sábado, 13 de outubro de 2012

A CAMINHO DE PORTO


Semana que vem estarei em Porto Seguro ministrando duas disciplinas do Curso de Gestão Cultural. Vou aproveitar e por em prática o que aprendi nestes dois últimos três anos no Curso de Formação de Facilitadores Culturais da Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Ministério da Cultura.

Este será o primeiro de muitos cursos que pretendo dar em 2013. A ideia é formar consórcios de projetos e programas com as cidades do Território Litoral Sul. Já convoquei uma equipe de produtores e gestores culturais que toparam. Agora é por a mão na massa e começar a erguer as paredes.

O Curso de Gestão Cultural é uma iniciativa da Universidade Estadual de Santa Cruz.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CURSO DE AGENTES E GESTORES CULTURAIS EM PORTO SEGURO PELA UESC/MEC


O Curso de Extensão universitária será ministrado para agentes culturais, 
gestores e interessados na área

O cartaz marca o início 15, mas a data correta é 16

A Universidade Estadual de Santa Cruz vai oferecer no período de 16 a 20 de outubro, terça a sábado, em Porto Seguro, o Curso de Agentes e Gestores Culturais, em parceria com o Ministério da Educação (MEC/SESU).

O Curso será ministrado pelo professor Pawlo Cidade (Fundação Cultural de Ilhéus/Comunidade Tia Marita), o Produtor Cultural Edson Oliveira Jr (Coletivo Prumo), professor Raimundo Bonfim (Pró-Reitoria de Extensão da UESC) e coordenado pelo Ms. Samuel Mattos (Departamento de Letras e Artes da UESC). O Curso é de Extensão Universitária e gratuito. A primeira parte será presencial com carga horária de 40 horas e a segunda à distância.

Serão oferecidas 35 vagas. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural de Porto Seguro. Nesta primeira etapa serão oferecidas as disciplinas de Gestão Cultural, Gestão Pública da Cultura, Produção Cultural, Elaboração de Projetos Culturais, Fontes de Financiamento e Captação de Recursos. Os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

SERVIÇO:

O QUÊ? Curso de Agentes e Gestores Culturais
QUANDO? De 16 a 20 de Outubro de 2012
ONDE? Centro Cultural de Porto Seguro
QUANTO? Gratuito
VAGAS? 35.
INSCRIÇÕES: Centro Cultural de Porto Seguro.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

“Meu acarajé é com pimenta!”, diz presidente do Conselho Estadual de Cultura



Discutir o lugar das Baianas de Acarajé na Copa ou em qualquer outro evento é uma questão relacionada à identidade do povo brasileiro. O discurso de inclusão social desloca os saberes das tradições orais para um lugar de subalternos e excluídos, como se eles precisassem de atos salvadores e assistenciais pra inclui-los num mundo organizado por uma lógica neoliberal.
.
Somos aprendizes das tradições, e esse sentimento ressignifica a nossa identidade e visão de mundo. Portanto, proponho uma inversão: a questão é saber como a FIFA vai incluir os empresários no contexto tradicional dos jogos da Fonte Nova, regido por amendoim, capoeira, acarajé, pipoca, picolé, samba, futebol, ginga e muita malícia. Devemos considerar que estes sim são os atores principais para os quais devem ser direcionadas as maiores fatias dos bolinhos da economia criativa da cultura. O ofício das Baianas de Acarajé já tinha o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN, e o Conselho Estadual de Cultura da Bahia aprovou por unanimidade, em setembro de 2012, a sua inscrição no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer do Estado. Minha saudação aos nossos antepassados dos tabuleiros! E o meu acarajé é com pimenta!

Fonte: SECULT

domingo, 7 de outubro de 2012

A Oi e o Oi Futuro abriram inscrições para seleção de projetos culturais para 2013.


A seleção contempla as categorias artes visuais, artes cênicas, música, audiovisual, dança, transmídia (artes integradas com uso de tecnologias multiplataforma) e pensamento (seminários, encontros, ciclos de palestras e cursos). As categorias cultura popular, espaços culturais, patrimônio cultural, além de publicação e documentação, concorrem à concessão de patrocínio fora da programação dos espaços do Oi Futuro.

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais e municipais de todo o país, com dois processos de seleção distintos, um nacional e outro voltado para a programação dos centros culturais do Oi Futuro.

Neste ano, a novidade fica por conta do lançamento da modalidade de ocupação da programação dos três espaços do Oi Futuro: em Belo Horizonte, em Ipanema e no Flamengo, no Rio de Janeiro.

As propostas serão avaliadas por uma comissão externa de especialistas e por profissionais da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro, por meio do site www.oifuturo.org.br.

Fonte: Site do Oi Futuro

MARTA SUPLICY ESTARÁ EM SALVADOR ESTA SEMANA


A ministra da Cultura, Marta Suplicy desembarca em Salvador no dia 10 de outubro para a cerimônia de premiação do Concurso Nacional de Arquitetura Arenas Culturais, realizado pela pasta dentro do conjunto de ações do governo federal para a Copa do Mundo Fifa 2014.  O evento será realizado às 17h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, e contará com a presença do Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim e do Secretário para Assuntos da Copa, Ney Campello.

Lançado em junho deste ano, a proposta das Arenas Culturais é reunir a produção cultural brasileira em espaços coletivos de convivência e fruição imersiva com os seguintes focos: Brasil Diverso; Brasil Audiovisual; Brasil Criativo; e Brasil das Artes. Esse conjunto permitirá uma visão complexa da diversidade cultural do país, unindo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

O Concurso entra agora na segunda etapa, onde será feita consulta pública para votação popular e eleição da proposta vencedora. Até a próxima segunda-feira (08.10), os cidadãos brasileiros poderão ajudar a escolher o projeto das Arenas Culturais para a Copa do Mundo Fifa 2014, em votação no site do Ministério da Cultura (MinC) (www.cultura.gov.br).
O público poderá escolher entre os dois finalistas: o projeto de Chirochi Shimizu, de Santa Catarina, ou o da Oficina AO SC Ltda, do Rio de Janeiro. Para conhecer os projetos concorrentes e votar em uma das Arenas Culturais, basta acessar o site  http://arenas.cultura.gov.br . Serão solicitados o nome completo, o CPF, o email e o estado em que reside o participante.