sexta-feira, 19 de julho de 2019

EDITAL DE RESIDÊNCIA ECOLÓGICA PARA ARTISTAS, NO INSTITUTO SACATAR


Seguem abertas até 11 de agosto de 2019, as inscrições para o edital de Residência Artística Ecológica no Instituto Sacatar, localizado em Itaparica/Ba. 

Será selecionada uma proposta artística com tema ecológico, com foco nas linguagens artísticas de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, para residência artística no Instituto Sacatar, para ser realizada no período de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019.

A residência é uma ação da Funceb em parceria com o Instituto Sacatar e visa incentivar a qualificação de artistas da Bahia, estimular a criação e a produção artística baiana e promover a interação dos artistas locais com artistas de outros estados e países, residentes no Instituto.

As inscrições são online e gratuitas. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiras ou estrangeiras naturalizadas, desde que domiciliadas no estado da Bahia. 

Inscrição

As/Os candidatas/os devem enviar para o e-mail dirart.contato@funceb.ba.gov.br, com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA ECOLÓCICA SACATAR: o formulário de inscrição preenchido e uma carta de intenção (com no máximo uma lauda) explicando o seu interesse em realizar a residência ecológica no Instituto Sacatar e a relação do projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar. O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no sitewww.fundacaocultural.ba.gov.br

Residência

No período de residência artística, que acontece de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019, o Instituto Sacatar ficará responsável por prover à/ao selecionada/o suíte individual e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições. À/Ao selecionada/o caberá arcar com as demais despesas como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho. 

Além disso, a/o selecionada/o deve se comprometer a apresentar certificado de conclusão, ou documento equivalente, expedido pelo Instituto Sacatar, comprovando o seu aproveitamento, memorial poético (conceituação) do seu processo de trabalho em residência, memorial técnico-descritivo da obra produzida e outros registros a serem apresentados publicamente, em formato discursivo, editorial, educativo e/ou expositivo para publicação no site da Funceb. 

Tema ecológico 
 
Para seleção deste edital, serão considerados critérios de qualidade e impacto da proposta ecológica perante o panorama da criação e da produção artística contemporânea, bem como da relevância em face das demandas ambientais, adequação da proposta ao histórico de atuação do candidato, além de viabilidade da proposta e capacidade de o candidato articular pessoas e entidades ambientais no sentido de viabilizar o seu projeto.


Serviço:

Edital de Residência Ecológica para artistas no Instituto Sacatar
Inscrições: 28 de junho a 11 de agosto de 2019, através do envio de carta de intenção + formulário preenchido para o e-mail contato.dirart@funceb.ba.gov.br
Período de residência artística: 26 de agosto a 21 de outubro de 2019
Informações: através do telefone (71) 3324-8521, de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, ou e-mail contato.dirart@funceb.ba.gov.br
Gratuito

DICA DA TIA

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER FÉRIAS TRANQUILAS


(imagem meramente ilustrativa)

Você está de férias e decidiu viajar? Sempre é bom ficar atento a algumas coisas, como autorização de viagem, tamanho da bagagem e saber seus direitos em casos de atrasos, por exemplo. Pensando nisso, vamos tirar as principais dúvidas sobre viagens nacionais, internacionais de avião!

Vou fazer uma viagem internacional com meus filhos. Preciso de quais documentos?

Os documentos básicos que você irá levar dependem muito do país. Se você estiver indo para países que fazem parte do Mercosul, só precisa de seu documento oficial com foto. No entanto, para outras nações, será necessário levar o passaporte. Também é importante lembrar que alguns lugares exigem visto de entrada, portanto, antes de comprar as passagens, é importante verificar este detalhe. Além disso, se o outro genitor não for embarcar com vocês e seus filhos sejam menores de idade,  será necessária uma autorização de viagem com firma reconhecida em cartório.

Minha viagem é nacional. Também preciso de autorização para levar meus filhos?

Se seu filho estiver indo viajar com você, ele não precisará de de nenhuma autorização. Em viagens nacionais, a autorização só é solicitada quando a criança tem entre 0 e 11 anos e irá viajar desacompanhada dos pais.

Vou viajar de avião. O que preciso saber?

Se você vai viajar de avião, é importante saber que desde 2017 as empresas aéreas podem cobrar pelo despacho de bagagem. No entanto, a bagagem de mão continua sendo gratuita e constitui uma opção para viagens mais curtas. 
As regras para que você possa alocar sua bagagem dentro do avião são as seguintes:
  • A mala deve possuir um máximo de 10 kg;
  • O tamanho da mala, o que inclui não apenas o corpo da mala, mas também as rodinhas e alça recolhida, deve ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm. 
O processo de fiscalização acontece antes do passageiro passar pelo raio x e se a mala estiver fora dos padrões, você será obrigado a despachá-la imediatamente. Normalmente, as taxas para despacho de malas no momento do check-in sempre são mais caras do que quando ele é solicitado antecipadamente, por isso, é importante medir o tamanho da sua bagagem de mão antes mesmo de comprar a passagem.
Lembrando que as companhias aéreas permitem que você carregue um item pessoal, além da bagagem de mão, como bolsa, mochila para notebook, sacola de compras do próprio aeroporto, etc. 
Além disso, é proibido o transporte, na bagagem de mão, de objetos cortantes, produtos inflamáveis, explosíveis ou qualquer outro item que esteja classificado oficialmente como perigoso,podendo o passageiro sofrer as devidas sanções pela infração. 

E se meu voo atrasar?

Seja qual for o motivo do cancelamento ou atraso do voo, todos os passageiros têm direitos garantidos desde o momento da compra da passagem até o seu desembarque. 
 No momento da compra, a companhia aérea tem uma responsabilidade contratual com você, ou seja, qualquer imprevisto que surgir, seja ele por condições climáticas ou manutenção na aeronave,  é possível acionar a empresa requerendo assistência.
Assim, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o passageiro que comparecer ao embarque e ocorrer algum imprevisto com o seu voo tem direito à assistência material que envolve comunicação, alimentação e acomodação. Estas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos clientes, atendendo às suas necessidades imediatas. 
Além disso, se o problema for em conexões, a empresa pode arcar com a hospedagem, caso necessário.
Importante ressaltar que, após 4 horas de espera ou cancelamento, você pode pedir o reembolso ou uma indenização, caso se sinta totalmente desconfortável com a situação. Para que isso ocorra, no entanto, é necessária a contratação de um advogado, que irá lhe auxiliar durante todos os trâmites legais.

Escritório de Advocacia
Valença,Lopes e Vasconcelos

https://www.vlvadvogados.com/
E-mail: 
atendimento@advogadosvlv.com  WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=19293095647

terça-feira, 16 de julho de 2019

Funarte lança bolsa de estímulo à conservação fotográfica



A Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cidadania, publicou, nesta segunda (15), a primeira edição do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. As inscrições estão abertas de 16 de julho a 29 de agosto de 2019.

O programa vai contemplar projetos de pesquisa, com textos inéditos no campo da preservação e da conservação da fotografia. A iniciativa é realizada por meio do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), integrante do Centro de Artes Visuais da Funarte.

Através do edital, serão concedidas cinco bolsas de R$ 40 mil cada uma. Podem candidatar-se pessoas físicas, residentes em qualquer lugar do Brasil, que atuem nas áreas técnicas relacionadas ao concurso.

Essa ação da Funarte possui como objetivo estimular a produção de conhecimento no campo da conservação e da preservação fotográficas. O processo seletivo inclui três módulos de concorrência. São eles:

  • Ações e estudos sobre conservação e restauração fotográfica no Brasil – duas bolsas serão concedidas no módulo;
  • Ações e estudos sobre digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil – duas bolsas; e
  • Ações e estudos realizados sobre processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX – nesse módulo será concedida uma bolsa


O produto final a ser desenvolvido pelos contemplados deve ser um texto, tendo como padrão os Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica –números 6, 7 e 8, editados pela Funarte, conforme as especificações do edital. Essa coleção, coordenada e desenvolvida pelo CCPF, pode ser baixada neste link.

Por meio desse edital, a Funarte tem a intenção de promover a produção de textos originais, que contribuam para a formação de novos profissionais em conservação e preservação da fotografia; além de estimular a capacitação técnica nos vários setores relacionados à área, por meio do desenvolvimento da bibliografia direcionada a profissionais e estudantes, bem como da divulgação do conhecimento e de experiências ligados a esse campo.

Homenagem a Solange

O Centro de Conservação e Preservação Fotográfica/CEAV – Funarte considera de grande relevância a homenagem a Solange Zuñiga no edital. “Trata-se da profissional responsável pela concepção, desenvolvimento e coordenação geral do Programa Nacional de Preservação e Pesquisa da Fotografia realizado na Funarte, que culminou na criação do CCPF. Além disso, Solange Zuñiga foi uma incentivadora da pesquisa no campo da conservação fotográfica, no qual alcançou grande prestígio, tanto no Brasil como em outros países da América do Sul”, comenta Sandra Baruki, coordenadora do CCPF.

Solange Zuñiga era doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com tese sobre políticas de preservação de acervos documentais, e mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Columbia – Nova York (EUA), onde cursou mestrado em Administração da Preservação. Foi diretora do antigos departamentos de Artes e de Pesquisa e Documentação da Funarte, onde foi responsável pela concepção, desenvolvimento e coordenação do Programa Nacional de Preservação e Pesquisa da Fotografia a instituição que originou o CCPF. Participou da equipe de historiadores responsável pela concepção, implementação e coordenação do projeto do Centro de Pesquisas Históricas da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi uma das idealizadoras do projeto Publicação e Disseminação de Literatura Técnica em Preservação, do programa Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (CPBA), com apoio de instituições norte-americanas, como a Comission on Preservation and Access (Comissão de Preservação e Acesso) e a Fundação Andrew W. Mellon e, no Brasil, da Fundação Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social.

O CCPF

O Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) – Funarte é um núcleo de excelência que, há mais de 30 anos, pesquisa, desenvolve e difunde sistemas e métodos que são amplamente utilizados pelas instituições brasileiras detentoras de coleções, além do reconhecimento como centro de referência internacional no campo da preservação e conservação fotográfica.


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segunda-feira, 15 de julho de 2019

HOJE É O ÚLTIMO DIA DE VOTAÇÃO DOS MEMBROS DAS CÂMARAS SETORIAIS DO CONSELHO DE CULTURA DE ILHÉUS


Às onze horas e cinquenta e nove minutos de hoje encerram-se as votações dos candidatos e candidatas às câmaras setoriais do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus. Têm direito a voto todos os agentes culturais que se recadastraram no período pré-eleitoral. Para votar e conhecer o regimento interno das eleições, acesse o blog do conselho clicando no link abaixo: