sábado, 12 de novembro de 2011

QUARTA-FEIRA, PÓS-FERIADO, VEREMOS QUAIS SÃO OS DEPUTADOS QUE ESTARÃO LADO A LADO COM A CULTURA DA BAHIA

Assembléia Legislativa do Estado

Projeto da Lei Orgânica de Cultura está na pauta de votação da Assembleia Legislativa       do dia 16 de novembro, logo depois do feriado

No próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados baianos podem decidir pela aprovação da Lei que garante a institucionalização e o desenvolvimento da cultura da Bahia. A Lei Orgânica da Cultura dispõe sobre a Política Estadual de Cultura, buscando criar referências normativas e instrumentos que garantam a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da cultura da Bahia, para além de governos e gestões.

Um dos destaques do projeto de Lei é a proposta de criação do Plano Estadual de Cultura. Com a aprovação pelo Congresso Federal do Plano Nacional de Cultura em 2010, todos os estados brasileiros deverão implantar planos estaduais. Deste modo, a lei responde a uma demanda legal. Além disso, a Lei institui o Sistema Estadual de Cultura, que visa criar mecanismos que promovam uma maior articulação entre diferentes entes de governo, como a possibilidade de repasses de recursos fundo a fundo para os municípios, por exemplo. Além disso, a Lei introduz mudanças no Conselho Estadual de Cultura, objetivando sua democratização.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, a Lei Orgânica é um dos maiores alicerces para a organização da cultura no estado e uma demanda concreta, que vai beneficiar não apenas os agentes e gestores culturais, mas toda a sociedade. “A importância da cultura para o estado da Bahia e sua contribuição para áreas diversas, como o turismo, a economia, entre outras, é um consenso. Por isso, esperamos o comprometimento dos deputados para a aprovação desta Lei, assim como o da sociedade civil e de toda classe artística e cultural, que podem acompanhar a votação e sensibilizar os representantes eleitos por eles”, afirma. A divulgação e mobilização em torno da votação já começou nas redes sociais e internet.

Encaminhado para avaliação do Legislativo pelo governador Jaques Wagner no dia 14 de outubro, o projeto de Lei foi elaborado pela Secretaria de Cultura do Estado após ampla discussão com a sociedade e a comunidade cultural. Ele foi um dos principais produtos da III Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2009, e, posteriormente, passou ainda por consulta pública. “A Lei Orgânica da Cultura expressa o desejo da comunidade cultural baiana”, finaliza Albino Rubim.


Fonte: SECULT 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SÁBADO TEM GABRIELA MAIA NO BATACLAN

Gabriela Maia
Recebemos do Coletivo Prumo a programação de novembro do Bataclan, em Ilhéus, que reproduzimos aqui a partir do dia 12.

Dia 12 : Gabriela Maia – traz em seu repertório referências nacionais e internacionais, do samba do morro  ao jazz, da MPB ao rock com influências inspirada por diversos cantores, tais como Caetano Veloso, Steve Wonder, Amy Winehouse.

Dia 18 : Brena Gonçalves e Laís Marques – Dupla dinâmica que mistura vozes, percussões e violões, tocando música popular brasileira com leveza e movimento.

Dia 19 : Jorge Amorim – violonista, cantor e compositor de MPB, jazz e improvisador de rítmos brasileiros.

Dia 25 : Herval Lemos – cantor e compositor regional consagrado, traz um repertório diversificado e envolvente da música brasileira.

Dia 26 : Ricardo Maciel – violonista, formador do duo Bossa Jazz, proporciona a quem ouve, uma releitura de sambas antigos que se entrelaçam com arranjos do jazz.
Aulas de capoeira : Mestre Ramiro acolhe crianças e adultos na praça da capoeira no Bataclan.


Apresentações teatrais : Maktub performances é um grupo teatral independente que leva ao público a história da região com humor e criatividade, com a sua peça « Histórias de cabaré ».  Dias de navios.
Visitações escolares da exposição e do espaço todas as segundas à partir de 10hs eoficina de artes visuais.
Informação para visitações do Espaço Cultural Bataclan : (73)3084-3363 / (73) 3634-0088

Oferecimento: CICON Construtora e Incorporadora
Realização : Coletivo Prumo
Apoio : Bataclan

CAMACÃ TEM SEU NOME RECONHECIDO PELA FORMA ORIGINÁRIA INDÍGENA


Após alguns anos escrita com “n” Camacã tem seu nome aprovado pelo Poder Legislativo para ser escrito de forma originária indígena substituindo o “n” por “~”. Além de ser mais uma conquista dos “povos raiz” desta terra, esse fato legítima a Identidade do Município e a valorização do patrimônio imaterial que é a cultura viva de diversos indígenas oriundos de uma classe significante de etnias, que antes, desde e até os dias atuais a emancipação política do município aqui habitam. Acredita-se que a grande deficiência de um ser humano é não saber a sua origem e maior ainda não reconhecê-la, por esta razão vale salientar a importância deste acontecimento, uma vez que a partir de então reafirmaremos a participação da cultura indígena também na educação patrimonial do município.

Agradecida pela força, e energia emanada de nossos ancestrais, reafirmo não ser esta uma conquista minha enquanto estou Coordenadora das Ações de Cultura de Camacan, mas de todos nós que respeitamos esses povos que por alguma razão exercem poder sobre os “pele vermelha” e lutamos pela reconquistas dos nossos valores e identidade. Foi uma raiz muito forte, uma raiz de esperança. Que venham a fruição da autonomia livre e a vivência da própria cultura.

Por fim, dedico esta grandiosa vitória aos meus parentes, POVOS KAMAKÃS, PATAXÓS HÃ-HÃ-HÃE, TUPINIQUINS, BAHETÁ, ALDEIADOS DO PANELÃO, BOTOCUDOS, PANKARARU, KARIRI-XOCÓ, TUPINAMBÁ, TRUKÁ E TODOS OS DEMAIS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL E DO MUNDO, e ainda a Prefeita Municipal de Camacan, Srª Maria Ângela da Silva Cardoso Castro, pelo respeito e compromisso com a identidade cultural do município.

Registrar, reformar, restaurar não é suficiente para preservar uma cultura, mas praticá-la é garantir a sua sobrevivência.
Negra, Indígena, Cigana, tantas e etc. Hoje, amanhã, sempre: CULTURA + DIVERSIDADE+ IDENTIDADE=DESENVOLVIMENTO. Esta é uma causa que nos cabe defender.

Texto: Camila Santana, Coordenadora das Ações de Cultura de Camacã.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Inscrições para o Afro XXI estão abertas pela internet

Inscrições podem ser feitas até 13/11 no endereço eletrônicowww.funag.gov.br/afro21

Estão abertas as inscrições para o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia. Na ocasião, líderes da sociedade civil, de governos e parlamentares de países ibero-americanos e africanos vão se reunir para refletir sobre a realidade da população negra nos países participantes e propor novas ações que assegurem os direitos dos povos afetados pelo racismo.

O Afro XXI também faz parte da comemoração dos dez anos da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que ocorreu em Durban, na África do Sul. A partir desse evento, as políticas públicas nessa área ganharam impulso em vários países participantes, inclusive no Brasil, onde foi criada em 2003 a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com uma série de ações efetivas. A reunião em Salvador vai celebrar as contribuições dos descendentes de africanos para a América Latina e o Caribe.

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, ressaltou que esse é o momento de avaliar os documentos que foram produzidos em Durban e fazer um balanço dos avanços obtidos, recomendando novas estratégias para a superação do racismo e da discriminação racial. “Esperamos que as conclusões obtidas em Durban sejam refletidas no documento que será produzido pela sociedade civil e os chefes de Estado”, disse a ministra, referindo-se à Carta de Salvador, que será produzida durante o evento.

O encontro é uma parceria da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) com o governo brasileiro, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Também fazem parte o Governo do Estado da Bahia, representado pelas secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Cultura (Secult), e de Relações Internacionais (Serinter), além da Organização das Nações Unidas (ONU), da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

2º ENCONTRO ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA


A Faculdade de Medicina da UFBA, Pelourinho, será palco do 2º Encontro Estadual de Cultura da Bahia, promovido pelo Coletivo Estadual de Cultura do PC do B - Bahia e da Fundação Mauricio Grabois. Apesar de ser realizado em um único dia (19 de novembro), será um dia intenso com três mesas: 

MESA 1:
"Arte, Cultura e Educação: que Relação Queremos?" Com a participação dos expositores Rui Cezar, Sérgio Farias e Antonio Godí, mediados por Graça Ramos;

MESA 2:
"Arte, Cultura, Mercado e Estado: Que relação queremos?" Com Messias Bandeira, Carlos Paiva (SECULT) e Cláudio Marques;

MESA 3:
"Pauta Política da Cultura", com Albino Rubim (Secretário de Cultura do Estado da Bahia), Alice Portugal, Vital Vasconcelos e Juana Nunes.

O Coletivo Estadual de Cultural do PCdoB dá continuidade a uma série de iniciativas ligadas ao debate sobre políticas públicas de cultura. Desta vez, o 2º encontro vai avançar sobre temas candentes que polarizam as atenções dos meios artísticos, culturais e acadêmicos. Trata-se do grande debate nacional acerca da formulação articulada entre arte, cultura e educação, visando superar o formalismo e a distância que hoje existe entre essas áreas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS...

Seminário discute mudanças no financiamento da cultura

A Comissão de Finanças e Tributação promove hoje seminário para discutir o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura), previsto no Projeto de Lei 6722/10, que altera as regras de financiamento do setor.
O projeto, encaminhado pelo governo no ano passado, atualmente aguarda votação nessa comissão. O debate foi proposto pelo relator da proposta, deputado Pedro Eugênio (PT-PE).
(A íntegra da coluna está no site da Agência Câmara, dia 08/11/2011)

Projeto obriga Ecad a repassar 50% da arrecadação a municípios

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1456/11, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), que altera a legislação sobre direitos autorais para determinar que o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) deverá repassar a cada município 50% da respectiva arrecadação mensal para serem aplicados em programas desenvolvidos pelas secretarias municipais de Cultura.

Livro custeado pela administração pública poderá ser usado livremente

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1513/11, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que autoriza o uso livre para fins educacionais de toda obra intelectual que tenha sido subvencionada ou paga pela Administração Pública.

A medida também vale para obras produzidas por servidor público em regime de dedicação exclusiva ou parcial, incluindo professores e pesquisadores da rede pública e de universidades.
“Se é a sociedade que subsidia a produção do conhecimento não cabe, posteriormente, a privatização da obra por meio do direito autoral”, argumentou o deputado.
O uso da chamada licença livre, no entanto, não poderá gerar vantagem comercial e o autor da obra deverá sempre receber crédito por ela, sendo identificado.

CONFERÊNCIA CMDCA

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MAIS UM PONTO DE LEITURA INAUGURADO NA CIDADE


Na última sexta-feira (04), às 19:00hs, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, foi aberta a biblioteca Valentim  A. Pereira (Tata Kandemburá). A inauguração faz parte da programação do projeto Novembro Negro do Terreiro Matamba Tombenci - em comemoração ao 20 de novembro, dia nacional da consciência negra - a programação de inauguração teve cerimônia religiosa conduzida por Mãe Ilza Mukalê, participação de cordelistas convidados, homenagens e  coquetel.



Integrando ao programa Mais Cultura do Governo Federal, o Ponto de Leitura:   Biblioteca Valentim A. Pereira (Tata Kandemburá), homenageia um dos responsáveis pela preservação da memória da comunidade do Terreiro Matamba Tombenci Neto. Ele anotava todos os acontecimentos na comunidade em seus cadernos e cadernetas, guardava em seu baú os registros fotográficos de todos os eventos do terreiro, e documentos que ainda ajudam a manter a história deste centenário terreiro preservada.Valentim era esposo da saudosa mãe Roxa, da qual foi  o braço direito até a sua morte. Pai da atual mãe de santo do Terreiro Matamba, Mãe Ilza Mukalê, Valentim A. Pereira faleceu no dia 18 de novembro do ano de 1992 aos 83 anos de idade, deixando um legado muito grande pra toda comunidade do Tombenci Neto em Ilhéus.

A Biblioteca funciona no Alto dos Carilos, bairro da Conquista, Ilhéus, Bahia. 

ENCONTRO DE MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS: PROFISSIONAIS DE MUSEUS | MEMÓRIAS PROFISSIONAIS

O  Encontros de Mediações Museológicas: Profissionais de Museus | Memórias Profissionais, que será realizado no dia 13 de Dezembro de 2011, a partir das 13h, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, objetiva oferecer aos alunos de Graduação em Museologia um diálogo, em um cenário conceitual, diretamente com os profissionais de museus vinculados às instituições museológicas baianas, à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em sua primeira edição, o encontro contará com a presença das Museólogas Maria Célia Moura - diretora da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC); Ilma VilasBoas –  Instituto Feminino da Bahia; Alba Tereza Boente – Coordenadora  do Parque Histórico Castro Alves e o Museólogo Antonio Marcos de Oliveira - Presidente do Conselho Regional de Museologia – Região 1.   

Com o apoio da Reitoria de Extensão Universitária - PROEXT, o Colegiado de Museologia e o Diretório Acadêmico - D.A.MU, o Encontro de Mediações Museológicas se caracteriza como um espaço de articulação, e incentivo,  aos atores sociais envolvidos no contexto cultural dos museus. Diretrizes motivadoras para as apresentações das Comunicações dos estudantes de Museologia.  Portanto, essa será uma iniciativa enriquecedora que viabilizará a fruição de ações museológicas, desenvolvidas pelos Alunos de Graduação em Museologia, nas diversas instituições museológicas do estado da Bahia, em uma perspectiva democrática e participativa.

INSCRIÇÕES | PROGRAMAÇÃO  | INFORMAÇÕES 
www.mediacoesmuseologicas.blogspot.com
mediacoesmuseologicas@gmail.com

As inscrições são gratuitas até o dia 09 de dezembro de 2011.