sexta-feira, 1 de setembro de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA "GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS: O LUGAR DA CULTURA NA GESTÃO PÚBLICA"


A partir de hoje, os interessados em participar do seminário "Gestão, Conselho e Políticas Culturais: o lugar da Cultura na Gestão Pública" já podem enviar sua inscrição. Serão disponibilizadas 250 vagas para gestores culturais, conselheiros, pesquisadores da área da cultura, interessados no tema, estudantes e professores. 

Serão três dias de palestras, debates e rodas de conversa com a participação de grandes nomes da Gestão da Cultura no Brasil e na Bahia, mediados por articuladores culturais do Território Litoral Sul e da região metropolitana de Salvador. Já estão confirmados como palestrantes: Cláudia Leitão, de Fortaleza; Américo Córdula, de São Paulo; Bernardo Machado, de Belo Horizonte; Alessandro Fernandes, de Itabuna; Cris Alves, de Salvador; Lula Dantas, de Itabuna; Pedro Jatobá, de Recife e Claudiana Figueiredo, de Ilhéus.

O seminário, com curadoria do gestor cultural Pawlo Cidade e co-curadoria da articuladora Cris Alves acontece nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus. A realização é da Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, do Córdula Responsabilidade Social, do ITEIA e FAEG-SUL; com apoio cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz e do SEBRAE.

As inscrições podem ser feitas através do blog:

ou pelo link:


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SecultBA PROMOVE BATE-PAPO EM ESCOLA CULTURAL DE ITABUNA


O “Conversas Sobre Cultura” leva para o debate a comunicóloga Cristiane Santana, hoje (31)

  
A próxima edição do projeto “Conversas Sobre Cultura” irá acontecer nesta quinta-feira (31), às 19h30, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, sede do projeto Escolas Culturais no município de Itabuna. O evento promoverá um bate-papo a comunicóloga e especialista em gestão cultural e em audiovisual Cristiane Santana (foto). A realização é da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O Conversas Sobre Cultura traz em suas edições debates sobre os desafios no fomento e produção cultural no território. A convidada da edição lida com o tema através de sua atuação como articuladora cultural e secretária executiva no Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores do Território Litoral-Sul (FAEG-Sul).

O fórum é um espaço para discussão sobre políticas públicas que realiza, através do projeto FAEG Itinerante, encontros mensais em diferentes cidades do território, com um conjunto de instituições culturais públicas e privadas, produtores e grupos culturais independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. O FAEG-Itinerante é apoiado pela SecultBA, com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Cristiane deve destacar em sua fala o trabalho realizado através do Fórum, além de outros fatos de sua trajetória profissional, como a coordenação da Casa das Artes em Itabuna, Unidade Centro, espaço cultural que abriga 14 cursos gratuitos de arte e cultura promovidos pela Prefeitura Municipal.

Escolas Culturais – o projeto Escolas Culturais tem a proposta de fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício da comunidade. O lançamento aconteceu no último dia 27 de julho, em Itabuna, e foi marcado por uma grande festa, realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 85 municípios de todos os Territórios de Identidade. As Escolas Culturais vão oferecer atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual. O projeto é uma iniciativa do governo do estado, através das secretarias estaduais da Educação (SEC), de Cultura (SecultBA), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).