terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIOS QUE NÃO INTEGRAREM AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA ATÉ MARÇO NÃO RECEBERÃO RECURSOS



Os municípios que não tiverem assinado o Acordo de Cooperação Federativa e se integrado ao Sistema Nacional de Cultura até 31 de março de 2013 não receberão recursos FUNDO a FUNDO.

Os recursos deverão ser usados em programas, projetos e ações que contribuam com o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura ou do respectivo plano decenal de cultura.

De acordo com a Portaria n. 156, de 07 de dezembro de 2012, as transferências deverão priorizar os Municípios, Estados e Distrito Federal que tenham efetivamente:

I - fundo de cultura implementado;
II - plano decenal de cultura instituído por Lei;
III - conselho de política cultural local, instituído por Lei e que tenha assegurada, ao menos, a representação paritária da sociedade civil em relação ao poder público, bem como a diversidade regional e de expressões culturais;
IV - recursos orçamentários próprios destinados à cultura, alocados no orçamento do órgão gestor da cultura ou no respectivo fundo de cultura;
V - recursos para a contrapartida assegurados.

Na Bahia, apenas 80 municípios já assinaram o Acordo com o SNC. No Litoral Sul somente seis municípios até o dia 14 de fevereiro de 2013 haviam aderido ao Sistema Nacional de Cultura. São eles: Aurelino Leal, Ibicaraí. Ilhéus, Mascote, Ubaitaba e Una. Mesmo assim, todos eles ainda têm pendências com o Ministério da Cultura que precisam urgentemente ser resolvidas.

Para maiores esclarecimentos sobre o acordo, visite o blog do SNC.

Nenhum comentário: