sexta-feira, 2 de novembro de 2012

EDITORIAL

O MORTO ESCOLHE ONDE QUER SER ENTERRADO?

Cemitério da Vitória, no Alto do Teresópolis

Hoje é Dia de Finados. Os cemitérios da cidade estarão iluminados de velas acesas em homenagem aos defuntos. O Dia de Finados é uma celebração da vida eterna das pessoas que se foram. É, por assim dizer, o Dia do Amor, porque amar “é sentir que o outro não morrerá nunca.” É comemorado desde o século I, quando os cristãos começaram a visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. Só a partir do século IV é que a Igreja começou a celebrar missa em memória dos mortos. Porém, foi a partir do século V que, de fato, dedicaram um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais, “ninguém rezava e dos quais  ninguém se lembrava.”
Em Ilhéus, não poderia ser diferente. Aliás, poderia ser sim, se não fosse pelos problemas sérios que os três cemitérios urbanos vêm passando. A começar pelo Cemitério do Basílio, “um dos mais populosos da cidade” – frase célebre de um vereador que completou dizendo que “para a pessoa que vai morrer pela primeira vez, a situação é mais difícil”. Seria cômico, se a questão não fosse realmente complicada. Claro que, fisicamente, só morremos uma única vez, a não ser que estejamos falando do espírito como afirmou Jesus Cristo nas escrituras sagradas. O fato é que até bem pouco tempo se via vira-latas com ossos humanos nos quatro cantos do cemitério do Basílio. Um verdadeiro desrespeito à vida (ou seria a morte?).
O que dizer então do Cemitério do Pontal? Apertado entre o bairro Nelson Costa e o bairro Hernani Sá, numa estreita faixa de terra, o Cemitério do Pontal está espremido. Por pouco não se faz um rodízio de defuntos. Se é que já não acontece. De tanto enterrar gente, é bem capaz da Avenida Lótus virar um corredor e a primeira rua de acesso ao Hernani Sá desaparecer. Acabou o espaço. E, se cavar mais, vão encontrar um lençol freático e os mortos vão aparecer boiando na Praia dos Milionários.
Por fim, temos o histórico Cemitério da Vitória, onde se encontram os mausoléus dos mais célebres personagens da história ilheense e as raízes das famílias que um dia conquistaram as Terras do Sem Fim. Quem tem um palmo de terra no Cemitério da Vitória, tem um tesouro! E quem tem um tesouro, pelo menos lá, não tem nada, porque nada não pode levar.
Sem espaço, sem cova, sem mausoléu, o pobre é forçado a enterrar seus mortos no Couto ou no Salobrinho, um verdadeiro êxodo urbano de defuntos. Se viver já é uma luta, morrer é duas vezes mais. Principalmente quando o indivíduo não sabe para onde estar indo. Esperamos que neste dia, as autoridades que assumirão o Palácio Paranaguá em 2012, lembrem deste dia não como uma celebração da morte, mas, da vida. Estamos precisando urgente de um novo cemitério. Afinal, qualquer pessoa está sujeita a passar pela mesma situação quando se morre. Ou o morto pode escolher onde quer ser enterrado?

 Publicado no Diário de Ilhéus, dia 02 de novembro de 2012 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

REUNIÃO DO CMC-ILHÉUS SERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS

O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus convoca para reunião ordinária no Dia Nacional da Cultura.

Prezados Conselheiros e Conselheiras,


Por motivos alheios à nossa vontade, nossa reunião ordinária será realizada nesta segunda-feira, dia 05 de novembro, às 16h00, na sede da Fundação Cultural de Ilhéus.
Em tempo, dois assuntos de extrema importância estão em pauta:

1. Escolha de eleitores e candidatos para as Câmaras Setoriais do Estado (Teatro, Música, Literatura, Artes Visuais, Dança, Patrimônio)
2. Cobrança do Relatório Trimestral do Fundo de Cultura do Município à Fundação Cultural de Ilhéus
3. Aprovação do Parecer de reforma de fachada de um empreendimento comercial na Rua Antonio Lavigne de Lemos
4. O que ocorrer.

Contamos com a presença de todos.

Atenciosamente,

André Rosa
Secretário Geral do CMC

COMUNICADO DO MINC AOS PROPONENTES



Para acessar o Sistema clique na imagem

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SalicWeb) estará fechado no período de 1º de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013 para apresentação de propostas pelo mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. A informação é da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e da Secretaria do Audiovisual (SAv), ambas do Ministério da Cultura (MinC).

O fechamento do sistema está previsto no art.5º da Instrução Normativa (IN) nº 1 de 2012 e se justifica pela necessidade de melhor atendimento aos proponentes, em especial quanto às demandas de acompanhamento de projetos, mais especificamente procedimentos relativos à abertura de contas bancárias, liberação de recursos e prorrogação de prazos, intensificados nesse período do ano.

Ainda de acordo com o art.5º, as propostas cujas datas de início de execução ocorram até 30 de abril de 2013 deverão obrigatoriamente ser apresentadas ainda em 2012, considerando o fechamento do Sistema em 30 de novembro e respeitando o prazo mínimo de 90 dias entre a apresentação da proposta e o início de sua execução.
De 1º de fevereiro de 2013 em diante, quando o Salic será reaberto, somente serão recebidas propostas cujas datas de início de execução ocorram a partir de 1º de maio de 2013.

O MinC não se responsabiliza pelas propostas que não forem apresentadas por motivos alheios ao seu controle, tais como falta de energia elétrica ou problemas no servidor, na transmissão de dados ou em provedores de acesso dos usuários.

Os proponentes devem se planejar e evitar apresentar sua proposta nos últimos dias em que o Salic ficará aberto, visando garantir sua inserção dentro do prazo limite.

Destacamos também que, no período de 1º de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, o Sistema estará fechado apenas para envio de propostas. Para as ações de acompanhamento de projetos e de elaboração de propostas culturais sem o envio, o SalicWeb se manterá aberto.

(Fonte: Sefic/MinC)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CURSO DE GESTÃO DA CULTURA VAI PRIORIZAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


O Curso de Gestão e Produção Cultural – Caminhos e Convergências - irá focar o Planejamento Estratégico. Segundo o coordenador e facilitador do curso, Pawlo Cidade, os agentes culturais “irão construir os alicerces para uma boa gestão da cultura através do Planejamento Estratégico. Nele é possível analisar as condições externas e internas do empreendimento, formular objetivos e selecionar programas de ação através de estratégias competitivas.” Além disso, o curso também irá apontar o perfil do Gestor da Cultura.

Já o curso de Produção Cultural abordará questões práticas e a relação do produtor com empresas privadas, poder público, o público em si, a mídia, os artistas e os espaços culturais. Pawlo chama atenção para a linha tênue que separa Gestão de Produção. “Embora pareçam profissões distintas, elas se completam e se divergem a todo o tempo. Enquanto, a princípio, Gestão se preocupa com a administração, a produção está no campo da execução.”

O Curso de Gestão e Produção Cultural será realizado nos dias 08 e 09 de novembro, das 8h30 às 17h30, no auditório Fernando Leite Mendes, sede da Fundação Cultural de Ilhéus. A promoção é da Comunidade Tia Marita, com apoio cultural da Fundação Cultural, Universidade Estadual de Santa Cruz, FAEGSUL e Eu Vejo Arte. As inscrições para o curso já se encerraram. É gratuito.


GALERA, TEMOS UMA SEMANA PARA SE INSCREVER NO COLEGIADO SETORIAL


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), convoca a comunidade artística baiana para o cadastramento de eleitores e candidatos que participarão das eleições dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia. Cidadãos atuantes nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro devem fazer o cadastro disponível em sistema online, acessível através do site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br), até o dia 6 de novembro, ficando aptos a votar ou a concorrer nas eleições, que ocorrerão de 22 de novembro a 7 de dezembro, também pela internet.

O estabelecimento dos Colegiados Setoriais está previsto na Lei Orgânica da Cultura da Bahia, que dispõe sobre a Política Estadual de Cultura e institui o Sistema Estadual de Cultura, com referências normativas e instrumentos que garantem a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da Cultura da Bahia. Os Colegiados têm a função de orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público.

Cada linguagem artística se representará pelo seu próprio Colegiado, que vai ser individualmente integrado por nove membros, sendo três do poder público, indicados pelo secretário de Cultura, e seis da sociedade civil, eleitos através deste processo participativo – todos eles com seus devidos suplentes. Os grupos formados neste momento em que se institui pela primeira vez os Colegiados Setoriais das Artes no Estado da Bahia vão cumprir mandato entre 2013 e 2015.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Segunda Palhasseata de Ilhéus traz Alê Casali para aulas de Palhaçaria



O ator Alê Casali (foto) é o nome confirmado para ministrar aulas de palhaçaria do projeto Segunda Palhasseata de Ilhéus, marcado para 08 de dezembro. O palhaço Biancorino fez parte da Escola de Teatro da UFBA, Circo Picolino e, desde 1999, pesquisa a Arte do Palhaço. Ele oferecerá duas capacitações para aprofundamento técnico na arte da comicidade. No dia 25 de novembro, um workshop e, entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, uma oficina. A organização da iniciativa fica a cargo do Grupo Teatral Maktub.

"Introdução ao Corpo cômico - Um Demonstrativo do processo de pesquisa da construção de um Palhaço pessoal” será o workshop para os atores que participaram da primeira edição da Palhasseata, em 2011. Já a oficina intensiva de pesquisa na arte do palhaço será voltada para os atores do Grupo Teatral Maktub, Teatro Popular de Ilhéus, Cia. Casa Aberta e artistas convidados.

Segundo um dos organizadores da Palhasseata, Ed Paixão, as vagas para o workshop e oficina são limitadas e já está sendo feita uma lista prévia dos interessados. “A inscrição será um brinquedo, que será doado ao evento infantil promovido pelo ator Wallace Reys, o palhaço Linguiça, no dia 25 de dezembro, em Itabuna”, informou o ator.

A Segunda Palhasseata é patrocinada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do edital do Calendário das Artes. Além da marcha pelas ruas do Centro de Ilhéus, o evento inclui ainda esquetes cômicos de palhaço, números circenses, mostra de figurinos, exposição fotográfica e pintura facial para crianças. As atividades serão gratuitas e acontecerão na Casa dos Artistas. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JEQUIÉ SEDIA FESTA LITERÁRIA EM NOVEMBRO



Pela primeira vez uma cidade do sertão baiano terá uma festa literária. No período de 8 a 10 de novembro de 2012 será realizada a Festa Literária do Sertão de Jequié, que reunirá nomes importantes da literatura e de outras linguagens artísticas do País.

Com curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton e chancela da Academia de Letras de Jequié e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, a primeira edição da Festa Literária do Sertão de Jequié contará com a participação de escritores e artistas da Bahia e de outros estados brasileiros.

O presidente da União Brasileira de Escritores – UBE, o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho, estará se deslocando de São Paulo para proferir a conferência “A Literatura no contexto atual do Brasil” e fará parte de uma mesa redonda juntamente com a jornalista e escritora carioca Rogéria Gomes e os jornalistas e escritores baianos Carlos Ribeiro e Carlos Souza sobre literatura e jornalismo.

Em dezembro também tem