sábado, 23 de março de 2013

INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA TEATRO E TEATRALIDADE: CONVERSAS & CONVERGÊNCIAS

Cena do espetáculo "Hoje é Dia de Circo"

As inscrições para o Seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências serão prorrogadas até o dia 29 de março. Segundo o Curador Pawlo Cidade "é preciso abrir espaço para o maior número de agentes culturais que estejam envolvidos no Teatro." Várias cidades já confirmaram presença. Entre elas: Santa Maria da Vitória, Santana, Buerarema, Camacan, Camamu, Itabela, Itanhém, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itajuípe, Itabuna, Una, Ilhéus, Casa Nova, Salvador, Vitória da Conquista, Uruçuca, Itacaré, Ibicaraí, Iguaí, Itapé, Ubaitaba e Ubatã.

Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências é um seminário de amplas discussões sobre o fazer teatral, o processo de criação, troca de experiências e políticas públicas para o Teatro. São cinco painéis: Teatro e Comunidade, com Fernando Guerreiro, atual presidente da Fundação Gregório de Mattos; Teatro e Pesquisa, com Márcio Meirelles, ex-Secretário de Cultura do Estado da Bahia; Teatro e Teatralidade, com Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus; Teatro e Sobrevivência com Romulo Avelar, autor do livro "O Avesso da Cena", de Belo Horizonte; e Teatro e Transformação: A Lei com ponto de partida, com Fernando Marinho, presidente do SATED-BA. 

Como mediadores dos debates estão confirmados: Eva Lima (Itabuna), Humbervaque Andrade (Casa Nova), Robson Vieira (Santa Maria da Vitória), Paulo Atto (Ilhéus), Ivana Santana (Salvador), José Delmo (Buerarema), Rod Pereira (Porto Seguro), Chico Nascimento (Ibirapitanga) e Claudiana Figueiredo (SEBRAE). 

Vários parceiros se uniram a esta iniciativa e estarão presentes no seminário, como o SEBRAE, a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o Ilhéus Hotel e a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais - SBAT.

Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências tem o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Governo do Estado da Bahia.

quinta-feira, 21 de março de 2013

EDITAL PORTAS ABERTAS PARA AS ARTES VISUAIS É RETOMADO E ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS



Com objetivo de apoiar a difusão da produção de Artes Visuais da Bahia, bem como dinamizar e qualificar a ocupação de espaços culturais públicos, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através de sua Diretoria de Espaços Culturais (DEC), retoma o edital Portas Abertas para as Artes Visuais. O concurso tem inscrições abertas até 7 de maio e vai selecionar um total de 15 propostas que serão apresentadas em Salvador: cinco de exposições a serem montadas na Galeria do Conselho, e dez de intervenções em Artes Visuais nos ambientes da Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. O texto do edital, bem como seus anexos, pode ser acessado através do site do projeto – www.fundacaocultural.ba.gov.br/portasabertas –, página em que também, ao longo do ano, os trabalhos contemplados serão divulgados.

terça-feira, 19 de março de 2013

COMEÇAM A SER DEFINIDOS OS PRIMEIROS REPRESENTANTES DAS CÂMARAS SETORIAIS DO CMC

Pawlo foi eleito na Câmara de Literatura

Desde de segunda-feira (18) que tiveram início as eleições das câmaras temáticas das artes do Conselho Municipal de Cultura. Numa eleição bastante democrática foram eleitos até a presente:

CÂMARA SETORIAL DE TEATRO

Romualdo Lisboa - Titular
Valdiná Guerra - Suplente

CÂMARA SETORIAL DE LITERATURA

Pawlo Cidade - Titular
Jocélia Kaffer - Suplente

CÂMARA SETORIAL DE MÚSICA

Fabiane Ribeiro - Titular
Nozinho - Suplente

As eleições continuam até o dia 27 de março. Ainda faltam as Câmaras de Patrimônio Cultural, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Afro, Cultura Indígena, Cultura Popular e Dança.