sábado, 16 de abril de 2011

HOJE É ANIVERSÁRIO DO MESTRE DO CINEMA MUDO



Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, nasceu em Londres, no dia 16 de abril de 1889 e morreu em Corsier-sur-Vevey, na noite de natal de 1977. Foi um ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da  comédia pastelão.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". (CC)

Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia.

"Não preciso me drogar para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do seu sorriso para ser feliz". (CC)

ILHÉUS LANÇA ROTEIRO DE TURISMO ÉTNICO-AFRO


Famosa pela beleza de suas praias exóticas, a cidade de Ilhéus, localizada na Costa do Cacau, a 462 km de Salvador, ganhou mais um roteiro turístico na última quarta-feira. A partir da iniciativa do terreiro de matriz africana Matamba Tombenci Neto, os visitantes e turistas poderão conhecer um pouco mais da história de luta e resistência negra da cidade de Ilhéus, na visitação do Museu Matamba, localizado nas acomodações do próprio terreiro.

Segundo Ariel Figueroa, um dos responsáveis pela articulação do novo roteiro, o objetivo é aproximar a comunidade das atividades turísticas. “O que se pretende é fazer com que os próprios moradores de Ilhéus explorem seus potenciais turísticos, que muitas vezes não são conhecidos e, através deste roteiro específico, fazer com que visitantes e turistas conheçam um pouco mais da cultura negra”, afirma Figueroa.

O Terreiro Matamba Tombenci Neto, de nação Angola, foi fundado em 1885 e, sob o comando da ialorixá Hilsa Rodrigues, mantém outros projetos sociais, como a banda percussiva Gongobira e o bloco afro Dilazenze, que é composto por crianças e adolescentes da comunidade de Ilhéus.

O roteiro já havia sido apresentado anteriormente, de forma experimental, para um grupo de turistas paulistanos, e a resposta foi muito positiva. “Fizemos a estreia do roteiro de uma maneira mais tímida, mas a receptividade foi tanta que resolvemos expandir o projeto e contatamos agências de turismo que já fecharam pacotes para visitação. Será um roteiro de duas horas e meia de duração” revela Ariel.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Edital Seleção Monitores nos 26 Territórios‏


O Instituto Compasso estará desenvolvendo um Projeto de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional para representantes da Sociedade Civil e Poder Público nos 26 Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Para tanto estará contratando 13 monitores (as) para este processo, de acordo com o edital anexo, com o seguinte perfil:

- Possuir, no mínimo, formação de Nível Médio;
- Ter comprovada experiência em Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional com Entidades Governamentais e/ou Não Governamentais;
- Relação de trabalhos com grupos da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais, Assentados(as) da Reforma Agrária e outros segmentos de Trabalhadores(as) da Economia Solidária;
- Ter Residência em um dos Territórios de atuação (imprescindível);
- Habilidade de moderação na execução de cursos;

Os(as) selecionados(as) serão contactados(as) pelo Instituto no momento das seleção. O Instituto Compasso reserva-se no direito de que caso o(a) escolhido(a) não aceite a proposta no ato da comunicação, será imediatamente identificado(a) outro(a) candidato(a).

Os(as) candidatos(as) deverão no ato de enviar o currículo, identificar a área que pleiteia atuar no processo de formação, conforme descrito a seguir:

Áreas de Atuação dos(as) Monitores(as)

Os Currículos deverão ser enviados para os seguintes endereços eletrônicos: rhcompasso@gmail.com e mleopoldinodeandrade@gmail.com. Colocar no campo “Assunto” do e-mail: Seleção de Monitores(as) – Área XX (conforme tabela) .

Estaremos recebendo os currículos no período de 11 a 15 de Abril de 2011.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

15 ANOS DO HIP HOP NA BAHIA É COMEMORADO COM FIM DE SEMANA DEDICADO ESPECIALMENTE A ESSA CULTURA

Trazer para um teatro uma cultura tipicamente de rua. Esse é o desafio do VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5 no final de semana especialemente dedicado ao Hip Hop. A ideia é usar um espaço dedicado à artes tradicionais, como o teatro, para abrigar e reconhecer a importância da cultura de rua. Serão dois dias de programação intensa que buscam comemorar os 15 anos do Hip Hop na Bahia através de atividades que envolverão diversos aspectos dessa cultura.


A programação começa ainda antes do final de semana, no dia 21 de abril, às 13h, com as eliminatórias da batalha de breakdance, que serão realizadas no Teatro do IRDEB. Essa competição, que contará com jurados nacionalmente conhecidos na área do breakdance, visa escolher a melhor dupla estadual desse estilo. A final do concurso acontecerá no domingo, dia 24, às 14h, no Teatro Vila Velha.

Outras atividades relacionadas à cultura do Hip Hop completam o final de semana. A programação começa na manhã do sábado, 23 de abril, com as oficinas de breakdance, dj e grafitti e seguem pela tarde e noite com a transmissão ao vivo do programa de rádio Evolução Hip Hop que contará com a participação do rapper paulista DEXTER, ex-integrante do 509-E,e do grupo baiano Fúria Consciente, e uma Jam Session especial desse estilo musical.

Ainda no sábado, às 14h, acontece a mesa redonda “Hip Hop e Direitos humanos – Mudando as regras do jogo”, com participação do rapper paulista, DEXTER, ex-50E, e do militante do Movimento Negro e da Luta Anti-Prisional, Hamilton Borges e do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena. A mediação será do DJ Branco. Já no domingo, 24, o Teatro Vila Velha recebe uma feirinha de artigos relacionados à cultura do Hip Hop e as semi-finais e final da 4ª Batalha de Break – Evolução HipHop toma conta do palco do teatro. Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO MOSTRA HIPHOP EM MOVIMENTO 2011

ELIMINATÓRIA DA 4ª BATALHA BREAK – EVOLUÇÃO HIP HOP

21 de abril - quinta-feira - 13h às 21h
Local: Teatro do IRDEB – Fim de Linha da Federação
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Jurados: B.Boy Banks (SP), Bboy Crazy Luffy (CE), BGirl Weedja (PE)
Discotecagem: DJ Bandido
                                                       Coordenação: B.Boy Ananias e Bgirl Tina (Independente de Rua)
                                                       Classificação etária: Livre

OFICINAS GRATUITAS DE GRAFITTI, BREAK E DJ

Sábado - 23 de abril - 9h às 12h.
Local: Sala João Augusto, Sala 2 e Passeio Público – Teatro Vila Velha
Oficineiros: Graffite: Lee 27; Break: B.boy Ananias, Dj: Dj Môpa.
Classificação etária: Livre

MESA REDONDA: “HIP HOP E DIREITOS HUMANOS”

Sábado - 23 de abril - 14h às 16h30.
Local: Teatro Vila Velha
Entrada: Franca
Tema da mesa: “Hip Hop e Direitos Humanos – Mudando as regras do Jogo”
Palestrantes: Dexter (SP) – Rapper, ex-integrante do grupo 509-E, Drº Almiro Sena, Secretário de Justiça Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, eHamilton Borges – Militante do Movimento Negro e da Luta Anti-Prisonal.
Mediação: DJ Branco – Coordenador da Mostra HipHop em Movimento.
                                                         Classificação etária: 12

TRANSMISSÃO DO PROGRAMA EVOLUÇÃO HIP HOP (RÁDIO EDUCADORA FM 107,5)

Sábado - 23 de abril - 17h às 18h
Local: Palco Principal – Teatro Vila Velha
Atrações: Dexter (SP) e Fúria Consciente (BA)
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre

JAM SESSION HIP HOP

Sábado - 23 de abril - 18h às 21h.
Local: Teatro Vila Velha
Atrações: Daganja, Negro Davi, Anjos do gueto, Calibre Mc e Fall, Quatro Preto, RBF e Os Agentes.
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre

FEIRA HIP-HOP

Domingo - 24 de abril - 13h às 21hs
Local: Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre



FINAIS – 4ª BATALHA DE BREAK – EVOLUÇÃO HIP HOP

Domingo - 24 de abril - 14h às 21h.
Local: Palco Principal – Teatro Vila Velha do Teatro Vila Velha
Entrada: Franca
Jurados: B.Boy Banks (SP), Bboy Crazy Luffy (CE), BGirl Weedja (PE)
Discotecagem: DJ Bandido
Coordenação: B.Boy Ananias e Bgirl Tina (Independente de Rua)
Classificação etária: Livre





Mais informações:

Dj Branco (71) 9151-0631
Milena Palácio (71) 8816-4937
E-mail: hiphopemmovimento2011@gmail.com
Site’s: http://www.educadora.ba.gov.br/evolucaohiphop/
http://www.teatrovilavelha.com.br/festivalvivadanca5/index.php
Twitter: www.twitter.com/evolucaohiphop
Twitter: www.twitter.com/vivadanca

quarta-feira, 13 de abril de 2011

DICA DA TIA: Entre Sons, Sabores e Seu Jorge!


O cardápio musical do Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar está bem variado e com opções de dar água na boca. Além da participação, todos os dias, de diversos artistas e bandas regionais, o evento tem dois grandes shows com artistas nacionais. No dia 21, Adelmário Coelho, deixa o festival em ritmo de forró. E, dois dias depois (23), será a vez do cantor e compositor Seu Jorge apresentar o seu trabalho de sucesso na Música Popular Brasileira (MPB). O Festival Ilhéus Sons & Sabores do Mar acontece em Ilhéus, sul da Bahia, no período de 20 a 24 de abril, no estacionamento do Centro de Convenções. O evento reúne, em um só lugar, gastronomia, música, arte e artesanato, atraindo para o município, no período da Semana Santa, visitantes de diversas localidades da Bahia e até de outros Estados.

terça-feira, 12 de abril de 2011

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON LANÇA CONCURSO LITERÁRIO

Kátia Mattoso
A Fundação Pedro Calmon e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lançam o Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia, que premiará livros e trabalhos acadêmicos sobre a história da Bahia.
O prêmio instituído pelo Regulamento 001, de 08 de abril de 2011, promovido pela Fundação, a Secretaria e apoio da Assembléia Legislativa da Bahia, tem como finalidade distinguir, anualmente, livros e trabalhos acadêmicos, sobre História da Bahia, em Língua Portuguesa.
A premiação será dividida nas seguintes categorias:
- Obra publicada  - R$ 20.000,00 (vinte mil reais)
- Tese de Doutorado defendida - R$ 10.000,00 (dez mil reais)
- Dissertação de Mestrado Defendida - R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
Em breve postaremos o link com o Edital completo.
A cientista política Kátia Mattoso faleceu aos 78 anos, em Paris, em 11 de janeiro de 2011, e foi sepultada na Grécia, seu país de origem. Historiadora e  Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia, era titular da cadeira de História do Brasil da universidade de Paris-Sorbonne. Especializou-se em história econômica e social da Bahia (1750-1889), e história social da escravidão no Brasil (1549-1888).
"Sua contribuição para os estudos históricos, especialmente na história social da escravidão no Brasil foi inestimável", registrou o deputado Zé Raimundo, na justificativa do requerimento da sessão especial na Assembléia Legislativa da Bahia.
Doutora em Ciência Política pela Universidade de Lausanne e em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris-Sorbonne, Kátia Mattoso teve fundamental importância na formação de diversos professores e pesquisadores.  "A professora Kátia Mattoso formou toda uma geração de historiadores e professores estimulados a um olhar aprofundado na rica história da Bahia", afirmou o historiador Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon / SecultBA e idealizador da premiação.

DICA DA TIA: Festival Nacional de Curtíssima Metragem

Clique na imagem e entre no site para saber mais informações. Em Ilhéus, o Laboratório para realizadores ocorrerá nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2011. Inscrições pela internet.

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

O setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa estará recebendo, entre 1º de maio e 6 de junho de 2011, propostas para apresentação de trabalhos no II Seminário Internacional de Políticas Culturais. Serão aceitos trabalhos que tenham como foco a área de políticas culturais. O objetivo é apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais e entusiastas da área de políticas culturais.

:: Inscrições:

Poderão submeter trabalhos estudantes em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores (mestres e doutores) e professores. As inscrições serão feitas mediante o envio do texto completo, de acordo com as normas editoriais da FCRB, que deverá ter entre 08 e 15 laudas, incluindo as referências bibliográficas, Times New Roman 12, espaço 1,5 e estar em formato Word 97/2000. Na primeira página do trabalho, devem constar os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa alta e em negrito; nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, indicando em nota de rodapé o(s) vínculo institucional e e-mail do(s) mesmo(s); resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço politica.cultural@rb.gov.br, constando em "assunto": submissão de artigo. Mais informações: 21 3289 4636 / politica.cultural@rb.gov.br.

:: Cronograma:

Período de inscrição de trabalhos: 01/05/2011 a 06/06/2011

Período do Seminário Internacional de Políticas Culturais: teorias e práxis: de 21/09/2011 a 23/09/2011. http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/manuais/FCRB_NormasEditoriais_bibliografia_citacao_e_notas.pdf

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TMI: NOTA À IMPRENSA

Foi noticiado recentemente em alguns veículos de imprensa regional que funcionários do Teatro Municipal de Ilhéus teriam “esquecido” de ligar a bomba de água que abastece o sistema de ar condicionado central do referido prédio, na sexta-feira passada, durante a apresentação de bandas de rock locais. Foi divulgado também que o mesmo problema se repetiu no domingo, antes da apresentação de uma peça com atores da TV Globo. A verdade é que o ocorrido não foi por falta de manutenção do aparelho e nem falta de competência dos funcionários desta casa.


Na sexta (01), o ar condicionado não estava desligado e nem sem água. Segundo o técnico que visitou as instalações já no sábado pela manhã, o que houve foi entrada de ar na bomba d´água, problema inerente à manutenção preventiva, o que impossibilitou o pleno funcionamento do sistema, não permitindo que ele refrigerasse o ambiente na temperatura agradável. O grande número de pessoas que estava no teatro no dia do show de música, todos se agitando muito ao som do rock, contribuiu também para isso. Não era possível o problema na hora, mas na manhã seguinte foi retirado o ar da bomba d´água e o ar condicionado voltou a funcionar, tanto que ocorreram duas sessões de teatro no sábado: o espetáculo infantil com atores locais às 17 horas, e o da noite com atores globais.

O que todos não sabiam é que este fato resultou de um “ponto quente” na chave de energia que alimenta exclusivamente o ar condicionado central, o que causou o desligamento total do sistema no domingo. Depois de três dias consultando eletricistas e técnicos, o problema foi detectado por um especialista em eletricidade de alta tensão. O malefício do “ponto quente” provocado por baixo contato em uma das fases da chave de energia queimou um fusível NH de alta potência (630 amperes/500V), desativando o controler do ar condicionado. Segundo o especialista, não foi um defeito, ao contrário, o ar condicionado tem várias travas de segurança que, ao detectar o menor perigo de queima dos compressores e de outros componentes eletrônicos, aciona estas travas para sua própria segurança. Mesmo detectando o problema, a administração do Teatro enfrentou a grande dificuldade para aquisição destas peças, devido a sua raridade.

Desde a quarta-feira (06) o ar condicionado já voltou a funcionar, inclusive foram comprados fusíveis de reserva. A Fundação Cultural está providenciando, também, a manutenção da subestação de energia do TMI, com limpeza dos transformadores de alta tensão, disjuntores eletromagnéticos e outros serviços que só podem ser feitos por técnicos especializados. Caso ocorram outros problemas do tipo, certamente serão causados por questões alheias à nossa vontade, e nunca, como insinuaram alguns, por discriminação com artistas locais ou má administração.

Luciano de Lucas
Diretor do Teatro Municipal de Ilhéus