sábado, 15 de julho de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VI FESTIVAL DE DANÇA DE ITACARÉ

No ar a convocatória do maior festival de dança contemporânea do Litoral Sul da Bahia!


EDITAIS ABERTOS

Funarte lança editais de ocupação de espaços cênicos

Projetos nas áreas de circo, dança e teatro serão selecionados para salas de MG, SP e RJ




SecultBA abre inscrições para 4ª seleção do Edital de Mobilidade



Chamada contempla projetos com atividades entre fevereiro e abril de 2018 com um total de R$ 250 mil em recursos


As inscrições para a quarta e última seleção de 2017 para o Edital de Mobilidade Artística e Cultural serão abertas nesta sexta-feira (14). A chamada vai permitir o apoio a projetos culturais com atividades previstas de fevereiro a abril de 2018. Os interessados devem acessar o Sistema de Informações e Indicadores em Cultura/Clique Fomento (Siic). O encerramento está previsto para o dia 12 de agosto. Com essa chamada, a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) fecha o ciclo de 2017 e dá início às chamadas de 2018.

Os artistas e agentes da cultura podem propor atividades de intercâmbio e difusão cultural – com valor limite de R$ 50 mil - e residência e formação artístico-cultural – R$ 25 mil. A seleção envolve recursos de R$ 250 mil do Fundo de Cultura da Bahia (secretarias da Cultura e da Fazenda). Essa linha de apoio é voltada para ações que impulsionem a circulação de artistas, técnicos, produtores e obras dentro do Estado, no País e exterior.

O edital de Mobilidade objetiva impulsionar o desenvolvimento das artes e da cultura na Bahia. Segundo o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, o edital cria oportunidades para que os bens culturais baianos sejam exportados. “O Mobilidade permite também a promoção do diálogo intercultural e investimento na formação profissional dos agentes culturais locais, além de contribuir para o aprofundamento da cooperação artístico-cultural nacional e internacional”, declara.

A SecultBA proporciona uma Central de Atendimento Integrado para orientar interessados e proponentes. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, e-mail mobilidade@cultura.ba.gov.br ou presencialmente, no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-¬010 – Salvador/Bahia.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MESTRADO DA CASA DE RUI BARBOSA



Estão abertas até 11 de agosto as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O curso – voltado ao gerenciamento, preservação, acesso e usos de acervos públicos e privados – é dividido em duas linhas de pesquisa. A primeira aborda a representação, gerenciamento e preservação de espaços de memória de patrimônio documental. Já a segunda engloba práticas críticas em acervos: difusão, acesso, uso e apropriação de patrimônio documental material e imaterial. 

O processo de seleção para até 16 vagas é composto de quatro fases: prova escrita em memória e acervos; análise do anteprojeto de pesquisa; prova oral sobre o anteprojeto e análise do curriculum vitae; e prova de língua inglesa. Os horários e os locais de realização das provas escrita e oral serão divulgados juntamente com a relação de candidatos com inscrição homologada. 

Os interessados em se inscrever para o processo seletivo devem enviar documentação impressa pelos Correios ou entregá-la diretamente na secretaria do Mestrado Profissional da FCRB, localizada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Em caso de inscrição por via postal, o candidato deverá encaminhar mensagem eletrônica para os emails mestrado2016fcrb@gmail.com e secretaria.mestrado@rb.gov.br, contendo o nome completo e o código de registro de postagem, composto de 13 dígitos. A ausência de qualquer um dos documentos solicitados ou a postagem fora do prazo inviabilizará a inscrição.

Taxa de inscrição

Um dos documentos a serem entregues pelo candidato do curso é o comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100, que deve ser efetuado no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Os dados a serem preenchidos na GRU podem ser conferidos no edital. 

Candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou forem membros de família de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 14 de julho, conforme as regras definidas no edital.

Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato na área de Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos pelo telefone (21) 3289-8696 ou pelo email secretaria.mestrado@rb.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

com informações da Fundação Casa de Rui Barbosa