sexta-feira, 1 de março de 2013

NESTA SEGUNDA-FEIRA ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA “TEATRO & TEATRALIDADE”


"Homens Ajudam Homens?" de Fábio Nascimento

O Seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências” acontece em abril, mas, as inscrições para os participantes têm início nesta segunda-feira, dia 04 de março. Serão disponibilizadas 200 vagas para artistas, pesquisadores, professores, estudantes e autores de Teatro de toda a Bahia.

Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências é um seminário de amplas discussões sobre o fazer teatral, o processo de criação, troca de experiências e políticas públicas para o Teatro. São cinco painéis: Teatro e Comunidade, com Fernando Guerreiro; Teatro e Pesquisa, com Márcio Meirelles; Teatro e Teatralidade, com Romualdo Lisboa; Teatro e Sobrevivência com Romulo Avelar e Teatro e Transformação: A Lei com ponto de partida, com Fernando Marinho.

O Seminário conta ainda com a apresentação dos espetáculos: “Homens Ajudam Homens?”, do Grupo Maktub e “Auto do Boi da Cara Preta”, do Teatro Popular de Ilhéus e três oficinas de formação, entre elas Direção Teatral. O evento tem a duração de 3 dias e será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, sob a curadoria de Pawlo Cidade.

O apoio institucional é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia. Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências foi contemplado no Edital Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro: Diálogos e Reflexões e apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz, Sebrae, Comunidade Tia Marita, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado da Bahia.

INSCRIÇÕES


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SÉRIE TEATRO E CIRCUNSTÂNCIA DO SESC TEM A PARTICIPAÇÃO DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS



O Teatro Popular de Ilhéus é um grupo de referência nacional, está entre os grandes grupos de teatro. 

A partir de 26 de março o Sesc TV (canal 3 da sky) exibe o episódio "Via...s de Buscas e Rupturas", que faz parte da Temporada "Modos Contemporâneos da Criação Dramática". É a série Teatro e Circunstância, com roteiro e entrevistas do crítico Sebastião Milaré e direção de Amilcar M. Claro.

Grupos participantes:

- Armazém Companhia de Teatro – RJ
- Teatro Popular de Ilhéus – BA
- Grupo Bagaceira – CE
- Grupo Bigorna – PB

26/03 | 22:00 - 27/03 | 02:00 - 27/03 | 16:00 - 28/03 | 10:00 - 31/03 | 02:00 - 31/03 | 15:00

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ÚLTIMO DIA PARA CADASTRAMENTO DE ARTISTAS É AMANHÃ


Turma da Câmara Setorial de Teatro

Encerra na próxima quinta-feira, 28, o cadastramento dos cidadãos que querem concorrer às eleições para as câmaras temáticas do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus. O processo, iniciado no último dia 20, pode ser realizado na sede da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci),   das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, ou pela internet: através do site: http://conselhodeculturadeilheus.blogspot.com.br/p/cadastramento-das-camaras.html.

Após o cadastramento, será realizada a delimitação dos candidatos por câmaras temáticas, entre os dias 1º e 10 de março. Em seguida, haverá a análise dos cadastros, verificando se o candidato atende às especificidades da câmara a qual ele concorre (entre os dias 11 e 14/03). O candidato que tiver sua inscrição indeferida tem os dias 15 e 16/03 para entrar com recurso, e no dia 17/03 será publicada a lista dos cadastrados.

As eleições para as câmaras temáticas vão ocorrer entre os dias 18 a 25 de março. A análise dos cadastrados é feita pela diretoria do Conselho, composta pelo Presidente Mestre Nei (representante da cultura Afro) e o Secretário Geral, André Rosa. Já a eleição da diretoria do Conselho Municipal de Cultura ocorre no dia 30 de março.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIOS QUE NÃO INTEGRAREM AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA ATÉ MARÇO NÃO RECEBERÃO RECURSOS



Os municípios que não tiverem assinado o Acordo de Cooperação Federativa e se integrado ao Sistema Nacional de Cultura até 31 de março de 2013 não receberão recursos FUNDO a FUNDO.

Os recursos deverão ser usados em programas, projetos e ações que contribuam com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura ou do respectivo plano decenal de cultura.

De acordo com a Portaria n. 156, de 07 de dezembro de 2012, as transferências deverão priorizar os Municípios, Estados e Distrito Federal que tenham efetivamente:

I - fundo de cultura implementado;
II - plano decenal de cultura instituído por Lei;
III - conselho de política cultural local, instituído por Lei e que tenha assegurada, ao menos, a representação paritária da sociedade civil em relação ao poder público, bem como a diversidade regional e de expressões culturais;
IV - recursos orçamentários próprios destinados à cultura, alocados no orçamento do órgão gestor da cultura ou no respectivo fundo de cultura;
V - recursos para a contrapartida assegurados.

Na Bahia, apenas 80 municípios já assinaram o Acordo com o SNC. No Litoral Sul somente seis municípios até o dia 14 de fevereiro de 2013 haviam aderido ao Sistema Nacional de Cultura. São eles: Aurelino Leal, Ibicaraí. Ilhéus, Mascote, Ubaitaba e Una. Mesmo assim, todos eles ainda têm pendências com o Ministério da Cultura que precisam urgentemente ser resolvidas.

Para maiores esclarecimentos sobre o acordo, visite o blog do SNC.

FILMES PATROCINADOS PELA SECULT GANHAM DESTAQUE NO BRASIL E NO MUNDO



Dois filmes baianos patrocinados pela Secretaria de Cultura recebem destaque e reconhecimento da imprensa e de Festivais no Brasil e no mundo. Depois de receber seis prêmios no Festival de Gramado 2012, incluindo o de melhor filme, o curta baiano “Menino do Cinco” foi indicado pelo jornalista e crítico de cinema do Correio Popular de Campinas e do site RAC.com, João Nunes, como um dos melhores filmes de 2012 (veja aqui a lista completa). O filme, dirigido pelos baianos Marcelo Matos e Wallace Nogueira, foi patrocinado pela SecultBA, através da chamada pública de Demanda Espontânea 2011.

Já a exibição dos  longas ‘Ritos de Passagem’ (2012) e ‘Boi Aruá’ (1983), do cineasta baiano Chico Liberato, será destaque no Festival de Cinema em Lisboa, que acontece entre os dias 7 e 17 de março. Neste ano, o festival irá homenagear as produções de animação do Brasil e contará com mais de 100 animações brasileiras. “Ritos de Passagem” foi realizado com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais de Longa-Metragem (2008), do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Secretaria de Cultura (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). O longa conta com a participação de artistas como Jackson Costa, Ingra Liberato, entre outros que emprestaram suas vozes aos personagens, além da participação especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) na trilha sonora com duas peças sinfônicas: “Veredas” e “Ritos”.

“No Brasil, sofremos a influência das grandes produtoras do cinema. Aprendemos a associar cinema de animação apenas ao que é produzido no estilo da Disney. O que eu busco é mostrar uma outra linguagem, usando referências da nossa cultura”, disse Chico. No filme, o cineasta narra, através de uma animação em 2D, o encontro do líder espiritual Antonio Conselheiro com o cangaceiro Lampião, rebatizados, respectivamente, como o Santo e o Guerreiro.

Fonte: ASCOM/SECULT