terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FILMES PATROCINADOS PELA SECULT GANHAM DESTAQUE NO BRASIL E NO MUNDO



Dois filmes baianos patrocinados pela Secretaria de Cultura recebem destaque e reconhecimento da imprensa e de Festivais no Brasil e no mundo. Depois de receber seis prêmios no Festival de Gramado 2012, incluindo o de melhor filme, o curta baiano “Menino do Cinco” foi indicado pelo jornalista e crítico de cinema do Correio Popular de Campinas e do site RAC.com, João Nunes, como um dos melhores filmes de 2012 (veja aqui a lista completa). O filme, dirigido pelos baianos Marcelo Matos e Wallace Nogueira, foi patrocinado pela SecultBA, através da chamada pública de Demanda Espontânea 2011.

Já a exibição dos  longas ‘Ritos de Passagem’ (2012) e ‘Boi Aruá’ (1983), do cineasta baiano Chico Liberato, será destaque no Festival de Cinema em Lisboa, que acontece entre os dias 7 e 17 de março. Neste ano, o festival irá homenagear as produções de animação do Brasil e contará com mais de 100 animações brasileiras. “Ritos de Passagem” foi realizado com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais de Longa-Metragem (2008), do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Secretaria de Cultura (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). O longa conta com a participação de artistas como Jackson Costa, Ingra Liberato, entre outros que emprestaram suas vozes aos personagens, além da participação especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) na trilha sonora com duas peças sinfônicas: “Veredas” e “Ritos”.

“No Brasil, sofremos a influência das grandes produtoras do cinema. Aprendemos a associar cinema de animação apenas ao que é produzido no estilo da Disney. O que eu busco é mostrar uma outra linguagem, usando referências da nossa cultura”, disse Chico. No filme, o cineasta narra, através de uma animação em 2D, o encontro do líder espiritual Antonio Conselheiro com o cangaceiro Lampião, rebatizados, respectivamente, como o Santo e o Guerreiro.

Fonte: ASCOM/SECULT

Nenhum comentário: