sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

EDITORIAL


“O PMC não é documento de arquivo. É a prova viva de uma classe que compreendeu que as ações culturais devem perpassar governos. Por isso ele é chamado de Plano de Estado!”
P.C.
MINHA RELAÇÃO COM A GESTÃO CULTURAL
E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA
Artistas e vereadores que no dia da aprovação do PMC 

Quando a gente houve de um artista que, teoricamente, foi um militante de sua classe, ralou, aprovou projetos e defendeu com unhas e dentes seu papel enquanto “articulador das Políticas Públicas de Cultura” que tudo que a gente conquistou e todas as leis que foram criadas para perpetuar governos (Fundo de Cultura, Conselho de Cultura, Plano de Cultura) podem ser revogadas, é lamentável.

Fiquei na gestão pública de cultura por quase vinte anos. Fui inicialmente Diretor de Cursos e Eventos, depois passei a Chefe de Pesquisa, Coordenador de Cultura, Gestor do Espaço Cultural Bataclan e por último Assessor da Divisão de Cultura. Meu foco sempre foi o de colocar a comunidade em primeiro plano. Afinal, ela é a mais interessada na Cultura.

Nos últimos cinco anos me especializei em projetos culturais e captação de recursos. Tive sucesso em uns, perdi outros. O engraçado é como as pessoas que estão “de fora” vêm os produtores culturais. Eles acham que só porque ganhamos, por exemplo, duzentos mil reais em uma proposta que estamos cheios de dinheiro. Como se os recursos públicos fossem algum prêmio da loteria que nos permitisse comprar carro zero, casa na praia, imóveis em outros estados, pagar a faculdade do filho etc etc etc.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE TEATRO


Nesta sexta-feira, a Câmara Setorial de Teatro, órgão deliberativo do Fórum Permanente de Teatro do Conselho Municipal de Cultura, estará reunida para discutir o seu regimento interno e os critérios que irão definir quem faz teatro no município. 

Ainda na pauta está as eleições da Câmara e as eleições do CMC deste ano que serão realizadas em março.

Todos os artistas de Teatro estão convidados.

Local: Academia de Letras de Ilhéus
Horário: 18h30
Endereço: Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39 - Centro
Dia: 11 de janeiro de 2013.