quinta-feira, 28 de abril de 2011

FAEG-SUL TERÁ ELEIÇÃO

 Anderson Silva e Pawlo Cidade

Estiveram reunidos na manhã de hoje os membros do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - FAEG-SUL. Na pauta: Leitura do Regimento Interno para possíveis alterações , papel e finalidades do Fórum e eleição da nova diretoria. A reunião contou ainda com a presença do Representante Territorial de Cultura da SECULT, Anderson Silva.

Na oportunidade, Anderson comentou sobre os principais órgãos não-governamentais que estão atrelados às discussões da Câmara Temática de Cultura e abriu-se um debate sobre a função de cada um no contexto das políticas públicas de Cultura que estão sendo implementadas em todo Território. Pediu mais empenho e mobilização dos fazedores de cultura no sentido de fortalecer ainda mais o FAEG. Para Andinho, Dirigente de Cultura de Buerarema, "fortalecendo o FAEG estaremos fortalecendo a Câmara Temática de Cultura do Território"; já Letto Nicolau, agente cultural e coordenador da Filarmônica Capitania dos Ilhéos foi enfático ao afirmar que o FAEG é "um órgão articulador e fomentador das discussões em torno do movimento cultural do Litoral. É nele e através dele que ficamos conhecendo as principais questões que estão permeiando as políticas públicas de cultura".

A reunião foi aberta pela fala inspiradora de seu presidente em exercício, Pawlo Cidade, que cobrou mais envolvimento e união em torno dos problemas culturais de cada município. Disse ainda que a realização das próximas conferências municipais, territorial e estadual a partir de julho deste ano "servirão como balizamento do processo de articulação dos fazedores culturais. As conferências não deverão ser apenas instrumentos de cobrança, mas instrumentos de afirmação das políticas públicas que vêm sendo implantadas nos últimos quatro anos".

Ao final da reunião, formou-se uma Comissão de preparação da próxima eleição, marcada para 19 de maio, na AMURC, encabeçada por Lula Dantas, diretor da ACAI, e os agentes culturais Letto Nicolau, Áurea, Lúcia, Ceiça, Vítor e Cristiane.

Nenhum comentário: