domingo, 26 de setembro de 2010

A CARAVANA CULTURAL DE ILHÉUS

Janete Lainha, Ballet Grand Getê, Batuke Gêge, Amanda Andrade e Grupo de Capoeira

A Caravana é uma realidade. Não ouvi falar de nenhum outro projeto como este que tenha contemplado quase 99% de todas as localidades do município de Ilhéus. Até o final de novembro chegaremos a 42 locais, abrindo um novo caminho para a cultura da cidade. Cerca de mais de 150 apresentações de artistas convidados e quase trezentas dos grupos locais dos bairros, distritos e povoados subirão ao palco-ônibus para mostrar seu talento.
A trupe que a comanda poderia até ser comparada aos saltimbancos e histriões de outrora da Europa que cruzavam o continente realizando espetáculos populares em tablados. Esses atores mambembes – clowns, acrobatas, malabaristas, mas às vezes também cantores e poetas – se produziam sempre à margem dos teatros oficiais. Apesar daquela época estes artistas se apresentarem nos lugares mais freqüentados, a Caravana tem ido a lugares nunca antes visitado por artistas profissionais, a exemplo de Retiro e o Mambape. Parafraseando um velho ditado, diríamos que se “o povo não vem até a arte, a arte vai onde o povo está”.
“Algumas crianças estão vendo, pela primeira vez, a cultura chegar aos bairros mais distantes e escrever uma nova história”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. A Caravana Cultural se consolida como um dos mais importantes projetos da região. A Fundação tem registrado palestras sobre o Patrimônio Cultural e Histórico de Ilhéus, proferidas em diversas escolas, atingindo milhares de estudantes e comunidades. As apresentações culturais atingiram um grande público de mais de vinte mil espectadores apenas no primeiro semestre do ano. O Bumba-meu-boi de Urucutuca, Dona Valderez, do Salobrinho, e o grupo de dança Face Off, do Teotônio Vilela, foram alguns dos artistas locais que se fizeram presentes na Caravana. Também se apresentaram diversos artistas profissionais,como o ator José Delmo e a Cia Casa Aberta de Teatro; músicos como os cantadores Carlos Silva, Paulo Mourão, Cleilton Mariano, Nozinho, Amanda Andrade e uma dupla de artistas europeus que vieram de Portugal para fazer arte e cultura nos distritos de Ilhéus,além dos artistas circenses do Grupo Explosão do Riso, de Barreiras.
A Fundação Cultural de Ilhéus, através do Projeto Caravana Cultural, também está fazendo o recenseamento dos artistas, artesãos e manifestações culturais de cada localidade com o intuito de identificá-los e cadastrá-los no Censo Cultural 2010 que pretende mapear todas as manifestações artísticas do município. Em breve teremos um verdadeiro “mapa das minas culturais” de Ilhéus, identificando e localizando com precisão todos os artistas da nossa terra. Estes dados serão de vital importância para a construção final do Plano Municipal de Cultura que será apresentado em dezembro para a classe artística.

O BLOG da Caravana Cultural estará no ar a partir do dia 28 de setembro de 2010. É só acessar: www.caravanaculturalilheus.blogspot.com