sexta-feira, 1 de maio de 2015

PALCO GRAPIÚNA FESTEJA SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA E PREPARA NOVA ETAPA

Os espaços “alternativos” passaram a ser, depois do projeto, outras opções de espaço, com mais visibilidade e mais fortalecidos.


Um Ator em Busca de Um Texto, em Ubaitaba

Quatro semanas, cinco espetáculos, quatro cidades, espaços lotados, público satisfeito. Este é o resultado do Projeto “Palco Grapiúna: Fortalecendo os Espaços Alternativos”, promovido pela Saron Produções Artísticas e Comunidade Tia Marita, nos Municípios de Ilhéus, Buerarema, Itajuípe e Ubaitaba. Segundo Mateus Saron, diretor da CTP, e um dos produtores do Palco, três questões foram importantes nesta primeira etapa: 1, o apoio das prefeituras e secretarias municipais de cultura envolvidas; 2, o apoio da iniciativa privada e 3 a certeza de que existem outros espaços capazes de receber produções de pequeno e médio porte.” Serviu ainda – acrescenta - para demonstrar que com criatividade e poucos recursos é possível fazer teatro no Território.”

A programação foi distribuída de quinta a domingo, sempre às 20h00, com exceção do Município de Ubaitaba que aconteceu de terça a quinta-feira na quadra poliesportiva do Colégio CEU. Palco Grapiúna contou com o apoio cultural da TV Santa Cruz e Proex – Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz e apoio financeiro da Buriti, Cicon Construtora e Incorporadora, Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, Secretaria Municipal de Cultura de Buerarema, Secretaria Municipal de Cultura de Itajuípe e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Ubaitaba.

Teodorico Majestade, em Itajuípe

O Palco Grapiúna teve início no dia 26 de março com a mesa: “Teatro e Território - Fortalecendo os Espaços Alternativos” e contou com a presença do Superintendente de Territorialização da Cultura, Sandro Magalhães; Romualdo Lisboa, Diretor da Diretoria de Espaços Culturais; Samuel Mattos, representando a Proex/UESC; Uilson Pedreira, diretor de territorialização e Paulo Atto, secretário de cultura de Ilhéus.


 Sombras da Ouvidor (acima) e Virgens à Deriva, em Itajuípe


Participaram das apresentações o grupo Teatro Total com o espetáculo “Partida”, com  dramaturgia e direção de Pawlo Cidade; Cia Teatral Palco, com os espetáculos “Sombras da Ouvidor” e “Virgens à Deriva”, sob a direção de Mateus Saron; José Delmo com o espetáculo “Um ator em busca de um texto”; o Teatro Popular de Ilhéus com a peça “Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito”, com dramaturgia e direção de Romualdo Lisboa; a performance “Saudade”, da Cia Teatral Palco, com Mariana Rosas e o Grupo A Tribo, com o espetáculo “Retalhos”, com direção de Anderson Andhy, dando continuidade ao projeto em Buerarema.

Partida, em Buerarema

Pawlo Cidade, diretor artístico da Comunidade Tia Marita, e também produtor do Palco salientou que o público grapiúna teve a oportunidade de assistir trabalhos de qualidade e os espaços “alternativos” passaram a ser, depois do projeto, outras opções de espaço, com mais visibilidade e mais fortalecidos.  


A produção do Palco Grapiúna pretende realizar uma segunda etapa do projeto com início no final deste mês. A ideia é circular pelas cidades de Ibicaraí, Camacã, Itabuna e Itacaré, com a participação de novos espetáculos.
Fonte: ACTM