sábado, 21 de maio de 2011

MAIO DANÇA: Um festival de estilos e ritmos

 Cia Sôanne Marry/Foto: Tacila Mendes

As Academias de Dança e o Grupo Afro-Cultural Dilazenze marcaram a estreia de um dos mais tradicionais espaços da dança em Ilhéus, o "Maio, Mês da Dança", na última quarta-feira, dia 18. O Projeto que há dezenove anos registra os principais números das Academias Núcleo da Dança, Tonus, Dinâmica e Movimento, Cia Sôanne Marry e o grupo de Matriz Africana Dilazenze se caracteriza como um espaço de resistência, determinação e criatividade na arte da dança.

O "Maio, Mês da Dança", realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, é também um importante fomentador de novos grupos dos mais variados ritmos e estilos. Tem também lançado vários bailarinos e coreógrafos no mercado da dança afro, balé moderno, contemporâneo, jazz, sapateado, dança de salão e hip hop. Destaque deste ano recai sobre o bailarino Felipe Olliver, da Tonus. A cada ano, novos convidados juntam-se às tradicionais academias e lançam-se no cenário regional.

 Dilazenze/Foto: Tacila Mendes

Este ano foram convidados o bloco Afro Batuke Jêje, Academia Grand Jetê e o Ballet Conexão. A cada semana, os principais grupos apresentam novas coreografias e surpreendem o público com graça, beleza e inventividade.


O "Maio, Mês da Dança" conta com o apoio da Rádio FM Gabriela e TV Santa Cruz. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Ilhéus.

QUANDO?
25 de Maio (quarta-feira), 19:00 h
28 de Maio (sábado), 17:00 h
31 de Maio (terça-feira), 19:00 h

QUANTO?
Ingressos promocionais a R$ 8,00

LOCAL?
Teatro Municipal de Ilhéus

INFORMAÇÕES? 
(73) 3634.8986

Tonus/Foto: Tacila Mendes

sexta-feira, 20 de maio de 2011

GESTORA DO MUSEU DA PIEDADE PARTICIPA DE COLETÂNEA NA USP

Professora Anarleide Menezes

Recebemos um convite de lançamento da coletânea: "Ideologia e Esquecimento: aspectos negados da memória social brasileira", organizado por Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Elis Cristina Fiamengue e Thelma Maria Grisi Velôso, enviado pela Professora e Gestora do Museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade,  Anarleide Menezes.

Participam como autores: Alessandro Portelli; Anarleide Cruz Menezes; Celeste Maria Pacheco de Andrade; Dóris Accioly e Silva; Dulce Consuelo Andreatta Whitaker; Elis Cristina Fiamengue; Marilda Menezes; Rosa de Fátima de Souza; Thelma Maria Grisi Velôso; Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante; Vera Teresa Valdemarin.

"Em nosso país pode-se falar de um Brasil profundo que acontece, resiste e permanece nas memórias de muitos agentes sociais ou em arquivos esquecidos, e que só com pesquisadores muito obstinados logram enfrentar", prefacia o livro. "Nas últimas décadas do século XX, pesquisadores inovadores lançaram-se à busca de movimentos históricos esquecidos e de atores sociais silenciados pela história oficial: mulheres, índios, negros, camponeses, crianças e outras categorias esquecidas (ou desconsideradas) até então, tiveram seus registros investigados , de forma que já não se pode mais acusar a historiografia de excluir sistematicamente parte da humanidade de seus estudos".

Parabéns, Anarleide. Você é mais uma ilheense brilhando nas terras paulistanas!
DATA: 25 de maio de 2011

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: Auditório da Faculdade de Educação da USP (São Paulo)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ELEITA NOVA DIRETORIA DO FAEGSUL

Eva Lima, Conceição, Pawlo e Alessandra

Com uma bela fala inspiradora, o Professor e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Ruy Póvoas abriu a pauta da reunião do FAEGSUL - Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul na manhã de quinta-feira, 19 de maio: "Cultura é algo que só se resolve coletivamente (...). Estamos em um avião em pleno vôo que precisa ser consertado. O que faremos?" Comentou o acadêmico, que neste mesmo dia comemorou seu aniversário. 

Na pauta, apresentação do Projeto Forteatro, Leitura do Regimento Interno e Eleição. A comissão responsável pela eleição decidiu que o voto seria secreto e que poderiam concorrer todos que estivessem presentes nas últimas cinco reuniões do Fórum. Pela ordem natural do processo e de todos os direcionamentos que foram tomados nos últimos dois anos, Pawlo Cidade (ator, diretor, escritor, membro da Academia de Letras de Ilhéus e Assessor da Fundação Cultural), foi eleito pela maioria absoluta dos votos.

Pawlo e Letto apresentando o Forteatro

A chapa vencedora foi composta por Pawlo Cidade, presidente; Maria Conceição, vice-presidente - atual Gestora de Cultura de Una; Alessandra Barreto - UESC -, secretária e Eva Lima - Produtora Cultural - suplente. Ficou instituída ainda duas comissões de trabalho. A primeira de Comunicação foi composta pelos faeguezeiros Luiz Dantas, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/Coordenador/ACAI/Itabuna e Víctor Aziz/Coordenador NUPROART/Itabuna e a Comissão de Articulação formada por Letto Nicolau/ Coordenador Ponto de Cultura/CAIS/Ilhéus, Maria Áurea de Souza/Coordenadora Ponto de Cultura Filarmônica 02 de janeiro/Canavieiras

Ao final, o presidente eleito referendou as palavras do Professor Ruy Póvoas e ressaltou que o "FAEGSUL é um celeiro de fazedores culturais" e que a presidência é uma "conquista coletiva que precisará ser, antes de tudo, colaborativa". Em seguida, agradeceu a confiança de todos, elogiou o trabalho do gestor Maurício Corso que esteve à frente da primeira gestão do FAEGSUL no biênio 2009-2010 e enalteceu a presença do Pró-Reitor de Extensão da UESC, professor Raimundo Bonfim, responsável pelo incentivo à criação do FAEG em 2008, no final da primeira turma de Agentes e Gestores Culturais promovido pela Universidade.   

Celebração do Professor Ruy Póvoas

A apresentação cultural ficou a cargo do Maestro Letto Nicolau (Filarmônica Capitania dos Ilhéus) e de Luan Nicolau, filho do Maestro, que encantou os presentes com seu talento e sua flauta. Os trabalhos do FAEGSUL, iniciaram com a apresentação do FORTEATRO, projeto contemplado pela SECULT/BA, beneficiando artistas e coletivos culturais de 17 municípios. Durante à tarde, o grupo discutiu sobre projetos e fez uma análise de conjuntura da atual gestão do MinC e da Marcha Nacional pela Lei Cultura Viva.
O FAEGSUL tem, entre outras finalidades, congregar a sociedade civil e artístico-cultural com suas variadas entidades, visando refletir e avaliar a situação da arte e cultura e promoção artístico-cultural no Território Litoral Sul da Bahia e propor soluções para aperfeiçoar sua prática e propor projetos comuns, integrados ou não, entre os Municípios membros, Territórios, pleitear financiamento junto ao poder público e iniciativa privada, nacionais e internacionais visando à ampliação das ações e atividades do Fórum.

Todas as questões relacionadas a Cultura que são destinadas ao Território Litoral Sul, passam pelo FAEGSUL. Qualquer Artista, Gestor Cultural ou Produtor Cultural podem fazer parte do FAEGSUL. É só enviar um breve currículo de suas atividades, preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail:

forumculturalfaegsul@gmail.com

Participe da Próxima Reunião:

Dia 08 de junho (quarta-feira), 13h30min, Centro de Cultural Adonias Filho, Itabuna.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS FAZ TEMPORADA EM SÃO PAULO

Aldenor Garcia, Elielton Cabeça, Hermilo Menezes

Livremente inspirado na obra homônima do dramaturgo russo Nicolai Vassílievitch Gogol, O Inspetor Geral terá temporada até 2 de julho, no SESI A.E. Carvalho. Esta montagem do grupo baiano Teatro Popular de Ilhéus revela o universo da Literatura de Cordel no texto escrito em septilhas por Romualdo Lisboa e conta com trilha sonora executada ao vivo.


No espetáculo, que apresenta um retrato da corrupção política no interior do Brasil, os atores/brincantes saem das páginas dos cordéis e dão voz ao cantador para narrar a história de Gilton Munheca, prefeito da fictícia cidade de Ilha Bela. Entre conchavos e falcatruas surge uma carta anunciando a chegada de um Inspetor Geral, que vem em missão secreta. O conteúdo da carta deixa prefeito, secretários e vereadores aflitos. Durante uma reunião de emergência chega a notícia de que um estranho está hospedado na única pensão do lugar. Dispostos a qualquer coisa para se manterem nos seus cargos, os políticos vão tratar o jovem visitante como um príncipe.

Este espetáculo é um dos 157 projetos que concorreram para integrar o Núcleo de Montagens Inéditas. O outro projeto selecionado para produção foi Musas, da MGS Produções, e que estará em cartaz no SESI Mogi das Cruzes.

FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Romualdo Lisboa
Elenco: Hermilo Menezes, Tânia Barbosa, Ely Izidoro, Takaro Vitor, Aldenor Garcia, Rogério Matos, Elielton Cabeça, Guilherme Bruno e Potira Castro.
Participação em Off: Gil Gomes
Cenografia: C. Makalé
Preparação Vocal: Antônio Melo
Preparação Corporal: Alida Pellanda
Figurinos, Maquiagem e Adereços: Justino Vianna
Costureiras: Gildecy Soares e Grisleide Soares
Carpintaria: Álvaro Costa Vieira
Iluminação: Ely Izidoro
Composições e Trilha Sonora: Elielton Cabeça
Direção de Produção: Elson Rosário
Produção Montagem: Rubens França
Pré-Produção São Paulo: Juliana Arapiraca
Criação Gráfica: Maxmídia


SERVIÇO:


Espetáculo: O Inspetor Geral
Local: SESI A.E. Carvalho - Rua Deodato Saraiva da Silva, 110 – Parque das Paineiras.
Datas e horários: de 14/05 a 2/07 – de quinta-feira a sábado. Às quintas-feiras, às 10h, às sextas-feiras, às 15h e 20h, e aos sábados, às 20h.
Às quintas-feiras e sextas-feiras as sessões serão direcionadas para agendamento escolar. Assim, pede-se ao público espontâneo consultar a disponibilidade de convites remanescentes com antecedência.
Capacidade: 120 lugares
Duração: 110 minutos
Gênero: sátira
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Entrada: franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.


Fonte: Casa dos Artistas
Informações: (11) 2946-8172

CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA E DEMOCRACIA

Ótima oportunidade para quem pretende concorrer as eleições do ano vindouro. Trata-se da realização do Seminário: A Importância da Conscientização Política e a Democracia. Louvável a intenção do Partido Progressista, responsável pelo Seminário que visa informar e capacitar o cidadão para o exercício da política, através de palestras importantes.

O público alvo são líderes partidários, pré-candidatos a vereador e pessoas interessadas no assunto. Acompanhe a programação:

16h – Abertura

16h30 – Quitação Eleitoral e prestação de contas de campanha

Palestrante: Raimundo Borges

17h – A Participação Política no Brasil e a Democracia

Palestrante: Dr. Joabs Ribeiro

17h30 – Construção da Ética na Política

Palestrante: Prof. Álvaro Couto

18h – Arte da Guerra: Seja Um Líder Eficaz

Palestrante: Prof. Karlos Augustão

Segundo o presidente do PP, Jamil Ócke, o Seminário terá apenas 40 vagas gratuitas, com direito a certificação e um coffee break. As inscrições estão sendo realizadas na sede do PP em Ilhéus, que fica localizada na Av. 2 de Julho, 114, próximo ao Bataclan. Para maiores informações, Tel. 73. 3084.0353.

LOCAL: Sede do PP - Partido Progressista
Dia: 21 de Maio de 2011.

OS NOVOS CONSELHEIROS DE CULTURA


 À frente, da E para D: Flávio, Ney, Pawlo Cidade, 
Carlos Alberto, Fabíola, Djalma, Janete, Rafael, 
Catari Borges e representando a Cultura Índigena, Jacarandá.

Conheça os novos Conselheiros de Cultura, empossados no ínicio deste mês, para o biênio 2011-2012. Representando o Poder Público Municipal estão Maurício dos Santos Corso, Titular, e Pawlo Cidade, Suplente, pela FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS; SECRETARIA DA FAZENDA, Maricele Pereira Barreto, Titular e Vilma Vieira Lima, Suplente; SECRETARIA DE TURISMO, Manuel Felix Kruschewsky Bastos, Titular e Ana Matilde da Hora Oliveira, Suplente; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, Telma Sueli Soares de Sá, Titular e José Castro Xavier, Suplente; SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, Valéria Tavares Monteiro de Carvalho, Titular e Cláudia Macedo da Silva Eça, Suplente; SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, Harildon Machado Ferreira, Titular e Flory Nonato dos Santos, Suplente; SUPERINTENDÊNCIA DE ESPORTE, Alberto Barreto Kruschewsky, Titular e Rogério dos Santos Farias, Suplente; SECRETARIA DE SAÚDE, Bolivar de Oliveira Landi, Titular e Camila Souza Nascimento e Suplente; GABINETE DO PREFEITO, Josevandro Raimundo Ferreira Nascimento, Titular e Jacks Rodrigues Nascimento, Suplente; SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, Angélica Figueiredo Marques, Titular e Fernanda Maria Silva Gonçalves Aguiar, Suplente.

Representando a Sociedade Civil nas áreas temáticas: TEATRO, Ednilton da Paixão Santos, Titular e Ciro Nonato dos Santos Filho e Suplente; MÚSICA, Aloísio Soares Neto, Titular e Carlos Alberto Rodrigues Araújo, Suplente; ARTES VISUAIS, Tiago Rodrigues de Souza, Titular e Nivaldo de Souza Borges, Suplente; DANÇA, Djalma Fernandes Silva , Titular e Fabíola Mandarine Paes Leme, Suplente; CULTURA POPULAR, Rafael Gomes , Titular e José Virgílio dos Santos, Suplente; CULTURA INDÍGENA, Adriano Bonfim Santos, Titular e Renivaldo José dos Santos, Suplente; CULTURA AFRO, Gilsonei Rodrigues Santos, Titular e Eduardo Regis Soares Trindade, Suplente; AUDIOVISUAL, Tacila Aparecida Mendes Reis, Titular e Flávio Santana Bacelar Rebouças, Suplente; PATRIMÔNIO CULTURAL, André Luiz Rosa Ribeiro, Titular e Cristiane Davi de Souza Passos, Suplente; LITERATURA, Janete Lainha Coelho, Titular e Geraldo Lavigne de Lemos, Suplente.

terça-feira, 17 de maio de 2011

PRÊMIO VIVALEITURA 2011

Interface do site

Encontram-se abertas, desde 28 de março e até 20 de julho de 2011, as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2011, que tem por objetivo estimular e fomentar a leitura e seu papel na educação, por meio da premiação de experiências desenvolvidas e que sejam reconhecidas como fomentadoras de boas práticas de leitura.

O Vivaleitura é oferecido em três categorias de experiências realizadas – Categoria 1 (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias), Categoria 2 (Escolas públicas e privadas) e Categoria 3 (Sociedade, incluindo ONGs, pessoas físicas, instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas) -, além de menção honrosa na categoria “Sociedade”.

O Prêmio faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), criado por meio da Portaria Interministerial nº 214/05, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação. A coordenação e execução do Vivaleitura estão a cargo da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em conjunto com os dois ministérios brasileiros. A execução e o patrocínio do Prêmio Vivaleitura contam, ainda, com a cooperação da Fundação Santillana e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Prêmio Vivaleitura 2011 – inscrições até 20 de julho de 2011.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESTÁ CHEGANDO A 6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA



A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC fará realizar no período de 07 a 23/07/2011, sendo 07/08/09 na área de Dança, 14/15/16 Teatro e 21/22/23 Música, o VI FESTIVAL MULTIARTE FIRMINO ROCHA - FMAFRO, instituído pela Lei Municipal nº. 1.839 de 27 de dezembro de 2001 e Resolução nº 15 de 15/02/05 do Conselho Deliberativo da FICC, deliberando as seguintes normas e procedimentos:

Como nos anos anteriores o VI FMAFRO irá promover intercâmbio entre artistas baianos para troca de experiências e divulgação da produção cultural no Estado, de acordo com as áreas indicadas e proporcionar a descoberta de novos talentos no universo artístico baiano nas áreas de Teatro, Dança e Música.

Espetáculo "Cangaço" já foi premiado no Multiarte

Podem participar as seguintes áreas e modalidades:

ÁREA 1: DANÇA

• Modalidade 1: Balé Clássico

• Modalidade 2: Moderno / Contemporâneo/ Jazz

• Modalidade 3: Popular (folclóricas, urbanas, de salão)

ÁREA 2: TEATRO

• Modalidade 1: Adulto – Comédia

• Modalidade 2: Adulto – Drama

ÁREA 3: MÚSICA

• Modalidade 1: Instrumental

• Modalidade 2: Solo (c/ acompanhamento para 01 instrumento)

• Modalidade 3: Banda

As inscrições serão realizadas no período de 16/05 a 15/06/2011 para todas as áreas. Poderão se inscrever todos os interessados nascidos ou residentes na Bahia, responsáveis por grupos ou participação solo a partir de 14 anos (sendo necessária autorização dos responsáveis quando o participante for menor). As inscrições são gratuitas e deverão ser protocoladas pelos concorrentes ou seus procuradores na sede da FICC (Praça Laura Conceição, 339, Centro, em Itabuna - Bahia, das 9:00 às 12:00h, de segunda à sexta-feira) ou enviadas pelos Correios. O formulário de inscrição (como ficha e regulamento) também estará disponível via Internet, através do site www.ficc.com.br.

A divulgação e comunicação direta dos concorrentes pré-selecionados das áreas de Teatro, Dança e Música para o VI FMAFRO ocorrerá no dia 27/06/2011 através da imprensa, do site da FICC e comunicado via e-mails.

Premiação, Troféus e Certificados:

Aos 1º e 2º colocados de cada modalidade se premiará com a quantia de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e R$ 500,00 (quinhentos reais), respectivamente.

Em cada uma das áreas especificadas serão oferecidos troféus por destaque, assim discriminados:

1/ Teatro: (01) Melhor Ator; (02) Melhor Atriz; (03) Indicação especial por escolha livre da Comissão Julgadora para qualquer outro item que tenha julgado por merecido destaque (ex. direção, texto, cenografia, figurino, trilha sonora, etc).

Área 2/ Dança: (01) Melhor Dançarino; (02) Melhor Dançarina; (03) Indicação especial por escolha livre da Comissão Julgadora para qualquer outro item que tenha julgado por merecido destaque (ex. coreógrafo, trilha musical, figurino, cenografia, etc).

Área 3/ Música: (01) Melhor intérprete masculino (voz); (02) Melhor interprete feminino (voz); (02) Melhor instrumentista (dentre todos os músicos que executaram instrumentos musicais nas modalidades banda, solo e instrumental).
Todos os inscritos, incluindo todos componentes dos grupos, terão direito a receber certificados de participação no Festival. Os certificados dos premiados terão referência à ordem de classificação e premiação.


domingo, 15 de maio de 2011

Caixa Cultural lança editais para projetos a serem realizados em 2012

Dança das Cores - Goca Moreno

A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta quinta-feira (5/5) o conteúdo de três editais de apoio a projetos culturais para 2012. Foram publicados os editais para Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural; de Apoio ao Artesanato Brasileiro; e de Festivais de Teatro e Dança.

O Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural selecionará projetos para a formação das pautas a serem realizadas no período de março de 2012 a fevereiro de 2013, nas unidades de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O valor máximo de patrocínio por projeto será de R$ 300 mil. O período de inscrição irá de 09 de maio até 10 de junho de 2011.

Os projetos podem ser nas áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, objeto, vídeo-instalação, intervenção e novas tecnologias ou performances), artes cênicas (teatro, dança e performance de palco), música e cinema. Além dessas modalidades, estão contempladas ainda palestras, encontros, cursos, workshops, oficinas e lançamento de livros.

O programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro selecionará projetos a serem realizados ao longo de 2012 que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo. Em 2012, o valor máximo de patrocínio por projeto será R$ 50 mil. O período de inscrições irá de 16 de maio até 17 de junho de 2011.

Já o programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança selecionará projetos de festivais de teatro e dança que acontecerão em todo o território nacional, no período de janeiro a dezembro de 2012. O valor máximo de patrocínio por projeto será de R$ 200 mil. O período de inscrições irá de 16 de maio até 17 de junho de 2011.

As inscrições para todos os programas são feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no site www.caixa.gov.br/caixacultural