quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CARTA DE FLORIANÓPOLIS - CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO - 2014


O II Congresso Brasileiro de Teatro, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, reuniu trabalhadores do setor teatral de 12 Estados brasileiros e recuperou, depois de três anos, a mobilização iniciada no ano de 2011, com a realização da primeira edição do evento na cidade paulista de Osasco.

Reconhecemos que limitações materiais para a viabilização do Congresso dificultaram a almejada ampliação de sua abrangência junto ao setor teatral em seus mais diversos aspectos: regionais, de linguagem, de modos de produção, etc. No entanto, o esforço e o comprometimento da Federação Catarinense de Teatro – FECATE e do Fórum Setorial Permanente de Artes Cênicas de Florianópolis, realizadores dessa edição, garantiram que o evento desse continuidade ao processo de articulação entre os trabalhadores teatrais brasileiros.

Esta carta pretende trazer a público as deliberações deste encontro, que são fruto do intenso debate realizado em torno do tema “Diretrizes para uma Organização e Sustentabilidade do Teatro Brasileiro˜. Dirige-se fundamentalmente aos trabalhador@s de teatro do Brasil. O II CBT mostrou que, mais do que aguardar as ações do poder público, é através da mobilização do nosso setor que veremos concretizados os anseios expostos nas páginas subsequentes. É uma convocação para que tod@s nos co-responsabilizemos por nossas lutas políticas – lutas estas que puderam ser reiteradas ou que surgiram durante as discussões do Congresso.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

DISTRITO DE INEMA, EM ILHÉUS, RECEBE PROJETO TEATRO CIDADÃO

Praça de Inema

O projeto Teatro Cidadão é um dos vencedores do edital Mais Cultura na Escola

A Escola Nucleada de Inema está localizada no distrito mais distante do município de Ilhéus. São cerca de 82 km. Por se tratar do distrito mais longíquo, são raríssimas as atividades culturais que são desenvolvidas naquela localidade. Sabemos que o aluno precisa ter contato com o lúdico,com o imaginário, com a contação de histórias e, sobretudo, com o Teatro. Melhor ainda quando o contato é feito por profissionais experientes, de fora da escola, pois acabam exercendo um fascínio maior. Afinal, o Teatro exerce um papel fundamental na transformação do aluno como indivíduo protagonista de suas ações. O Teatro propõe o debate, a descoberta.

Inema é carente de atividades culturais que possam complementar o desenvolvimento do aluno. O Projeto Teatro Cidadão poderá mudar esta história, juntamente com a ajuda do professor e diretor de Teatro Pawlo Cidade, que detém larga experiência em coordenar oficinas de Teatro que coloca o aluno como centro de suas ações, responsável pelo ambiente em que vive, pelas relações com os outros, pela habilidade de comunicar-se e desenvolver sua criatividade.


Alunos do projeto


O Projeto Teatro Cidadão é um projeto essencialmente pedagógico porque parte da experiência do aluno para a criação do jogo dramático. O aluno é protagonista e fazedor de suas ações, tornando-se um aluno-cidadão. O Teatro Cidadão estudará as múltiplas relações entre alunos e alunas vivendo na escola, e não se limita à contemplação de cada indivíduo solitário, tomado isoladamente.  O Teatro Cidadão é conflito, contradição, confrontação, enfrentamento. A ação dramática é o movimento dessa equação: palco + aluno + paixão. Trata-se de uma medição de forças, cujo resultado é sempre a descoberta de si mesmo e do outro. Coisas que o Teatro é capaz de proporcionar. Daí a necessidade de realização deste projeto.

Programa Mais Cultura na Escola. O projeto Teatro Cidadão é um dos vencedores do edital Mais Cultura na Escola, promovido pelo Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Todos os sábados, os sensibilizadores estão no distrito na Escola Nucleada de Inema. Cerca de 80 adolescentes participam da proposta.

domingo, 31 de agosto de 2014

PROGRAMA MAIS TEATRO CONTEMPLA QUATRO PROJETOS EM ILHÉUS

Lançamento do projeto Ecoteatro na Escola Centro Comunitário do Iguape

"Quando bem desenvolvido o teatro aumenta a auto-estima dos educandos, melhora a timidez, aprimora as habilidades interpessoais, amplia a consciência corporal..."


Em parceria com as escolas nucleadas do Japu e Inema, Escola Centro Comunitário do Iguape e a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Comunidade Tia Marita deu início em agosto a quatro projetos que têm o teatro como mola propulsora de toda ação pedagógica. Os recursos dos projetos FAZTEATRO JAPU, TEATRO CIDADÃO e ECOTEATRO são oriundos do Programa Mais Cultura na Escola do Ministério da Educação e Ministério da Cultura e serão realizados nestas escolas municipais de Ilhéus. Já o projeto Teatro Jovem será desenvolvido nos Centros de Referência e Ação Social- CRAS, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, nos bairros da Barra, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.

A função do Teatro na Escola. Quando bem desenvolvido o teatro aumenta a auto-estima dos educandos, melhora a timidez, aprimora as habilidades interpessoais, amplia a consciência corporal e a coordenação motora, estimula o trabalho em grupo, aperfeiçoa as atividades cognitivas, expande o repertório cultural, melhora na vida escolar e envolve a escola em todo o processo.

A função do Teatro no CRAS. Além de corroborar com as mesmas funções na escola, no CRAS o teatro, sobretudo o Teatro Jovem, estabelece responsabilidades e limites, cria vínculos afetivos, desperta a confiança na capacidade individual e na criação coletiva, tornando-se um verdadeiro instrumento de transformação pessoal e social.

A Comunidade Tia Marita irá promover também uma extensão do FAZTEATRO nas comunidades da Barra, do Malhado, distrito de Couto e Hernani Sá. As oficinas começam agora em setembro.