sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

SAIU RESULTADO FINAL DE HABILITAÇÃO DA LPG BAHIA






A Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBa) divulgou, ontem (25/01), o resultado final de propostas habilitadas para os 16 editais das áreas de Fomento às Artes, Identidades e Saberes, Patrimônio, Livro, Leitura e Literatura e Cultura em Toda Bahia da Paulo Gustavo Bahia. Acesse o resultado aqui

Ao todo, foram 917 propostas selecionadas em todos os 27 territórios de identidade da Bahia que, juntas, receberão um investimento em torno de R$44.870.000,00. (quarenta e quatro milhões e oitocentos e setenta mil reais). 

Com o resultado final de habilitação publicado, inicia-se a última etapa de classificação das propostas, com a assinatura e celebração do termo.

Os 10 editais da área de audiovisual seguem na etapa de envio de documentos para habilitação até o dia 29/1.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

MINC LANÇA PROGRAMA CONEXÃO, CULTURA E PENSAMENTO NA SEGUNDA (29)




‘Pihhy’, em mehi jarka, língua falada pelo povo Mehi-Krahô, significa semente e é o nome escolhido para a revista multimídia que inaugura o “Programa Conexão Cultura e Pensamento”. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Formação, Livro e Leitura/DIEFA e o Curso de Educação Intercultural, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O lançamento ocorre na segunda-feira (29), em formato virtual. As inscrições podem ser feitas aqui.

Inspirado em ações anteriores, como o Programa Cultura e Pensamento, o projeto tem o objetivo de fortalecer espaços públicos de reflexão e diálogo em torno de temas importantes da agenda contemporânea. A atualização deste escopo se inicia pela difusão desta revista multimídia, que será alimentada com conteúdos produzidos por indígenas de diferentes campos de atuação e inaugura o estímulo à criação, produção e circulação, entre múltiplos territórios, baseados em conhecimentos plurais e ancestrais, deixando evidente a complexidade e o valor da pluralidade epistemológica existente no Brasil. 

A Revista Pihhy disponibilizará materiais na língua portuguesa, bilíngues ou plurilíngues, e em inglês, em edições mensais, em uma) versão digital hospedada no Portal do MinC na internet. O ambiente tratará temas como educação, direito, conhecimentos, política, ciência, artes, dentre outros, por meio de algumas categorias como: Já me transformei em Imagem; Mestres de Cultura; Cadernos Educativos; Literatura Indígena; A Palavra da Mulher é Sagrada; Vibrações, Sons, Corpos e Direitos Indígenas. 

“O Ministério da Cultura tem um papel importante no fomento à produção e difusão do conhecimento. Não há políticas públicas sem os ambientes de reflexões críticas e inventivas para a qualificação de nossas políticas culturais. O programa Conexão, Cultura e Pensamento foi buscar como referência o programa Cultura e Pensamento que exerceu um papel vital em gestões anteriores na articulação de instituições e pesquisadores que estavam produzindo em torno dos temas da cultura. A novidade que apresentamos aqui é trazer a percepção inscrita na palavra conexão”, destaca o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba. 

Ele destaca que, para além da produção do conhecimento, está é uma possibilidade de estabelecer conexões entre saberes, fazeres e territórios distintos. “Gerando confluências e encontros na promoção do que se produz nas mais diversas áreas do conhecimento no sentido de promover não só a diversidade cultural, mas também a diversidade do conhecimento, das ciências. A Pihhy’ é nossa primeira roça indígena para a gente arar um pensamento mais orgânico e diverso nesta parceria do MinC com a UFG”. Além da Plataforma digital, o Programa deve englobar outras ações, no sentido de fortalecer a produção de conhecimentos e promover a difusão de culturas locais, inclusão social e diversidade das manifestações artística e culturais, conforme orienta as atribuições da SEFLI e da Diretoria de Educação e Formação artística do Minc. 

O nome Pihhy foi escolhido no contexto do próprio curso intercultural, e o secretário Fabiano Piúba, enfatiza essa escolha, salientando que “a semente está associada às ideias de criação, cultivo, colheita e aos ciclos da vida e do tempo. Ela tanto pode ser uma semente de Jatobá ou de Sumaúma, como pode ser uma semente de gente, de pessoa, pois tudo é natureza e cultura. Se a natureza faz o tempo, a cultura faz o cultivo, o saber-fazer-viver. Ou seja, não podemos mais despregar a reflexão crítica dos ciclos vitais dos saberes e fazeres culturais e tampouco dos saberes da própria natureza. A nossa primeira roça é indígena, a segunda será quilombola e todas serão confluências”, detalha, ao falar da alimentação da plataforma em anos subsequentes a 2024. 

“Trata-se de um projeto inovador e de vanguarda porque promove a pesquisa, o registro e a sistematização desses saberes ancestrais que foram, no violento processo histórico e colonial, apagados, adormecidos ou invisibilizados no país. Ela traz à tona, então, pensamentos plurais e diversos sobre temas fundamentais para o mundo contemporâneo, como a sustentabilidade, a relação com a natureza, a democracia e o bem viver”, explica o professor Alexandre Herbetta, um dos coordenadores da proposta. Gilson Ipaxi'awyga, professor do Intercultural e membro do povo indígena Tapirpé também é um dos coordenadores de conteúdo Revista, finaliza afirmando que a revista é uma oportunidade de se difundir os conhecimentos indígenas, de maneira a se refletir as diversas maneiras de se fazer ciência. 

Haverá certificação para os participantes.

Programação: 

29/01/2024 

8 h–11h: Lançamento da Revista Pihhy Falas de autoridades, de representantes institucionais e da coordenação, apresentando a proposta da revista e a 1º edição. 
Mesa virtual com autores e autoras participantes da edição 



14h–17h: Mesa redonda presencial “Possibilidades de uma pluriversidade para o fortalecimento da democracia e do bem viver” - Bruno Kaingang, Naine Terena, Edson Kayapó e Creuza Prumkuyw Krahô 

A mesa busca refletir sobre a importância fundamental da valorização de outras matrizes epistemológicas e da articulação de conhecimentos pluriepistêmicos para a real democratização de instituições brasileiras, e, também, sobre os intensos e regulares processos de violência epistêmica, ainda presentes em espaços de conhecimento vinculados ao estado. 

Serviço 

Lançamento do Programa Conexão, Cultura e Pensamento – Revista Pihhy 

Quando: 29/01/2024 

Horário: 8 horas 

Local: Transmissão ao vivo no Canal do Núcleo Takinahakỹ UFG

Inscrição aqui.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

EM 24H, ILHÉUS REGISTRA CHUVA DE 220MM



Foto: Divulgação/Prefeitura de ilhéus

A Defesa Civil de Ilhéus registrou 220 mm de chuvas nas últimas 24 horas. Conforme o órgão, somente entre meia-noite e 8h desta terça-feira (23) choveu 162 mm. A previsão inicial apontava acumulado de 206 mm para os próximos sete dias. A Prefeitura informa à população que as equipes estão mobilizadas, agindo dentro de suas atribuições, para atender as demandas da comunidade. 

No período da manhã, o prefeito Mário Alexandre se reuniu com membros do Gabinete de Crise para buscar providências em relação aos transtornos causados pelo temporal. O Município atua em diversas frentes de trabalho, a fim de prestar assistência e orientações às famílias que residem em áreas de risco, bem como realizar intervenções necessárias para minimizar os danos nessas localidades.

As chuvas já deixaram seis pessoas desabrigadas, que foram prontamente encaminhadas ao abrigo institucional. De acordo com o boletim informativo, até o momento, as equipes atenderam 81 ocorrências. Os principais chamados são referentes a solicitações para remoção de árvores caídas, desobstrução de vias públicas e colocação de lonas. A equipe de Emergência e Prevenção atua 24h para registrar as ocorrências e levar assistência necessária à população afetada. 

O acumulado de precipitações pode atingir 120 milímetros até o próximo (28). A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Fonte: Ascom/PMI

FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO FAZ 50 ANOS!




Está todo mundo convidado para celebrar os 50 anos da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A programação artística acontecerá na tarde desta terça-feira (23), na Praça Quincas Berro D’Água, no Centro Histórico de Salvador, para celebrar o cinquentenário da instituição que é responsável por desenvolver a formação, criação, produção, pesquisa, difusão e memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.

A tarde será de compartilhamentos. Haverá aula aberta com música ao vivo de SAMBA(S) com a professora Tatiana Campêlo e Taric fará performance musical. Além disso, haverá apresentações de solo de dança: Dudé Conceição apresenta o solo “EXU”, Ágatha Simas apresenta o solo “EVOCA OYÁ”, Kenuu Alves apresenta o solo “NÚMERO UM” e Nildinha Fonseca com apresentação de solo. 

Já o artista Paullo Fonseca, do Balé do Teatro Castro Alves, apresentará o solo “PACÍFICO”. Na ocasião também haverá distribuição de publicações à população. Tudo gratuito e aberto ao público.

50 anos

A Funceb foi fundada em 23 de janeiro de 1974 com a missão de criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam as artes na Bahia. 

Integram a Funceb a Diretoria das Artes (circo, dança, música, teatro, literatura e artes visuais), a Diretoria de Audiovisual (que gere a Cinemateca da Bahia e a Sala de Cinema Walter da Silveira), o complexo do Teatro Castro Alves e o Centro de Formação em Artes e sua Escola de Dança.

SERVIÇO:
50 anos da Funceb
Quando: 23 de janeiro de 2023, das 13h às 17h
Onde: Praça Quincas Berro D’Água, Centro Histórico de Salvador
Gratuito