sábado, 27 de agosto de 2016

FUNCEB E IRDEB ASSINAM CONVÊNIO PARA DIVULGAR A LITERATURA BAIANA


Concurso para seleção de textos de autores baianos serão transformados em produtos audiovisuais

O projeto Grafias eletrônicas, criado pela Coordenação de Literatura/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), consiste na realização de concurso para a seleção de até 20 (vinte) textos literários de autores baianos, que serão transformados em produtos audiovisuais para serem veiculadosnos canais de comunicação da emissora do Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB (TV Educativa, WEB e Rádio Educadora) e das entidades vinculadas ao projeto.
A parceira para a realização do projeto Grafias Eletrônicas será um meio de incentivar e divulgar os escritores e a literatura baiana, através das emissoras do IRDEB - TVE, do portal do IRDEB e da Rádio Educadora - valorizando a grade de programação com conteúdos regionais.  
O IRDEB realizará também, em conjunto com a Funceb,  a análise das obras inscritas pelos artistas disponibilizará equipe técnica para a realização das gravações e edições dos vídeos, além de viabilizar a veiculação dos vídeos, nos intervalos publicitários da TV Educativa da Bahia, portal do IRDEB e na Rádio Educadora.
Fernanda Tourinho, diretora da Funceb, e Flavio Gonçalves, diretor do IRDEB, assinaram, um convênio de cooperação para a realização do projeto Grafias Eletrônicas. Também participaram do ato Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura daFunceb, e Janaína Rocha, assessora de Conteúdos e Projetos Colaborativos do Irdeb.
Missão - O objetivo do projeto, que é criar um espaço contemporâneo para a difusão dos artistas da palavra e a literatura baiana, através do diálogo com o vídeo e as novas tecnologias, está alinhado com a missão do IRDEB de desenvolver comunicação de interesse público, por meio da Rádio, TV e WEB, para fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a democracia, valorizando a ética, transparência, responsabilidade socioambiental, respeito a diversidade, criatividade e valorização dos colaboradores.
“Quero aproveitar a oportunidade para reforçar que o instituto está aberto para propostas de atividades culturais, que podem ser realizadas no Teatro do Irdeb ou que possam ser construídas junto, mostrando aos jovens, especialmente, que eles têm como participar”, considerou Flavio. 
“A gente tem muito a contribuir, a própria Escola de Dança da Funceb, com este projeto #DançaEmMovimento, é um exemplo disso, pois é uma realização de alunos da instituição, que mostram que podem ter este empoderamento”, comentou Fernanda, lembrando também que o Neojiba irá encontrar com alunos da Escola em apresentação da Sagração da Primavera, no TCA. 
A gestora ainda lembrou de ações como o site que está sendo preparado para filarmônicas, o Mapa Musical e o Mapa da Palavra como iniciativas com possibilidades de parceria com o Irdeb. Durante o encontro foi debatido o caminho aberto para exibição de vídeos, algo que já ocorre com produções como o Corte Seco, da Dimas/Funceb, e que pode ser ampliado.

26/08/2016

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EDITAIS SETORIAIS DO FUNDO DE CULTURA RECEBEM MAIS DE 3 MIL INSCRIÇÕES


Projetos seguem para a fase de análise prévia onde serão conferidos itens como documentação e prazos de execução
Com destaque para o setorial de Música, que obteve mais de 400 propostas, as inscrições para os 23 Editais Setoriais 2016 do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) foram encerradas, na última sexta-feira (19), com mais de 3 mil projetos enviados pela internet e pelos Correios. A partir de agora, as propostas inscritas serão submetidas à análise prévia onde serão conferidos itens como documentação e respeito aos prazos de execução.
“Diante do grande número de propostas enviadas, podemos dizer que as expectativas da Secretaria foram superadas, o que denota uma maior aproximação dos agentes culturais com o Sistema de Informações e Indicadores da Cultura (SIIC). Em comparação com o setorial de 2014, houve um aumento de, aproximadamente, 100% no número de inscrições”, afirma Matias Santiago, diretor de Fomento da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
Os projetos selecionados nessa análise prévia serão submetidos para avaliação de uma comissão temática, que estará responsável pela análise do mérito. Essas comissões serão formadas por especialistas de diversas áreas da cultura, que utilizarão como parâmetros as exigências apresentadas no edital e os interesses das políticas públicas culturais no Estado.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA NOVA ESTRUTURA

Clique na foto para ampliar

Depois de lançar o Programa de Valorização do Servidor, o Ministério da Cultura apresenta sua nova estrutura organizacional, que garantirá eficiência à gestão e aproximará as ações do Ministério da Cultura das demandas da sociedade. O Ministério seguirá composto por seis Secretarias, dentre elas as novas Secretaria da Economia da Cultura e a Secretaria de Infraestrutura Cultural. As antigas Diretorias passam a formar Departamentos, em harmonia com a nomenclatura utilizada em outros Ministérios. Os Departamentos estão divididos em Coordenações-Gerais. Em alguns casos, as Coordenações-Gerais reportarão diretamente aos Secretários.

"Queremos um Ministério da Cultura que ofereça entregas concretas à sociedade. A nova estrutura busca resgatar a credibilidade do Ministério da Cultura e a dimensão simbólica da Cultura no coração dos brasileiros", ressalta o Ministro da Cultura, Marcelo Calero.
Sob o comando de Mariana Ribas, a Secretaria-Executiva (SE) contará com duas Subsecretarias: a Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE), responsável pela gestão de pessoas, tecnologia de comunicações e informação e planejamento estratégico do Ministério; e a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), que segue com as atribuições de gestão interna, financeira e orçamentária.

A Secretaria da Economia da Cultura (SEC) mapeará a cadeia produtiva da cultura de forma ampla e abrangente e atuará em parceria com as outras secretarias e entidades vinculadas do Sistema MinC. Designado, o advogado Claudio Lins de Vasconcelos comandará a Secretaria da Economia da Cultura, que atuará em três frentes: estimulando a sustentabilidade de atividades tradicionais, de vanguarda e de experimentação de linguagem; incentivando o empreendedorismo cultural; e apoiando o desenvolvimento de estratégias para a indústria cultural de alta performance. No novo desenho do Ministério da Cultura, a Diretoria de Direitos Intelectuais, antes vinculada à Secretaria-Executiva, passa a ser um departamento da nova Secretaria. São ainda departamentos desta Secretaria o Departamento de Estratégia Produtiva e o Departamento de Sustentabilidade e Inovação. 

O Ministério da Cultura irá buscar parcerias com prefeituras e governos estaduais no sentido de apoiar melhorias e modernização de teatros, centros culturais, bibliotecas, museus e afins. Essa será a função principal da Secretaria de Infraestrutura Cultural (SEINFRA), que tem como secretária designada Orvalina Ornelas Nascimento, servidora de carreira do Ministério da Educação. Muito além do incentivo à fruição, equipamentos culturais em bom estado estimulam a produção cultural local, contribuindo para a democratização do acesso e do fazer. A garantia de acessibilidade será um dos focos dos programas desta Secretaria.