sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA DO LITORAL SUL TRARÁ SECRETÁRIO ALBINO RUBIM E MINISTÉRIO DA CULTURA

O Secretário Estadual estará presente em Ilhéus

Chegou ao fim, esta semana, as Conferências Municipais de Cultura. Das dezesseis cidades do Território Litoral Sul que realizaram o encontro (Una, Floresta Azul, Itajuípe, Itapitanga, Almadina, Coaraci, Mascote, Buerarema, Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Ubaitaba, Uruçuca, Arataca, Camacan e Itapé) estivemos em nove, participando diretamente dos trabalhos ou proferindo a chamada “fala inspiradora”.
As cidades que não foi possível estar presente orientamos passo a passo e, ao lado dos companheiros do FAEGSUL (Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores do Litoral Sul) estimulamos a sua realização. O FAEGSUL foi peça chave no estímulo à realização das Conferências Municipais. Os municípios compreenderam que as conferências são espaços democráticos de discussão e consecução de políticas públicas.
Entenderam ainda que o Litoral Sul almeja consolidar seus Planos e Sistemas de Cultura. Já demos o primeiro passo. Agora é a vez da efetivação destes instrumentos para que em 2012 eles se tornem realidade em nosso Litoral e possamos transformar de uma vez por todas a cara de nossas cidades.
Agora é a vez da Conferência Territorial de Cultura. É do Estado, através da SECULT a realização da Conferência. Mas, ela terá o apoio total e irestrito da Fundação Cultural de Ilhéus. Ocorrerá na próxima semana, nos dias 16 e 17 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

A Cerimônia de Abertura está prevista para as 18h00. Estão confirmadas a presença de Albino Rubim, Secretário Estadual de Cultura; Camila Cestari, Assessora do Ministério da Cultura - Representação Bahia; Superintendência e Técnicos da SECULT, dirigentes municipais de cultura do Litoral Sul, delegados eleitos nas conferências municipais, comunidade e apresentações culturais do Ritual Porancyn, da Aldeia Tupinambá de Olivença, e do Ballet Afro Dilazenze.
No dia seguinte, segunda-feira, os trabalhos terão início às 8h00 com apresentação dos grupos temáticos; exibição do vídeo com a Metodologia da IV CEC, Leitura das Propostas Elaboradas nas Conferências Municipais e priorização das propostas que serão transformadas em projetos. Intervalo para o almoço, às 12h30.
A tarde, a partir das 13h30, continuação dos Grupos de Trabalho, cadastramento de propostas e apresentação de resultados; plenária com o compartilhamento de tudo que foi debatido e a eleição dos delegados para a etapa estadual.
De acordo com o Regulamento da IV CEC, artigo 23º, “As despesas relacionadas à realização das Conferências Municipais e/ou Intermunicipais, bem como o deslocamento, hospedagem e alimentação dos delegados eleitos para a etapa territorial e estadual da IV CEC-BA são de responsabilidade dos municípios, instituições parceiras e/ou dos delegados eleitos”.
Ilhéus, com seus nove delegados eleitos, certamente escolherá um dos delegados que irão à Conferência Estadual.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cadastro Nacional de Bibliotecas do Brasil

Biblioteca Pública Adonias Filho

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), publicou na última sexta-feira (30), no Diário Oficial da União (Seção 3, página 17), Edital de Convocação para as bibliotecas de todo o país aderirem ao novo Cadastro Nacional de Bibliotecas do Brasil. O cadastro é coordenado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), projeto realizado em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC).

O objetivo do cadastro é mapear, de maneira abrangente, todas as bibliotecas existentes no país, sejam elas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, ou especializadas, levantando dados sobre a relação institucional, público, acervo, serviços, infraestrutura e gestão.

O novo cadastramento, que poderá ser feito online, estará aberto para consulta de cidadãos, instituições públicas ou privadas, e, principalmente, para governos municipais e estaduais. O SNBP oferecerá informações atualizadas para o desenvolvimento de políticas locais de acesso à leitura e à informação e terá um importante papel na construção de redes locais de bibliotecas.
Para acessar o cadastro, clique aqui.

Em caso de dúvida, mande sua pergunta para cadastrosnbp@bn.br ou ligue para a Coordenadoria Geral do SNBP através do telefone 21-2220-4690.
(Texto: Clovis Horta, Ascom/FBN/MinC)
(Foto: Pedro França)
Leia mais no site do MinC.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SAI O EDITAL DE MODERNIZAÇÃO DE MUSEUS


Casa de Cultura Jorge Amado (Ilhéus)
Foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 30 de setembro, na Seção 3, página 18, o Edital Modernização de Museus.

O Modernização de Museus consiste em dar apoio financeiro a modernização de instituições museológicas. Os interessados em participar podem inscrever os projetos através do Sistema SalicWeb, que pode ser acessado pelo portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e no site do Ibram (www.museus.gov.br). As inscrições vão até 13 de novembro.

Os proponentes poderão inscrever-se em uma única categoria, com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 100.000,00 (cem mil reais) e R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

edital está disponível para consulta na página do Ibram, na Seção Prêmios, Editais e Concursos.

Na próxima semana está previsto o lançamento de mais editais do Programa de Fomento aos Museus 2011.
O edital também será disponibilizado na página do Ibram.

Mais informações através do email fomento@museus.gov.br.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

APRENDA A FAZER HAICAI


Clique na imagem e aprenda a fazer Haicai. É super bacana! Uma ótima iniciativa do Educar Para Crescer da Editora Abril.

A COMUNIDADE TIA MARITA ABRAÇA ESTA CAUSA


Informação, a maior amiga da Doação de Órgãos
Mais informações com a Enfermeira Ana Aragão, 6a. Dires, Telefone: 73.8849.1234

A vitrine do audiovisual no sul da Bahia


          A II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, MUSA, acontece de 25 a 27 de outubro, na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, e traz em sua programação exibições de curtas e longas-metragens, sessões infantis, oficinas, exposições, discussões sobre economia do audiovisual e shows. O evento é pioneiro na categoria de audiovisual universitário no sul da Bahia.
         Para ampliar as oportunidades de exibição das produções universitárias, a partir deste ano a Musa passa a receber curtas-metragens de todo o Brasil para a Mostra Competitiva. As inscrições para esta categoria vão até o dia 07 de outubro. Para concorrer, é necessário que os curtas sejam enviados em DVD ou pen drive e ter duração máxima de 20 minutos. A seleção dos vídeos da II MUSA será realizada pela curadoria do evento, composta por integrantes de reconhecida atuação no segmento artístico e obedecendo aos critérios de originalidade, criatividade e qualidade técnica. Os vencedores serão eleitos pelo júri popular, e os que ganharem em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão o troféu MUSA, confeccionado pelo reconhecido artesão Souza especialmente para a premiação, além de levarem para casa também livros da editora Editus. Todos os concorrentes que tiverem seus vídeos selecionados para exibição na MUSA receberão certificado de participação.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CURSO DE FOTOGRAFIA


Durante o próximo final de semana (de 6 a 8 de outubro) estaremos mais uma vez em Itabuna, com a 6a. turma do Curso Básico de Fotografia.

As aulas acontecerão na quinta e sexta à noite (19h às 21:30h) e no sábado pela manhã, na Clínica Reviva, Rua Sóstenes Miranda, 291- centro,  com aulas teóricas na quinta e sexta e e prática no sábado. O curso é destinado a todos aqueles que amam fotografia e desejam descobrir algo além do que conhecem, ampliar sua visão de mundo fazendo da fotografia seu instrumento.

Não existem restrições às câmeras utilizadas, equipamento "bom" é aquele que você domina!

Faça sua pré-inscrição clicando no link:

LANÇAMENTO DA REVISTA OVERMUNDO


A Revista Overmundo é uma publicação bimestral semitemática. Com versões para diferentes dispositivos de leitura digital, suas páginas apresentam um vasto e colorido panorama da cultura brasileira. Participe apontando temas, sugerindo pautas e escrevendo artigos para o site e a revista. Quem sabe não é uma boa oportunidade para você exercer a sua veia de repórter e contar pra gente o que de bacana acontece na cena por aí, na sua cidade? 

Serviço:

Lançamento da Revista Digital Overmundo
Terça-feira, 4/10, às 20h
Studio SP Rua Augusta, 591 - São Paulo, SP
Entrada gratuita

Acesse a versão PDF AQUI