sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

O POVOADO DAS ONZE MIL VIRGENS TEM TIDO BOA ACEITAÇÃO DOS LEITORES



O escritor Pawlo Cidade participa de dois bate-papos neste fim-de-semana no Município de Maraú sobre seu mais novo lançamento literário: "O Povoado das Onze Mil Virgens" (Editora Teatro Popular de Ilhéus, 256 páginas, 2019). A obra escrita sob as características do realismo mágico, principal escola de Gabriel Garcia Márquez e Juan Rulfo aborda a história e as estórias dos personagens do povoado, situado no Município de Vila Bela.

Desde o seu lançamento em 7 de novembro, a obra tem alcançado boa aceitação no mercado. O leitor Carlos Mascarenhas disse que Pawlo conseguiu "fazer magia com a obra", parafraseando Carl Sagan, citado no livro. Emanuel Mirdad, coordenador e criador da Festa Literária de Cachoeira - FLICA, postou trechos inteiros da obra em sua página pessoal, salientando tratar-se de uma leitura indispensável. Já a leitora e produtora cultural Fernanda Caymmi postou um poema no Instagram em homenagem ao livro:

Na cabeceira...
No momento do instante
Em que o trabalho clama.
Na prateleira...
Para quem as letras ama.
A cultura verdejante.
Na Cidade...
Onde Amado fez morada
De um Pawlo Recriante.
No povoado...
Donde mulheres formam mil
Há histórias que ninguém viu.
E ainda assim...
há relatos e quem as conte
@fernandacaymmi
Sobre o delicioso livro de @pawlocidade:
O povoado das onze mil virgens.

O leitor e advogado Edson Lima afirmou em rede social que O Povoado das Onze Mil Virgens é uma obra "com excelente qualidade literária" e que "é instigante a composição dos personagens". Diversos leitores e leitoras já postaram fotos com o livro em diversas localidades, como o Teatro Municipal do Amazonas, em Manaus, feita por Ellen Teles e a Chapada Diamantina, por Manu Pessoa, seguida da frase "um bom lugar para ler um livro" da canção "Nem um Dia" de Djavan.

O escritor Pawlo Cidade disse que está feliz com a repercussão do livro, mas fala da dificuldade de distribuição, comum à maioria dos escritores emergentes. "Vou ampliar os bate-papos nos municípios da Bahia. Enquanto não consigo uma distribuição nacional, vou fortalecendo meu nicho", destaca.

O Povoado das Onze Mil Virgens será apresentado hoje e amanhã em dois distritos de Maraú, na Bahia:
Dia 6, sexta-feira, às 20h, Bar Odoyá, em Taipu de Fora;
Dia 7, sábado, às 20h, Centro Cultural, em Barra Grande.

Ainda este mês está previsto um bate-papo, seguido da apresentação do livro, na Livraria Atemporal, na Almirante Barroso, em Itabuna, dia 19 de dezembro. Segundo a Comunidade Tia Marita, o livro ainda será apresentado nas cidades de Vitória da Conquista, Salvador, Canavieiras e Andaraí.