quinta-feira, 29 de outubro de 2020

#DançanaTela - PROJETO VAI SELECIONAR 50 OBRAS AUDIOVISUAIS COM TEMÁTICA EM DANÇA


A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da sua coordenação de dança, abre inscrições a partir desta segunda-feira (26) para o projeto Dança na Tela – Mostra Baiana de Audiovisual em Dança. A ação vai selecionar 50 obras audiovisuais com temática em dança, de gênero Documentário (nos formatos de longa, média ou curta metragem) ou de gênero Vídeodança (formato livre), produzidas por profissionais da Bahia e de todo o Brasil.


Serão realizadas seis Mostras de Audiovisual em Dança, entre fevereiro e julho de 2021, sempre na última semana de cada mês, com sessões de 40 a 60 minutos, cada. “O intuito é fomentar o elo da difusão e dar visibilidade a partir de um programa de exibição virtual, de modo a evitar aglomerações, mas consideramos a possibilidade de realizar uma mostra presencial, considerando que as mostras se estendem até julho do ano que vem”, destaca a coordenadora de dança da Funceb, Janahina Cavalcante.

Dança na Tela – Mostra Baiana de Audiovisual em Dança é uma ação conjunta entre a Coordenação de Dança e a Diretoria de Audiovisual da Funceb. “A intenção é estabelecer, além da veiculação, a difusão, memória e formação de público para essa vertente da dança. Também buscamos construir um acervo e possibilitar a preservação das produções audiovisuais em dança no estado da Bahia e de outros estados do Brasil, para que possam ser acessados a qualquer momento pelo público interessado, buscando potencializar a preservação e memória dessas produções”, ressalta Janahina.

Seleção

Podem inscrever propostas pessoas jurídicas do campo artístico-cultural ou pessoas físicas, maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, domiciliados no estado da Bahia ou não. Poderão concorrer obras audiovisuais com temática em Dança de todo o estado da Bahia, e do Brasil, que tenham sido produzidas entre os anos de 2010 e 2020.

Na inscrição o proponente deve enviar o vídeo completo da obra através da inserção de link do vídeo (youtube, vimeio, dailymotion, etc) no formulário online para visualização da obra pela comissão de seleção. O resultado do projeto será divulgado até 29 de dezembro de 2020.

SERVIÇO
Dança na Tela – Mostra Baiana de Audiovisual em Dança
Inscrições: 26 de outubro a 09 de dezembro de 2020, online

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

COMISSÕES DE SELEÇÃO DOS PRÊMIOS DO PROGRAMA ALDIR BLANC BAHIA DERAM INÍCIO AOS TRABALHOS


As Comissões de Seleção dos editais que integram o Programa Aldir Blanc Bahia: 
Prêmio das Artes Jorge Portugal e Prêmio de Exibição Audiovisual, se reuniram virtualmente na tarde desta quarta-feira (21) para dar início aos trabalhos de seleção dos projetos premiados. A reunião teve a participação de 80 pessoas.

A comissão de seleção do Prêmio das Artes Jorge Portugal será responsável por selecionar 380 projetos das linguagens artes visuais, audiovisual, teatro, dança, música, literatura e circo, com recurso de R$ 24 milhões. Já a comissão de seleção do Prêmio de Exibição Audiovisual selecionará 60 obras audiovisuais no estado, que dividirão o recurso de R$ 1 milhão disponível para este edital. Para isso, ambas as comissões observarão os critérios de seleção presentes nos editais. 

"Temos pessoas aqui de diversas cidades do interior do estado da Bahia, além de pessoas de outros estados, como Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará, e isso mostra a relevância cultural a nível nacional do que é produzido na Bahia e como isso gera interesse. Agradeço a presença de todos e todas aqui, especialmente pela nobreza dessa concessão de tempo e pensamento crítico em prol da implantação desse recurso", destacou a diretora geral da Funceb, Renata Dias.   

Após a fala da diretora geral, o novo diretor das Artes da Funceb, Pawlo Cidade, se apresentou aos participantes das comissões e aproveitou para elogiar ações tomadas pela Funceb frente ao período emergencial: "sinto-me orgulhoso de fazer parte dessa equipe que tanto trabalha e que reflete o empenho dessa instituição". 

Já a diretora de Audiovisual da Funceb, Daniela Fernandes, falou brevemente sobre o cronograma da comissão de seleção dos editais, e encerrou a reunião geral das comissões. Em seguida, deu-se início às reuniões por linguagem artística, também de forma virtual.