sábado, 30 de abril de 2011

CÂMARA VETOU PARTE DO PLANO NACIONAL DE CULTURA


A Lei 12.343, de 2 de Dezembro de 2010 que Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outroas providências sofreu veto na Câmara dos Deputados. A mensagem nº 676, de 2/12/10 diz:
"Senhor Presidente do Senado Federal, Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1º do art. 66 da Constituição, decidi vetar parcialmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei nº 56, de 2010 (nº 6.835/06 na Câmara dos Deputados), que "Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências".

Ouvido, o Ministério da Cultura (na época ao comando de Juca Ferreira) manifestou-se pelo veto ao seguinte dispositivo:

Item 1.10.2 do Capítulo I - ESTRATÉGIAS E AÇÕES

"1.10.2 Articular com os órgãos competentes o uso de critérios relativos à valorização da diversidade cultural nos mecanismos de avaliação, regulação e gestão dos meios de comunicação, especialmente a internet e os sistemas públicos de rádio e televisão."

Razões do veto:

"As matérias que envolvem avaliação, regulação e gestão da internet, dos meios de comunicação e dos sistemas públicos de rádio e televisão exigem debates mais amplos e aprofundados que ainda estão em curso no Executivo, no Congresso e na sociedade brasileira, além de fugirem ao escopo principal do Plano Nacional de Cultura."

Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar o dispositivo acima mencionado do projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.

Este texto foi publicado no Diário Oficial de 06/12/2010, Seção 1, pág. 19.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANTOLOGIA DE POESIAS


Estão abertas as inscrições para a Antologia de Poesias, Contos e Crônicas: Nossa História, Nossos Autores -  Edição Comemorativa de Aniversário dos 30 Anos da Scortecci. 

200 (duzentas) vagas, em dois volumes, com até 400 páginas cada, ou a data limite de 31 de março de 2012, o que completar ou atingir primeiro. A antologia será editada em ordem alfabética por nome de Autor, que poderá usar ou não nome literário. O tema é livre. Não é concurso. Todos os participantes terão seus trabalhos publicados.


Características da obra:
Formato 14 x 20,7 cm, capa 4 cores (papel supremo 250 gramas),
miolo papel 75 gramas offset branco, com ISBN e Ficha Catalográfica.

RegulamentoFicha de Inscrição no SITE da Scortecci.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

GOCA MORENO













Quer conhecer mais sobre este sensacional artista ilheense? Visite o site: www.gocamoreno.com.br
 

FAEG-SUL TERÁ ELEIÇÃO

 Anderson Silva e Pawlo Cidade

Estiveram reunidos na manhã de hoje os membros do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - FAEG-SUL. Na pauta: Leitura do Regimento Interno para possíveis alterações , papel e finalidades do Fórum e eleição da nova diretoria. A reunião contou ainda com a presença do Representante Territorial de Cultura da SECULT, Anderson Silva.

Na oportunidade, Anderson comentou sobre os principais órgãos não-governamentais que estão atrelados às discussões da Câmara Temática de Cultura e abriu-se um debate sobre a função de cada um no contexto das políticas públicas de Cultura que estão sendo implementadas em todo Território. Pediu mais empenho e mobilização dos fazedores de cultura no sentido de fortalecer ainda mais o FAEG. Para Andinho, Dirigente de Cultura de Buerarema, "fortalecendo o FAEG estaremos fortalecendo a Câmara Temática de Cultura do Território"; já Letto Nicolau, agente cultural e coordenador da Filarmônica Capitania dos Ilhéos foi enfático ao afirmar que o FAEG é "um órgão articulador e fomentador das discussões em torno do movimento cultural do Litoral. É nele e através dele que ficamos conhecendo as principais questões que estão permeiando as políticas públicas de cultura".

A reunião foi aberta pela fala inspiradora de seu presidente em exercício, Pawlo Cidade, que cobrou mais envolvimento e união em torno dos problemas culturais de cada município. Disse ainda que a realização das próximas conferências municipais, territorial e estadual a partir de julho deste ano "servirão como balizamento do processo de articulação dos fazedores culturais. As conferências não deverão ser apenas instrumentos de cobrança, mas instrumentos de afirmação das políticas públicas que vêm sendo implantadas nos últimos quatro anos".

Ao final da reunião, formou-se uma Comissão de preparação da próxima eleição, marcada para 19 de maio, na AMURC, encabeçada por Lula Dantas, diretor da ACAI, e os agentes culturais Letto Nicolau, Áurea, Lúcia, Ceiça, Vítor e Cristiane.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SECULT LIBERA RECURSOS PARA INICIAR O FORTEATRO-SUL


Depois de quase três anos, após sua aprovação, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia liberou a primeira parcela dos recursos destinados a realização do Projeto Forteatro-Sul - Formação em Teatro e Cidadania do Território Litoral Sul da Bahia. O Projeto foi contemplado em 2008 no Edital Territórios Culturais.

O Projeto FORTEATRO-SUL foi formatado em três módulos estruturantes, com duração de uma semana cada um:
      Módulo I   – Formação Artística;
      Módulo II  – Fomentação de Grupos;
      Módulo III – Mostra de Teatro do Território Litoral Sul.
As oficinas desenvolverão ação conjunta, tendo como tema central a história do município onde o projeto estiver sendo realizado e se utilizarão de materiais reciclados para confecção de adereços, cenários, figurinos, iluminação, etc.
           Módulo I  – Formação Artística:
     a) Oficina de Interpretação Teatral;
     b) Oficina de Cenografia;
     c) Oficina de Maquiagem;
     d) Oficina de Música: Composição para Teatro (Trilha Sonora);
     e) Oficina de Iluminação para Teatro;
      f) Oficina de Texto Teatral.
                       Módulo II  – Fomentação de Grupos:
     a)  Oficina de Gestão de Grupos.
"A oficina de Gestão de Grupos tem como objetivo estimular a criação de novos grupos e/ou fortalecimento dos grupos de teatro já existentes em cada um dos municípios sede do Projeto", afirma o coordenador Técnico do Projeto, Letto Nicolau.
                      Módulo III – Mostra de Teatro do Território Litoral Sul.
"Este é o módulo de culminância do projeto, servindo de referencia para fomento, avaliação e consolidação do movimento artístico cultural do território Litoral Sul. Com duração de uma semana, a Mostra de Teatro será realizada no Centro de Cultura Adonias Filho, na cidade de Itabuna, três meses após a realização do Projeto. Com a participação de 30 grupos, sendo um de cada cidade do território e três grupos convidados. Todos receberão ajuda de custo, hospedagem e alimentação", explica Pawlo Cidade, Coordenador Pedagógico do Forteatro-Sul.

O Projeto irá percorrer 15 (quinze) cidades do Litoral Sul da Bahia. O início das atividades está prevista para o mês de Maio com o treinamento de toda a equipe técnica, professores e colaboradores.
 

REUNIÃO DOS FAZEDORES DA CULTURA DO LITORAL SUL


Encontro será em Itabuna, na sede da AMURC


Está agendada com o Território Litoral Sul a nossa reunião marcada para o dia 28/04/2011, quinta feira, as 09:30, na sede da AMURC. Av.Almirante Tamandaré, Centro, Itabuna.
Telefone de contato da Marcela Indira: 73 91991433 

Conforme ficou combinado durante a reunião que aconteceu no dia 18/04, na Fundação Cultural de Ilhéus, marcamos um dia de trabalho cultural para encaminharmos as nossas ações no Território Litoral Sul para o ano de 2011.

Com a finalidade de otimizar nosso tempo e permitir uma qualificação do nosso resultado final, sugiro que cada representante traga suas colaborações por escrito quanto aos temas apresentados.

É importante lembrar que ambas as proposições tem uma abrangência Territorial, envolvendo vários municípios e diversos atores da sociedade civil e da área pública. Essa é a oportunidade de ampliarmos o diálogo com os fazedores da cultura do Território, criar e realizar ações que tragam sustentabilidade, divulgação, promoção e registro das ações culturais tradicionais do território.

Contamos com sua colaboração nessa construção.

Proposta de  pauta:

Metodologia:
Grupos de trabalho
Roda tradicional
Sistematização (Relatoria)
Supervisão (Coordenação dos Gts)

terça-feira, 26 de abril de 2011

ITABUNA TEM MAIS UMA ACADEMIA DE LETRAS!

Adonias Filho, patrono da ALITA

Depois de esperar mais de 30 anos, Itabuna ganha em menos de trinta dias a segunda academia de letras, que tem o nome de Academia de Letras de  Itabuna – ALITA – e como patrono o romancista Adonias Filho. A nova entidade literária e cultural  foi fundada pelos escritores, poetas, professores universitários  e juristas,   Ary Quadros Teixeira, Carlos Eduardo Lima Passos da Silva,  Cyro Pereira de Mattos, Dinalva Melo do Nascimento, Maria Genny Xavier Conceição,  Gustavo Fernando Veloso Menezes, . Lourdes Bertol Rocha,  Marcos Antônio Santos Bandeira,  Marialda Jovita Silveira,  Maria Luiza Nora de Andrade,  Rilvan Batista de Santana,  Ruy do Carmo Póvoas,  Sione Maria Porto de Oliveira e   Sônia Carvalho Maron.

Reunidos na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania,  FICC, no dia 18, às 9 horas, os 15 membros fundadores da ALITA   elegeram a seguinte diretoria:  Presidente: Marcos Antônio Santos Bandeira; Vice-Presidente: Sônia Carvalho de Almeida Maron; 1ª. Secretária: Lourdes Bertol Rocha; 2.o Secretário: Antônio Laranjeira Barbosa;  1.o Tesoureiro: Gustavo Fernando Veloso Menezes; 2.o Tesoureiro: Rilvan Batista de Santana; Diretor da Biblioteca: Cyro Pereira de Mattos; Diretor da Revista: Ruy do Carmo Póvoas; Diretor de Arquivo: Carlos Eduardo Lima Passos da Silva; Diretora de Projetos e Pesquisa: Dinalva Melo do Nascimento; Diretora de Ações Culturais: Maria Genny Xavier Conceição e Diretora de Comunicação: Sione Maria Porto de Oliveira.

Os patronos com  as respectivas cadeiras  da Academia de Letras de Itabuna (ALITA) são os seguintes: Ruy Barbosa, Sosígenes Costa, Padre Nestor Passos, Helena Borborema, Jorge Amado, Milton Santos, Telmo Padilha, Euclides Neto,Machado de Assis, Amélia Rodrigues, Minelvino F. da Silva, Afrânio Peixoto, Plínio de Almeida, Valdelice Soares Pinheiro, José Haroldo Vieira, Abel Pereira, Natan Coutinho, Anísio Teixeira, Aracyldo Marques, Ariston Caldas, Augusto Mário Ferreira, Castro Alves, Sabóia Ribeiro, Clodomir Xavier de Oliveira, Elvira Foepel, Emmo Duarte, Fernando Leite Mendes, Fernando Sales, Firmino Rocha, Gil Nunes Maia, Hélio Nunes, Ildásio Tavares, Itazil Benício, João da Silva Campos, Jorge Calmon, Jorge Medauar, José Bastos, Luiz Gama, Manoel Lins e Manoel Fogueira.
1.   

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA


O Curso Básico de Fotografia, que será ministrado nos próximos dias 28, 29 (noite) e 30 (manhã) na Fundação Cultural de Ilhéus, está com inscrições abertas. As aulas serão ministradas pelas comunicólogas Tacila Mendes e Anabel Mascarenhas. A primeira é especialista em Audiovisual pela Universidade Estadual de Santa Cruz e a segunda é mestranda em Cultura e Turismo pela mesma instituição.

Segundo as facilitadoras, o curso é para quem tem uma câmera e ainda não sabe tirar proveito dela. “É o primeiro passo para descobrir o mundo da fotografia”, afirmam. O conteúdo do curso compreende uma breve história da fotografia, conhecimento de elementos e recursos da máquina, treinamento do “olhar fotográfico”, regras básicas de composição de imagem e erros a serem evitados, além de prática da fotografia externa e análise e avaliação das fotos produzidas.

A inscrição custa R$ 30,00 e os contatos podem ser mantidos por email (fotografandomelhor@gmail.com) ou pelos telefones (73) 8803-9821, 9152-4308 e 8124-7176. Confira mais informações no www.descobrindoafotografia.blogspot.com. Os alunos devem levar sua câmera e o cabo de transmissão de dados. Eles também receberão apostila em CD e certificado. As melhores fotografias de cada aluno irão compor uma exposição do curso.