quarta-feira, 16 de março de 2022

LEI PAULO GUSTAVO APROVADA!


Paulo Gustavo (1978-2021)


Vitória dos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura! Com 74 votos favoráveis, ZERO votos contrários e 01 abstenção, a Lei Paulo Gustavo foi aprovada no Senado! A mobilização de artistas, gestores culturais, fazedores e fazedoras de cultura em todo o país foi fundamental para garantir a aprovação desta Lei fundamental para a cultura brasileira, por seu caráter Emergencial e de reparação das perdas que o setor cultural vem sofrendo diante da pandemia. 

O relator desta etapa de votação, Senador Alexandre Silveira (PSD/MG), apresentou em seu voto a rejeição das retirada das emendas aprovadas pela base do governo na Câmara dos Deputados, que descaracterizavam parcialmente o projeto. Uma vitória importante desta votação, que garante a integralidade da proposta que já havia sido aprovada pelo Senado em novembro do ano passado. 

PRÓXIMOS PASSOS

O PLP 73/2021, conhecido como Lei Paulo Gustavo, de autoria do Senador Paulo Rocha (PT-PA) , prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional da Cultura e do Fundo Setorial do Audiovisual. Inspirada na experiência da Lei Aldir Blanc, os recursos serão empregados para ações de fomento direto à cultura, em caráter Emergencial de forma descentralizada, através dos estados e municípios, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura. 

Com unidade e amplitude conquistamos mais esta vitória para a cultura brasileira ! Agora a batalha é pela sanção presidencial! O presidente da República tem prazo de até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a Lei aprovada pelo Congresso Nacional! 







Fonte: Articulação Nacional de Emergência Cultural

Escola de Políticas Culturais

segunda-feira, 14 de março de 2022

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS PROMOVE ABERTURA DOS TRABALHOS 2022


Em 14 de março, data regimental para abertura do seu Ano Acadêmico, data comemorativa do aniversário do poeta baiano Castro Alves e Dia da Poesia, a Academia de Letras de Ilhéus realiza sessão às 19 horas, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, centro. Conforme explica o escritor Pawlo Cidade, presidente do silogeu, “embora a sede da ALI possua capacidade para acomodar 70 pessoas, somente trinta e cinco (35) pessoas serão acolhidas no evento, ou seja, 50 por cento da capacidade, devido às medidas de segurança sanitária em decorrência da pandemia da COVID 19”. Assim, os interessados devem confirmar suas presenças através do e-mail academiadeletrasdeilheus@gmail.com, até o dia 11 de março (sexta-feira). Na oportunidade haverá uma conferência com o docente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o prof. Dr. Fernando José Reis Oliveira, cujo tema será “A vida é devoração pura, somos todos antropofágicos”.

O conferencista (foto) é graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador, Mestre em Economia Brasileira pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica-PUC(SP). Professor-Adjunto do Departamento de Letras e Artes - DLA. Vice-Diretor do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão Cultural, lato sensu, Docente-pesquisador e Líder de Grupo de Pesquisa no CNPQ, na área de Comunicação e Cultura. Professor do Ensino Superior há mais de 30 anos, atuando em diversas instituições de ensino superior nos estados da Bahia e em São Paulo: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA), Universidade Católica de Salvador (UCSal), Universidade Federal da Bahia-UFBA/Instituto de Humanidade Artes e Ciências (IHAC),Universidade Mackenzie(SP), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), Fundação Armando Álvares Penteado, Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi Produtor Cultural do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)- São Paulo.


Texto: Jane Hilda Badaró 
Acadêmica/Secretária Geral da ALI