sábado, 14 de maio de 2011

MinC teria virado disputa entre grupos do Rio e de São Paulo

Antonio Grassi


Matéria do jornal O Estado de S. Paulo aponta que o Ministério da Cultura virou uma disputa entre feudos do PT e da classe artística. Sob “fritura”, a ministra Ana de Hollanda representaria uma tropa de petistas cariocas e de artistas liderados pelo ator Antônio Grassi que sempre se opôs à gestão anterior, do ex-ministro Juca Ferreira.

De olho na vaga de Ana Hollanda, setores do PT paulista, representados pelo ator Sérgio Mamberti no ministério e pelo grupo da “Cultura Digital”, estariam minando o nome da irmã de Chico Buarque nos bastidores, vendo na crise instalada uma oportunidade para assumir a direção do volante cultural do governo Dilma.

O grupo carioca, diz a matéria, sabe que não tem um substituto imediato para a ministra em caso de queda. Uma eventual demissão seria uma tragédia política por ser o primeiro ministro a cair e ainda uma mulher, um cenário desgastante que poderia levar Dilma a retirar o cargo das mãos desse grupo petista. Segurar Ana é preservar o controle da pasta. Cercá-la de pessoas de confiança é a melhor estratégia num momento como esse.

A cena da ministra deixando um debate em São Paulo sob escolta policial, após uma audiência tensa com artistas, é um capítulo do que o governo classifica de “orquestração sórdida” contra ela. O grupo paulista não simpatiza politicamente, mas é mais alinhado com as propostas da gestão de Juca Ferreira, que assumiu o cargo como filiado do PV, ao suceder Gilberto Gil.

Partiu de Antônio Grassi – desafeto de Juca – a ideia de sugerir o nome de Ana de Hollanda para ser ministra após Dilma decidir que queria uma mulher para o cargo. Grassi e Ana trabalharam juntos na Funarte no primeiro governo Lula. A indicação dela ganhou força com o prestígio conquistado por Grassi e aliados no encontro entre Dilma, artistas e intelectuais no Teatro Casa Grande, no Rio, na campanha eleitoral. Grassi tornou-se assim um dos patrocinadores de Ana de Hollanda e, logo depois, foi nomeado para presidir a fundação, cargo que ocupou até 2007, quando foi demitido por Juca Ferreira.

Passados quatro meses, Grassi agora é quem comanda a operação para segurá-la. Conta com a secretária nacional de Cultura do PT, Morgana Eneile, recém convidada pela ministra para o cargo de assessora especial. Nem mesmo no PT carioca, no entanto, Ana é unanimidade. O deputado Alessandro Molon, por exemplo, pediu uma audiência pública com a ministra na Câmara para discutir sobre a lei de direito autoral.

Grassi conversou com o Estado nesta quarta-feira (11/5), após a reunião com Gilberto Carvalho. Na opinião dele, a ministra é vítima de uma conspiração e a crise na pasta é apenas “alarme falso”.

Qual sua opinião sobre a crise vivida pela ministra?

Há uma certa articulação, uma certa campanha, que tenta desestabilizar, colocar uma pessoa contra outra, como se uma pessoa estivesse conspirando. Quando se anunciou o nome da ministra em dezembro, já existiam blogs atacando o nome dela. Há movimentos criando informações falsas. Fala-se em desmonte no ministério. Que desmonte é esse, se boa parte da equipe atual estava aqui ou esteve na primeira gestão do ministro Gilberto Gil? Existe um alarme falso nesta questão.

Essa campanha vem do PT de São Paulo?

A gente não tem uma localização específica.

Dizem que o senhor seria o mentor do ministério.

Eu não sou mentor, não estou por trás da nomeação. A presidente Dilma jamais se renderia a esse tipo de coisa. Eu cuido de uma área muito importante, que é a Funarte. Mas não tenho ingerência sobre outros assuntos.

*Com informações do Estadão.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

DROGA É TEMA DE FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL NO COLÉGIO MODELO EM ILHÉUS

Turma do 3º Ano "C", vencedora do Festival

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães promoveu na manhã do dia 13 de maio o Festival de Teatro Estudantil, promovido pelas turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Organizado pelo professor e vereador Alzimário Belmonte (Gurita), o Festival abordou a temática das drogas. Cada turma foi responsável pela montagem de um espetáculo que abordasse o tema e subtemas como aborto, gravidez na adolescência e violência doméstica.

O júri que escolheu os três primeiros lugares foi composto por Silvestre Guedes (ator e diretor do Grupo Centro do Círculo), Ed Paixão (ator, diretor e representante da Câmara Temática de Teatro do CMC), Letto Nicolau (dirigente da Filarmônica Capitania dos Ilhéos e Responsável Técnico pelo Forteatro-Sul) e Pawlo Cidade (Vice-presidente do FAEG-SUL). Em terceiro lugar ficou o segundo ano "B", com uma síntese do espetáculo "O Jardim do Inimigo"; em segundo a turma do terceiro ano "B" e em primeiro lugar a turma do terceiro ano "C", com uma montagem pós-moderna de Teatro, usando a expressão corporal e a mímica como elementos alternativos de dramatização.

Professor Gurita

Para o professor Gurita, além de alertar sobre o perigo das drogas, a montagem das peças aponta para a descoberta de novos talentos e a prática das artes cênicas, sobretudo o Teatro. Letto e Pawlo aproveitaram para falar do Projeto Forteatro-Sul. Além de receber troféus, cerca de 20 alunos ganharam a oportunidade de participar da Oficina Piloto do Projeto que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de julho deste ano, em Ilhéus.

"Queremos fomentar a criação de grupos. Essa galera jovem, que faz teatro amador e pensa um dia ser ator ou atriz, precisa de ferramentas para se organizar e se profissionalizar", disse Letto Nicolau, entusiasmado com as apresentações.

Turma do 2º ano "B"

O Festival de Teatro Estudantil do Colégio Modelo "é o ponto de partida para outras ações semelhantes que irão ocorrer em outras escolas", revela o organizador do evento, professor Gurita.    
 Letto, Pawlo, Ed e Silvestre
 Turma do 3º "C" recebendo troféu de 1º lugar
 Turma do 3º "B" recebendo troféu
Letto anunciando os selecionados para o Forteatro-Sul

quinta-feira, 12 de maio de 2011

SARAU NA ACADEMIA

Prof. Dorival de Freitas

Coordenado pelo Confrade Dorival de Freitas, o Sarau das Seis, promovido pela Academia de Letras de Ilhéus, teve mais uma edição realizada na noite de ontem, 11 de maio. O Sarau tem reunido poetas, músicos, atores e até mesmo artistas plásticos como Catari Borges.

Há mais de dois anos que a Academia promove o Sarau como forma de revelar novos talentos literários e discutir as questões da nossa língua. Ter uma periodicidade de propostas como esta não é uma tarefa fácil. O Sarau ocorre uma vez por mês, sempre no dia 11.

Como diria um grande poeta espanhol: "A poesia é hoje a álgebra superior da metáfora". Esta é uma oportunidade única para apresentação de novos trabalhos. Vale a pena conferir.

A Academia de Letras de Ilhéus está situada à Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39 - Centro - Ilhéus.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

TCA LANÇA EDITAL DE MONTAGEM TEATRAL

Foto: Márcio Lima

A Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, entidade vinculada à Secretaria de Cultura, lançando a Edição 2011 do Programa “TCA.Núcleo”, do Teatro Castro Alves, torna público que, de 11 de maio a 27 de junho de 2011, estarão abertas as inscrições para o Concurso destinado à seleção, no âmbito estadual, de projeto para montagem de espetáculo teatral, realização de temporada na capital e circulação pelo interior do Estado da Bahia, com o objetivo de incentivar realizações de excelência na área das artes cênicas, tendo como base legal o Decreto nº 8464/2003, a Lei Estadual nº 9433/2005, em especial os artigos 50, V,§ 5º, 51 e 54 e as disposições deste Edital.


O Programa "TCA.Núcleo" é constituído por um conjunto de ações coordenadas pelo Teatro Castro Alves que objetivam desdobrar o processo de criação e montagem do espetáculo selecionado através de edital de modo a contribuir com a pesquisa, a investigação e a formação na área das artes cênicas no Estado da Bahia.

Constitui objeto do presente Edital a seleção de 01 (um) projeto para montagem de espetáculo teatral, com a participação de, no mínimo, 05 (cinco) atores, visando à realização de 01 (uma) Temporada composta de 20 (vinte) apresentações na Sala do Coro do Teatro Castro Alves - TCA e Circulação do espetáculo em, no mínimo, 04 (quatro) municípios do interior do Estado da Bahia, com, no mínimo, 03 (três) apresentações em cada uma, observado o subitem 3.2.

O vencedor da Seleção, a título de prêmio, firmará com a FUNCEB um contrato de co-produção visando à consecução do objeto descrito no item 1.1 no valor de até R$300.000,00 (trezentos mil reais), sobre o qual incidirão os descontos devidos, considerando as alíquotas aplicáveis aos contratos de prestação de serviços por pessoa jurídica, conforme legislação vigente.

Mais detalhes sobre o Edital CLIQUE AQUI

O PAPEL DOS APL´s

Reunião na Pró-Reitoria de Extensão/Foto: Viviane Siqueira

Ao saber que o Projeto FORTEATRO-SUL, cujo aporte financeiro é do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual da Fazenda e Governo do Estado da Bahia e realização da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, firmou importantes parcerias com duas instituições de grande referência na Bahia (estamos falando da Universidade Estadual de Santa Cruz e a Fundação Cultural de Ilhéus), isto nos remete a um elemento fundamental no caminho do sucesso e fortalecimento de um Projeto: os Arranjos Produtivos Locais, ou simplesmente, APL´s.

Os APL´s são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Existe uma vasta literatura nacional e internacional sobre o fenômeno da aglomeração de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva em uma determinada região geográfica. Há muitas denominações e ênfases diferentes. O mesmo fenômeno é às vezes denominado arranjo produtivo local, sistema produtivo local ou mesmo “cluster”. No Brasil a expressão mais difundida é arranjo produtivo local.

Entre os diversos conceitos existentes, destaca-se o descrito abaixo, de autoria da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (Redesist), uma rede de pesquisa interdisciplinar, formalizada desde 1997, sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu principal foco de pesquisa são os arranjos e sistemas produtivos locais.

“Arranjos produtivos locais são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais - com foco em um conjunto específico de atividades econômicas - que apresentam vínculos mesmo que incipientes. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas - que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, comercializadoras, clientes, entre outros - e suas variadas formas de representação e associação. Incluem também diversas outras organizações públicas e privadas voltadas para: formação e capacitação de recursos humanos, como escolas técnicas e universidades; pesquisa, desenvolvimento e engenharia; política, promoção e financiamento”.


domingo, 8 de maio de 2011

CRIAMOS UM BLOG NOVO!

 Academia Núcleo da Dança

Divulgar, promover e registrar, estes são os principais objetivos do Blog CULTURA DA GENTE, criado pelo Diretor Artístico da Tia Marita, Pawlo Cidade. O Blog pretende apresentar todas as manifestações artísticas do Município de Ilhéus, seus principais produtores culturais, história, lendas, causos e servir de canal de comunicação entre todas as Câmaras Temáticas de Cultura.

Qualquer artista ou grupo que deseja fazer parte do Blog pode também enviar para o e-mail: comunidadetiamarita@hotmail.com No assunto escrever: "Cultura da Gente" e anexar breve histórico (máximo de uma lauda), fotos e contatos (e-mail e telefones).


"Ilhéus é um celeiro de artistas. O Blog Cultura da Gente será uma importante ferramenta de pesquisa sobre os fazedores da cultura de Ilhéus", declara Pawlo Cidade.  "A ideia partiu da professora e pedagoga, Luciana, esposa de Letto Nicolau. A única coisa que fiz foi pô-la em prática", concluiu. 

Para acessá-lo basta clicar: www.aculturadagente.blogspot.com