quinta-feira, 19 de junho de 2014

COMO A CULTURA PODE MUDAR A CARA DA MINHA CIDADE?

Quando é criado um evento, uma enorme cadeia produtiva é gerada, passando por diversos setores.  

Se o governo municipal fomentar atividades culturais estratégicas que gerem trabalho, emprego e renda e promovam a inclusão social, especialmente entre jovens, a cidade se transforma. 

“O desenvolvimento de uma sociedade, de uma empresa, de uma comunidade passa indiscutivelmente pela cultura.”
O Município precisa valorizar seu Patrimônio Cultural (materiais e imateriais, museus e arquivos), as expressões culturais (artesanato, artes visuais, culturas afro, indígena e populares), as artes e espetáculo (dança, música, circo e teatro), o audiovisual, livro e literatura (cinema e vídeo, e publicações) e até mesmo as criações funcionais (moda, arquitetura, design e arte digital).

O uso da cultura para aquecer a economia exige ações diferenciadas. O governo municipal precisa criar fundos específicos de financiamento que apoiem a produção e difusão de atividades culturais por meio de programas de fomento ou leis de incentivo.

Se, segundo o IBGE, o crescimento médio anual dos setores criativos no Brasil foi de mais de 6%, mais até que o aumento do PIB nacional nos últimos anos, com cerca de 4,3% de alta, imagine por quanto não responde a cultura pelas riquezas mundiais?
Quando é criado um evento, uma enorme cadeia produtiva é gerada, passando por diversos setores.  

O turismo cultural e o turismo de eventos, por exemplo, movimenta bilhões no mundo inteiro. E ele não só gera oportunidades de emprego e renda diretamente a artesãos, pequenas indústrias e lojas que lidam com diversos artigos como artefatos e camisetas, mas também, aquece empreendimentos como restaurantes, agências de viagem, transportes e guias turísticos.

Pawlo Cidade
Escritor, diretor teatral e presidente do 
Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus


quarta-feira, 18 de junho de 2014

FUNCEB RECEBE INDICAÇÕES PARA COMISSÕES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DA BAHIA 2014

Obra de Waldirene Borges (Itabuna/BA) - Imagem ilustrativa

Com inscrições abertas, o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2014, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), abre canal para recebimento de indicações de membros para suas comissões. Até o dia 29 de junho, cidadãos interessados podem contribuir para a formatação destes grupos que vão avaliar, selecionar e premiar as obras inscritas. O objetivo da iniciativa é estimular a participação da sociedade, promovendo uma maior transparência nos processos seletivos e de premiação dos trabalhos apresentados. As indicações podem ser feitas através do site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), com preenchimento de formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área artística e cultural na Bahia e em outros estados.

A Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, será responsável por selecionar as obras que irão compor cada um dos Salões, que, este ano, serão realizados nas cidades de Camaçari e Paulo Afonso. Já as duas Comissões de Premiação, com três membros cada, indicarão, em cada Salão, os três artistas que receberão prêmios de R$ 7 mil, além das menções especiais.

Todas as Comissões terão um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros. Desta forma, as indicações podem também inserir nomes que atuam em outras regiões do país. Além disso, as Comissões de Premiação incluem pelo menos um representante do Território de Identidade ao qual pertence a cidade-sede da exposição.

É importante ressaltar que, em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os membros da Comissão de Seleção e de Premiação e seus parentes de até 2º grau não poderão participar ou propor projetos para este edital.