamento de bolsas como auxílio aos pesquisadores. 

As propostas aprovadas deverão ser executadas em um período de até 12 meses. Os proponentes devem ser pesquisadores ligados a instituições de caráter científico ou tecnológico de ensino superior, públicas ou privadas sem fins lucrativos. 

A lista ainda inclui centros de pesquisa e desenvolvimento, também públicos ou privados sem fins lucrativos; outras entidades, da mesma natureza, que abriguem acervos de interesse para pesquisas de temas da cultura indígena ou ofereçam serviços especializados de suporte para pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, como bibliotecas, arquivos e museus; e empresas públicas que executem atividades relacionadas ao tema do edital. 

Os proponentes precisam ser os coordenadores dos projetos. Eles também devem comprovar o vínculo com as instituições por meio de um documento oficial que demonstre a intenção de realizar o projeto.

Histórico

Em 2013, o MinC lançou projetos-piloto para articular uma política nacional de digitalização de acervos da cultura brasileira, e têm contado com as parcerias da UFPE, Universidade Federal de Goiás (UFG) e apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

O primeiro edital lançado teve como tema "Preservação e Acesso aos Bens do Patrimônio Afro-Brasileiro" e recebeu 92 inscrições. Os 24 selecionados concluíram seus trabalhos em novembro de 2015. Os resultados das pesquisas estão disponíveis no link http://afrodigital.gi.fic.ufg.br/

Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre o edital Povos Originários do Brasil deve-se enviar e-mail para o endereço eletrônico povosoriginariosdobrasil@ufpe.br.  

Secretaria de Políticas Públicas
Ministério da Cultura



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

CURSO DE EXTENSÃO EM ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES CULTURAIS


Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Curso de Extensão em Acessibilidade em Ambientes Culturais, promovido de forma on-line pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
 
Serão oferecidas 420 vagas para representantes de Pontos de Cultura, gestores públicos, professores e sociedade civil. O curso terá duração de cinco semanas – de 22 de fevereiro e 24 de março.
 
Essa é a segunda edição do curso. A parceria entre o MinC e as duas universidades federais surgiu da necessidade de capacitar gestores culturais e de ampliar a pauta da acessibilidade cultural. 
 
O curso é composto por 10 módulos. A cada duas semanas, dois módulos serão disponibilizados e discutidos na plataforma. 
 
Mais informações pelo email acessibilidadeculturalead@gmail.com.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura