segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

NOVO EDITAL DA CULTURA DO PARANÁ VAI PREMIAR RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA


A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (Secc), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, abrem as inscrições para o Edital Memorial de Vivências com recursos da Lei Aldir Blanc. Ao todo, 1.065 artistas de dez segmentos culturais serão contemplados com um prêmio individual de R$ 5 mil, totalizando um investimento de R$ 5.325.000,00.

A iniciativa tem como objetivo eternizar as expressões, nas diferentes linguagens artísticas e culturais, das vivências, saberes e fazeres durante o período pandêmico por meio de um museu virtual. O edital é voltado para trabalhadores e trabalhadoras da cultura pessoa física, residentes no Paraná. As inscriçõesprosseguem até 17 de fevereiro pelo sistema Sic.Cultura. Os interessados devem enviar um vídeo-depoimento, entre 15 e 30 minutos, no ato da inscrição.


No intuito de descentralizar os recursos, as vagas foram divididas em 70% para o interior do Estado e 30% para a Capital. São contempladas as seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, cultura tradicional, diversidade cultural, dança, ópera ou circo, música e técnicos. Para participar, é necessário comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos na área.

Segundo Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral de Cultura do Paraná, é importante que as políticas públicas viabilizem a cultura do futuro, mas é imprescindível que se valorize também a memória cultural. “O Memorial de Vivências foi pensado com esse intuito: permitir que os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Estado contem suas histórias com as artes e o fazer cultural para que se registre esse momento particular que vivemos”.