quinta-feira, 24 de setembro de 2015

HOJE TEM DIÁLOGOS CULTURAIS E CRIAÇÃO DE COLEGIADO DO TERRITÓRIO LITORAL SUL


Secretaria apresenta instância colegiada do território Litoral Sul durante a programação do Territórios Culturais em Diálogo, hoje, 24 de setembro de 2015.

A Secretaria de Cultura do estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o colegiado de gestão participativa  do Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria em Itabuna, território do Litoral Sul. A apresentação do colegiado será realizada durante o evento Territórios Culturais em Diálogos: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, na próxima quinta-feira, dia 24, no mesmo centro cultural. As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico disponibilizado no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br) até o dia 04 de outubro. As inscrições são gratuitas, assim como a participação no evento.

Os colegiados de gestão participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão dos centros de cultura. De caráter consultivo e opinativo, o colegiado tem entre os seus objetivos a função de apoiar e avaliar a gestão do espaço cultural, propor estratégias para a dinamização do mesmo e contribuir para tornar o Centro numa referência na produção e difusão cultural do seu território. Cada colegiado terá entre cinco e 30 membros, a depender da quantidade de inscritos no processo seletivo. Após as inscrições, serão eleitos os de maior representatividade cultural. A apresentação do colegiado de gestão participativa terá como base as instruções da Portaria 338/2014, que institui os Colegiados no âmbito dos Espaços Culturais da SecultBA.

De acordo com superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, a instituição do colegiado de gestão participativa é uma grande oportunidade para a comunidade propor a ampliação do conceito de centro de cultura. “Um centro de cultura precisa ser mais do que uma casa de artes e espetáculos. Além disto, ele necessita estar no cotidiano da sociedade à sua volta, pautando as diversas questões sociais do seu cotidiano, porque isto também é cultura”, destaca Sandro.

Sobre o Centro de Cultura Adonias Filho - O Centro de Cultura Adonias Filho foi inaugurado em 1986 e possui foyer, galeria, sala principal com 360 lugares, três salas de ensaio e uma concha acústica. Em sua programação costuma receber espetáculos locais e nacionais, especialmente de teatro e dança. O espaço cultural leva o nome de Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras que tem larga contribuição cultural no país. Em novembro deste ano, será comemorado o centenário de seu nascimento.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.

Inscrições para colegiados de gestão participativa
Onde: Centro de Cultura Adonias Filho (Praça José Almeida Alcântara, s/n, Centro - Jardim do Ó - Itabuna/BA)
Quando: De 24 de setembro a 04 de outubro de 2015
Mais informações:
Telefone: (73) 3211-6429/(73) 3613-9800/(71) 3103-3415



Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com


terça-feira, 22 de setembro de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CARNAVAL OURO NEGRO 2016


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o edital do projeto Carnaval Ouro Negro 2016. Destinado a entidades carnavalescas de matriz africana das categorias Afro, Afoxé, Samba, Reggae e Índio, as inscrições no projeto estão abertas a partir de hoje (21) até sexta-feira (25), na sede da SecultBA (Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro Salvador –BA). As inscrições podem ser feitas via postal com aviso de recebimento, ou presencialmente das 9h às 12h e das 14h às 17h.

As entidades carnavalescas interessadas em participar do processo de credenciamento devem checar a relação de documentos exigidos no edital e garantir a regularidade de todos. Os documentos devem ser entregues no ato da inscrição em envelope fechado. A lista do credenciamento será divulgada com base na soma da pontuação decorrente dos critérios específicos para cada categoria. Os critérios também estão disponíveis no edital. Confira na íntegra o edital do projeto Carnaval Ouro Negro 2016 no site da SecultBA: www.cultura.ba.gov.br.
                                            
Sobre o Projeto Ouro Negro
Através do projeto Ouro Negro, lançado pela SecultBA no ano de 2008, e coordenado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), agremiações carnavalescas de matriz africana vêm garantindo a sua sustentabilidade. A Secretaria de Cultura tem promovido uma verdadeira requalificação nos desfiles dos blocos, estimulando a valorização e a preservação da tradição afro no Carnaval, com o desfile com alas e roupas tradicionais, além da renovação dos integrantes destes blocos, com maior presença da juventude. Dentro de suas comunidades, estas entidades contribuem para o desenvolvimento social através da construção de uma cultura cidadã.

Sobre o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – O CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBT, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares, e administra o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, conhecido como o Forte da Capoeira.

Inscrições Carnaval Ouro Negro 2016
Quando: 21 a 25 de setembro de 2015, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Onde: Presencialmente ou via postal com aviso de recebimento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro, CEP 40.020-010 – Salvador –BA)

CONFIRA NA ÍNTEGRA O EDITAL CARNAVAL OURO NEGRO AQUI

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com

Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA

Windson Souza – (71) 3103-3360 | (71) 9227-6807 – windson.ss@gmail.com

domingo, 20 de setembro de 2015

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA


Um espaço de celebrações e de debates sobre cultura. Assim será o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento, que tem início nesta segunda-feira, dia 21, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrições prévias (sujeitas a lotação e realizadas no hotsite do seminário), ocorre até a próxima quarta-feira (23). Todo o seminário contará com transmissão ao vivo pelo site do Ministério da Cultura (MinC).
Promovido pelo MinC e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o evento busca comemorar os 10 anos da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e o aniversário de 70 anos da Unesco. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, participarão da cerimônia de abertura do Seminário, dia 21 de setembro, às 19h.
O evento também contará com oito mesas de debates com participação de 16 palestrantes de renome nacional e internacional, entre professores, cineastas, antropólogos, musicistas, doutores e escritores. As mesas serão mediadas por dirigentes e secretários do Ministério da Cultura e presidente de entidades vinculadas à pasta.
Na programação, temas de conversa previstos são: Cultura e Ambiente Digital; Diversidade Cultural e Economia da Cultura; Conhecimentos Tradicionais e Desenvolvimento; Diversidade Cultural Audiovisual; Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social; Diversidade Cultural e Educação; Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória; e Cultura e Cidades.
Convenção
Há 10 anos, foi aprovada, em Paris, durante a 33ª Conferência Geral da UNESCO, a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O documento visa, principalmente, orientar e estimular os países na elaboração e implementação de políticas culturais próprias, necessárias à proteção e à promoção da diversidade cultural. O Brasil ratificou a Convenção em 2006.
O Brasil, à época sob a gestão do ministro Gilberto Gil no Ministério da Cultura (MinC), teve papel fundamental na negociação e na aprovação dessa Convenção. Desde então, a Convenção tem balizado todas as ações desenvolvidas e implementadas pelo MinC, tornando-se um importante marco legal para o tema.
Os 70 anos da Unesco
Em 1945, a Unesco foi criada a fim de responder à firme crença das nações, forjada por duas grandes guerras em menos de uma geração, que os acordos políticos e econômicos não são suficientes para construir uma paz duradoura. A paz deve ser estabelecida na base da moral e da solidariedade intelectual da humanidade.
Essa agência especializada da Organização das Nações Unidas tem como mandato as áreas de educação, ciências humanas e sociais, ciências naturais, cultura e comunicação e informação. Sua principal forma de atuação se dá por meio de cooperação técnica, em parceria com o governo, com a sociedade civil, com as organizações não governamentais, com as universidades e com o setor privado.
No Brasil, a Unesco atua em projetos de cooperação para melhorar a qualidade da educação, erradicar a pobreza, promover o respeito aos direitos humanos, dar acesso à cultura e ao esporte, garantir direitos fundamentais e promover a cultura de paz.
Confira mais informações, notícias, programação e perfil dos participantes no hotsite do seminário Cultura e Desenvolvimento:  http://culturadigital.br/culturaedesenvolvimento/

Serviço:

Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento
Cine Odeon, Praça Floriano 7 – Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ)
De 21 a 23 de setembro
Entrada franca, sujeita a inscrição prévia e lotação do espaço:  http://culturadigital.br/culturaedesenvolvimento/