sábado, 30 de novembro de 2013

BAHIA SERÁ UM DOS PRIMEIROS ESTADOS A RECEBER RECURSOS DO FNC


Acre, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Esses são os cinco estados brasileiros que já formalizaram os principais componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC): Fundo de Cultura, o Conselho de Cultura e o Plano de Cultura. Na Bahia, o Plano será submetido à Assembleia Legislativa. Por conta disso, esses cinco estados serão os primeiros a receber repasse de verbas do Ministério da Cultura, em2014, de acordo com a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Além disso, a Bahia se destaca por ter sido o único estado a realizar todas as etapas das Conferências de Cultura 2013: municipais, territoriais, setoriais e estadual. “A Bahia extrapolou, fez mais do que a gente tinha sugerido”, afirmou o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula, no Centro de Eventos Brasil 21, local do evento até o próximo domingo. Ao comentar sobre excelente desempenho do Bahia, Córdula ainda lembrou que os baianos já trabalham com a ideia de território cultural. “Isso é muito importante e demonstra que a participação da Bahia tenha sido uma das maiores no processo de construção das conferencias estaduais”. “A gente conta que no começo de 2014 possa já colocar os projetos que atendam ao Plano Estadual de Cultura da Bahia em consonância com o Plano Nacional de Cultura e a gente possa trabalhar juntos”, completou.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TENDA DO TPI EMBAIXO D´ÁGUA!


A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) suspende temporariamente sua programação devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas e a estreia do espetáculo Casa de Farinha foi adiada. Na última quinta-feira (28), o espaço cultural instalado na Avenida Soares Lopes foi inundado, com nível de água marcando 20 centímetros. Foram atingidos equipamentos de informática, som, iluminação, cenários, figurinos, livros e documentos. Pelo o que foi atingido, o grupo cultural estima prejuízo de mais de 100 mil reais.

O alagamento atingiu bilheteria, recepção, camarim e escritório. O palco ficou totalmente submerso e algumas placas de compensado já apresentam rachaduras.  A água atingiu ainda equipamentos do Núcleo de Produção Audiovisual e a Biblioteca Jorge de Souza Araújo, implantada recentemente, sofreu danos. “Só depois que o tempo melhorar, poderemos calcular as avarias com exatidão”, declarou o diretor artístico do grupo, Romualdo Lisboa.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

SECULT/BA DIVULGA PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA EDITAIS DO FUNDO DE CULTURA 2014

Entre os dias 03 de dezembro e 21 de janeiro de 2014, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) recebe inscrições para os 20 Editais Setoriais e Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Em 2014, ao todo serão investidos R$  41 milhões no FCBA repartidos entre Editais Setoriais, Mobilidade Artística e Cultural, Eventos Calendarizados e Instituições Culturais. Em relação aos editais, há um acréscimo de 10% do recurso em relação à última seleção, realizada entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano.

Com a ampliação dos recursos, a SecultBa espera contemplar uma quantidade maior de projetos. “A expectativa é conseguir apoiar 400 projetos, mas tudo vai depender do volume e da qualidade do material recebido”, afirma o secretário de cultura Albino Rubim. Além disso, "abrir os editais agora é um esforço que a Secretaria  faz para  garantir estes recursos para todos os setores da comunidade cultural, mantendo a periodicidade das chamadas públicas, além do respeito e do diálogo com todas as áreas ", completa Rubim.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Três membros do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEGSUL) estarão na III Conferência Nacional de Cultura.


Com a participação de gestores culturais de todo o país começa nesta quarta-feira (27), em Brasília, a 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), cujo término é no domingo (1º de dezembro). O atual Presidente do FAEGSUL Letto Nicolau, o seu antecessor Pawlo Cidade e a coordenadora da Setorial de Museus Maria Helena estão de malas prontas para representar o Território Litoral Sul e o estado da Bahia na III Conferência Nacional de Cultura (III CNC). Para participar da conferência, os três se inscreveram como observadores e estão custeando suas despesas de hospedagem e transporte.

Para o presidente do FAEGSUL, Letto Nicolau, estar presente na III Conferencia Nacional de Cultura, mesmo como observador (já que os três integrantes do FAEGSUL não foram eleitos como Delegados) representa um momento importante para acompanhar as discussões sobre o tema e poder ajudar a construir uma política para a cultura, já que participou da Conferência virtual e na Conferência presencial não pretende ficar como observador passivo.

A 3ª CNC, que tem como tema: "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", é um evento que reunirá representantes da sociedade civil e do poder público escolhidos nas conferências estaduais, além de membros do governo.
Mais notícias em http://www.cultura.gov.br/3cnc

terça-feira, 26 de novembro de 2013

OPINIÃO

Editais: se é para fazer, melhor fazer benfeito

Por Lárcio Benedetti


Petrobras, Natura, BNDES, Oi, Correios, Votorantim, Banco do Nordeste, Claro, Eletrobras, Cultura Inglesa, Vivo, Comgás, Banco do Brasil, Porto Seguro, Caixa… A relação de empresas que, nos últimos anos, fizeram uso de seleções públicas de projetos culturais, sociais, ambientais ou esportivos mostra que a prática dos editais tem se popularizado no Brasil.

São vários os aspectos positivos dessa modalidade de seleção. Mas, antes de optar pelo seu uso, o patrocinador deve estar atento a algumas condições, sem as quais corre o risco de colocar em prática um edital sujeito a críticas e desconfianças, contaminando não apenas a sua própria imagem como a dos editais em geral.

Em primeiro lugar, o edital precisa fazer sentido para a empresa. Ele não é sinônimo, mas sim resultado, de uma política de patrocínio.

Se ilustrarmos o patrocínio empresarial como uma matrioshka, o conjunto de bonecas russas, a melhor forma de seleção de projetos é a última e menor boneca. Para chegar a ela, a empresa necessita começar pela maior, que é o alinhamento do patrocínio à sua estratégia de comunicação corporativa ou de marca. Em seguida, deve elaborar uma política de patrocínio, a boneca seguinte que, finalmente, moldará a última: a alternativa de seleção que melhor se conecta às bonecas anteriores.

Se este exercício sinalizar o edital como modelo a ser adotado, o patrocinador vai deparar-se com a segunda condição: só deve seguir em frente se disposto a respeitar sete princípios.

domingo, 24 de novembro de 2013

CULTURA APROVA PROJETO QUE VALORIZA ARTISTAS LOCAIS


A Comissão de Cultura (FOTO) aprovou nesta quarta-feira (20) parecer do deputado José Stédile (PSB/RS) ao PL 4.473/2012, do deputado Júlio Campos (DEM/MT). A emenda proposta por Stédile estabelece “a obrigatoriedade de contratação de artistas locais para a abertura de apresentações musicais financiadas por meio de emendas parlamentares, nos termos da legislação federal de incentivo à cultura”. 

A mudança proposta pelo deputado visa respeitar a autonomia federativa dos municípios. “Nenhum ente será obrigado a contratar os artistas locais. Entretanto, aqueles que buscarem financiar shows ou apresentações musicais com recursos públicos transferidos pela União, deverão atender a esta condição”, explicita o relatório.
Para José Stédile, a aprovação da matéria é mais um instrumento de valorização da cultura local. “Aprovamos um projeto importante para o todo o Brasil pela valorização dos artistas locais e para cultura dos municípios”, disse.

A tramitação da matéria era conclusiva nas comissões permanentes, mas como houve divergência nos pareceres das comissões de Cultura e de Trabalho, o PL além de ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, passa ter sua apreciação obrigatória no Plenário da Casa.