quarta-feira, 26 de julho de 2017

O CINEMA VAI FECHAR E O BATUBA BEACH SAI DE ILHÉUS SE O PROJETO DE LEI Nº 053/2017 FOR APROVADO


O Projeto de Lei 053/2017, de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD), continua "rendendo". Na tarde de hoje (quarta, 26) um grupo de importantes empreendedores culturais da cidade se reuniu e anunciou duras consequências caso a "Lei da Carteirada" (apelido que o Projeto de Lei ganhou) seja aprovado. Dentre o que consideram como "profundos impactos negativos", está o fechamento imediato do Cine Santa Clara e a transferência do Batuba Beach Sound para outro município “com condições favoráveis” à realização de atividades culturais. O PL será votado na próxima semana, na Câmara de Vereadores de Ilhéus. 

Confira uma nota de repúdio emitida pelo grupo e enviada ao O Tabuleiro:

NOTA DE REPÚDIO

    Diante o Projeto de Lei 053/2017, de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD), que propõe a entrada gratuita para agentes de segurança e meia-entrada para seus familiares em diversas atividades culturais realizadas no município de Ilhéus, produtores, gestores e empreendedores culturais vêm a público repudiar o que chamam de “Lei da Carteirada”, que, caso seja aprovada, acarretará em profundos impactos negativos a economia deste município, já que inviabilizará toda manutenção de uma sensível cadeia produtiva de eventos.

      Salientamos que, na realidade atual, os empreendedores culturais já encontram dificuldades para a realização de suas atividades e pouco dispõe de apoiadores ou patrocinadores para a realização destes, sendo o ingresso a única fonte de receita para garantir a viabilidade financeira das suas ações.

      Tendo em vista isso, anunciamos as consequências que a aprovação da “Lei da carteirada” trará a Ilhéus e à sua população, além de visitantes, já que se trata de um município com grande apelo turístico:

      - O Cine Santa Clara, localizado na Avenida Soares Lopes, e único cinema existente, terá as suas atividades encerradas no dia seguinte à aprovação da projeto de lei proposto pelo edil;
      - O Batuba Beach Sound, maior evento privado de réveillon da Bahia, realizado há 10 anos em Olivença, terá a sua realização alterada para outro município da região, com condições favoráveis a isso;
      - A contratação de atrações regionais em casas de shows, como o Mar Aberto, na zona sul, não será mais viável.
     Todas as consequências são declaradas pelos gestores responsáveis aos empreendimentos citados e produtores locais.

     Este grupo conta com o bom senso do vereador responsável pela criação do projeto, bem dos demais legisladores de Ilhéus, eleitos para atenderem, de forma responsável, aos anseios da população.

Fonte: Site O Tabuleiro

PREFEITO NOMEIA OS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou decreto 097 que nomeia os titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura, que têm a função de elaborar moções, pareceres sobre tombamentos e reformas do patrimônio cultural, participar de comissões técnicas e temáticas, além de garantir as políticas públicas de cultura e fiscalizar os recursos destinados ao setor.

Os membros da sociedade civil são eleitos por seus pares e os membros do poder público são indicados pelo prefeito, que são: secretarias de Cultura - João Paulo Couto Santos (titular) e Paulo Pereira do Rosário (suplente); de Turismo, Jacks Rodrigues dos Santos (titular) e Roberto de Andrade Pereira (suplente); de Educação, Mariângela de Sant’Anna Bahia (titular) e Altemíria de Souza Protásio Félix (suplente); Secretaria de Planejamento, Helena Maria Souza Bomfim Ribeiro (titular) e Emílio José Santos Gusmão (suplente).

Também fazem parte do conselho os representantes das secretarias da Fazenda, Roberto Soares Oliveira (titular) e Gilberto Araújo Dórea (suplente); de Desenvolvimento Social, Rubenilton Santos Silva (titular) e Géssica Miranda Rebouças (suplente); de Saúde, Rita de Cássia do Carmo Adami (titular) e Elizângela Santos de Oliveira (suplente); do Gabinete do Prefeito, Sérgio Santos de Sousa (titular) e Joilma Cristina Sodré Santos Bandeira (suplente); e Divisão de Esportes, Marcos Ulisses Garcia (titular) e Aneilson Leal da Luz (suplente).

Já os membros da sociedade civil são indicados pelas câmaras setoriais de Teatro, Ruy Penalva Guimarães Neto (titular) e Robert Alexandre Rodrigues (suplente); de Música, Laís Chaves Marques (titular) e Agenor Santos de Oliveira Filho (suplente); de Artes Visuais, Gildásio Rodrigues Santos, titular e Emerson Silva Araújo (suplente); de Audiovisual, Tacila Aparecida Mendes Reis (titular) e Rodrigo Macêdo Figueroa (suplente); e de Dança, Eliana Conceição da Fonseca (titular) e Djalma Fernandes da Silva (suplente).

Ainda fazem parte do conselho, os representantes das câmaras setoriais de Cultura Popular, Janete Lainha Coelho (titular) e Rosenilto Moreira Ribeiro (suplente); de Cultura Indígena, Alex Alves Souza (titular) e Flávio Alves Souza (suplente); de Cultura Afro, Júnior Cézar Coelho Cotias (titular) e Jamile Silva Santos (suplente); de Patrimônio Cultural, Maria Helena Guimarães Carvalho Tavares (titular) e Meirice Rocha Nascimento (suplente); e de Literatura, Antonio Sergio Nunes Figueiredo (titular) e Fabrício Brandão Amorim Oliveira (suplente).

De acordo com o conselheiro estadual de Cultura e gestor cultural, Pawlo Cidade, "o conselheiro de Cultura é um cidadão comprometido com a política pública de cultura. Ele não é só um agente fiscalizador, mas é também agente transformador da sociedade”. Pawlo Cidade lembrou ainda que o exercício de conselheiro é voluntário, e representa os interesses e desejos de determinado segmento, “que são acompanhar e fiscalizar o Plano Municipal de Cultura, propor ações de fomento à secretaria municipal de Cultura e fiscalizar e apontar direcionamentos dos recursos do fundo municipal de cultura”.

Fonte: Secom

segunda-feira, 24 de julho de 2017

SÉRGIO SÁ LEITÃO É O NOVO MINISTRO DA CULTURA

Em sua passagem pelo MinC de 2004 a 2006, Sá Leitão tomou medidas importantes, como a criação do Programa de Economia da Cultura (Foto: Reprodução/TV Senado)

Atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão é o novo titular do Ministério da Cultura (MinC), conforme anunciou na última quinta-feira (20) o presidente da República, Michel Temer. Com ampla e reconhecida experiência na área cultural, Sá Leitão foi chefe de gabinete do MinC durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro entre 2012 e 2015.
 
Sá Leitão, 49 anos, havia assumido a diretoria da Ancine em abril deste ano, indicado pelo então ministro Roberto Freire. Foi diretor-presidente da RioFilme de 2009 a 2015. Também já assessorou a Presidência do BNDES, onde coordenou a criação do Departamento de Cultura. Foi membro do Conselho Petrobras Cultural, vice-presidente da Comissão Interamericana de Cultura (OEA) e vice-presidente da Associação das Distribuidoras Brasileiras (Adibra). Participou da criação do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da elaboração da Lei 12.485, que regulamenta a TV paga no Brasil.
 
Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sá Leitão é pós-graduado em E-business pelo IBMEC (atual Insper) e em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). 
 
Na iniciativa privada, foi consultor de várias empresas e trabalhou na Clear Channel Entertainment (hoje Live Nation), na Rio Bravo Investimentos, na Folha de S.Paulo, no Jornal do Brasil e no Jornal dos Sports. Foi sócio da produtora Solar Filmes, da editora AgitProp e da agência de design 20/01. Realizou diversos curtas, DOCs, clipes, comerciais, institucionais e exposições de fotografia. 
 
É professor do Curso de Direito do Entretenimento da UERJ e deu aula na UFRJ, na UniverCidade e na Universidade Veiga de Almeida. Participa habitualmente como conferencista em diversos eventos no Brasil e no exterior, abordando temas como economia criativa, indústria do entretenimento e indústria do audiovisual. Também integrou o Conselho da Fundação OndAzul, ONG ambientalista criada por Gilberto Gil. Foi o responsável pela criação do CineCarioca Nova Brasília, o primeiro cinema 3D em uma favela brasileira (e também a sala com a maior taxa de ocupação no país), entre outros projetos.
 
Economia da Cultura
 
Em sua passagem pelo MinC de 2004 a 2006, Sá Leitão tomou medidas importantes, como a criação do Programa de Economia da Cultura dentro da Secretaria de Economia da Cultura. Foi Sá Leitão quem desenvolveu pela primeira vez um mapeamento da economia da cultura. Coordenou ainda o Programa de Apoio à Exportação de Música (Pró-Música), lançado para estimular a difusão da música brasileira no exterior, por meio de divulgação, geração de negócios e estímulo à demanda. Todas as ações foram identificadas pela marca 'Música do Brasil'. Também foi o responsável pelo programa CulturaPrev, um Fundo de Pensão para os Trabalhadores da Cultura, que busca atender as necessidades específicas dos trabalhadores da cultura para garantir sua proteção social. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura