sexta-feira, 23 de março de 2012

MORRE O MESTRE DO HUMOR NACIONAL

Clique na imagem para saber mais


CHICO ANYSIO, se despede da vida, para entrar na história como um dos maiores humoristas de todos os tempos. Obrigado, mestre!



PATROCÍNIOS: DA INTUIÇÃO À QUALIFICAÇÃO

O ARTIGO DE ELIANE COSTA, DA PETROBRAS, ABORDA DE FORMA OBJETIVA A QUESTÃO DO PATROCÍNIO COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Falar de patrocínios é falar de escolhas. Não me refiro à decisão quanto a patrocinar, ou não, um projeto específico. Falo de escolhas anteriores, aquelas que definem o posicionamento de uma empresa no mercado, e que, mais adiante, vão pautar suas estratégias de comunicação. Estas, por sua vez, alimentarão, na seqüência, as escolhas de patrocínios, desde a definição das áreas-foco (cultura ou esportes, por exemplo), até as decisões pontuais sobre patrocinar ou não um projeto específico. Sendo o patrocínio uma das ferramentas da comunicação empresarial integrada, qualquer ação nessa atividade deve refletir escolhas prévias relacionadas à identidade, ao posicionamento de marca e às metas estratégicas da empresa. Quem são seus públicos prioritários e que valores ela deseja comunicar são perguntas cujas respostas precisam anteceder a decisão sobre o que patrocinar. São esses parâmetros que vão orientar, e, conseqüentemente, distinguir, a ação das diferentes instituições nessa atividade.

Uma política de patrocínios deve traduzir o contexto e os anseios específicos da organização. É natural, portanto, que as estratégias de uma empresa que defende ferozmente sua participação em um mercado altamente competitivo sejam distintas de outra que busca agregar valor à sua marca em uma perspectiva de longo prazo. Se o segmento dos grandes eventos, com artistas famosos e forte apelo midiático, poderia ser uma boa alternativa para a primeira, a preservação de acervos significativos da cultura brasileira se mostraria mais adequada às necessidades da segunda. Entre esses dois extremos, cabem, evidentemente, infinitas outras escolhas; o importante é ressaltar que o patrocínio pode estabelecer horizontes para além de uma perspectiva imediatista sobre o mercado.

quinta-feira, 22 de março de 2012

PALESTRA DA ANCINE EM SALVADOR

DIA 03 DE ABRIL TEM REUNIÃO DO FAEGSUL


O FÓRUM DE AGENTES, EMPREENDEDORES e GESTORES CULTURAIS DO LITORAL SUL – FAEGSUL, dará início às suas atividades no próximo dia 03 de abril (terça-feira). Na oportunidade, o Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Bonfim, a Professora e Conselheira Estadual de Cultura, Tica Simões, e a Representante da SECULT do Macroterritório Sul, Raquel Galvão, estarão presentes para discutir, juntamente com os agentes culturais as políticas públicas de cultura que serão implementadas no Território este ano.
Acompanhe a programação:

9h00 – Boas Vindas – Pawlo Cidade, presidente do FAEGSUL
9h10 – A Ação da Universidade no universo da Gestão Cultural, Prof. Dr. Raimundo Bonfim
9h30 – O Conselho Estadual de Cultura e sua interiorização, Profa. Dra. Tica Simões
10h00 – A SECULT no Macroterritório, Raquel Galvão, Repres. Macroterritório Sul
10h30 – Coofee break
10h40 – Apresentação do Calendário das próximas reuniões e proposição de atividades
11h30 - Encerramento

Contamos com sua presença.

QUANDO? 03 de abril de 2012 (Terça-feira)
HORÁRIO? 9H00
LOCAL? AUDITÓRIO DA TORRE, UESC, 5º ANDAR
QUANTO? Gratuito

terça-feira, 20 de março de 2012

ARTISTAS QUEREM A SAÍDA DE ANA DE HOLLANDA DA CULTURA

Diversos manifestos que circulam desde o fim da semana passada, assinados por artistas e intelectuais, pedem à presidência da República a substituição da ministra da Cultura, Ana de Hollanda (Foto: Márcio Fernandes A/E). O jornal O Estado de S.Paulo diz que os manifestos “são assinados por gente à direita e à esquerda, moderados e radicais, notáveis e anônimos militantes da cultura digital”, demonstrando uma espécie de “unanimidade negativa” em torno da ministra. Clique aqui para ler um deles.

Na carta que será entregue à Casa Civil, a classe cultural indica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, como substituto de Ana de Hollanda. Outros nomes estão sendo lançados por diversos grupos, entre eles o da atriz Carla Camurati (diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e o da historiadora Rosa Maria Araújo, do MIS carioca (irmã do novelista Gilberto Braga e parceira de Sergio Cabral no musical Sassaricando).

As críticas declaradas à atual ministra começaram depois da revelação pelo blog Farofafá de que oMinC advogou em favor do Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad), em um processo no qual a instituição é acusada de cartelização e gestão fraudulenta. O processo está em julgamento no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A ministra foi convidada a se explicar no Senado.

Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e do site Cultura e Mercado

domingo, 18 de março de 2012

Aberta as inscrições para o II FESTIVAL CURTACENA DE TEATRO

Já estão abertas as inscrições para o II Festival CurtaCena de Teatro. Quem quiser participar da segunda edição da mostra competitiva de esquetes (peças curtas), deverá se inscrever até o dia 30 de abril, baixando pelo site www.festivalcurtacenadeteatro.com.br a ficha de inscrição, anexando em três vias o texto, um breve curriculum dos envolvidos e a proposta da montagem. Os documentos deverão ser enviados via SEDEX ou carta registrada para Rua Padre Camilo Torrend, 96, ap. 601. Ed. Maria Luiza, Federação. Salvador / Bahia. CEP: 40210-650.

A esquete é uma palavra derivada do termo inglês “sketch” e é utilizada para denominar peças de curta duração ou cenas dramáticas. Apesar de ser ainda uma novidade na cidade, festivais de esquetes são cada vez mais constantes, com grande sucesso de público e crítica no eixo Rio-São Paulo.

A atriz carioca Mariana Moreno, idealizadora do projeto, afirma que o projeto tem como principal meta a viabilização da experimentação do fazer teatral e do “estar no palco” para atores profissionais, amadores e, principalmente, estudantes de teatro. “Investimos em democratização cênica e em agentes facilitadores como a opção por esquetes, por serem montagens rápidas e de baixo custo”. O ingresso será um livro literário para cada dia do evento.

Do total de trabalhos enviados 16 serão selecionados e as apresentações ocorrerão durante os dois dias de festival. Para isso, uma comissão julgadora formada por Fernanda Paquelet, Luciana Comin e Marcelo Prado pela escolha.

Dos selecionados pela comissão sairão cinco grupos vencedores que levarão um prêmio de R$ 500,00 cada um. As categorias premiadas serão Melhor Esquete, Melhor Texto Original, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator.

As apresentações acontecerão no Teatro Gamboa Nova, de 01 a 3 de junho, sendo que o último dia acontecerão as premiações e apresentação musical.

Para a 2ª edição, o projeto foi aprovado pelo edital de Demanda Espontânea 2011, promovido pela Secretaria de Cultura, através do Governo do Estado da Bahia.

O quê: INSCRIÇÕES - II Festival CurtaCena de Teatro
Onde: Teatro Gamboa Nova
Quando: Inscrições estão abertas até o dia 30 de abril de 2012. Os documentos deverão ser enviados via SEDEX ou carta registrada para Rua Padre Camilo Torrend, 96, ap. 601. Ed. Maria Luiza, Federação. Salvador / Bahia. CEP: 40210-650.

Valor: Gratuito