sexta-feira, 10 de junho de 2016

UMA DAS MAIS BELAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS TALHADAS COM PAIXÃO POR MESTRA LAINHA


Um exercício físico e espiritual de recordação constante da paixão

Janete Lainha é uma destas figuras emblemáticas – não só pelo fato de sempre surgir com um traço figurino original, mas também pela universalidade com que externa seus cordéis, escrevendo sempre sobre tudo – ou quase tudo.

Mestra Lainha, título que recebeu após participar de uma seleção do Ministério da Cultura, abrilhanta-nos neste momento com um conjunto de xilogravuras – técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira – sobre a Via-Sacra – “símbolo das tradições mais acarinhadas dos católicos, sobretudo durante a quaresma”. 

As 15 peças, talhadas com carinho, muitas vezes, ali mesmo no calçadão da Rua Jorge Amado, enquanto oferece afetuosamente seus cordéis ao público passante. Talhar a Via-Sacra foi, como ela mesma diz, “um exercício físico e espiritual de recordação constante da paixão, morte e ressureição do Senhor Jesus Cristo. É mais que uma homenagem àquele que deu a vida pela humanidade. Assim, aprendemos com Ele o caminho da cruz”.

Na arte, em que agora expressa, é Maria, a mãe de Jesus, quem toma a palavra. E é imensa a dor desta mulher, retratada pelo sofrimento do seu filho. Acrescenta: “Maria é a imagem viva de todas as mães que têm, dolorosamente, marcas das dores dos seus filhos e filhas. Benditas Marias!”

A coleção da Via-Sacra, em xilogravuras, podem ser vistas no Ponto de Cultura da Casar, em horário comercial, na Avenida Lomanto Júnior, 1246, Pontal, Ilhéus, Bahia.

FORMAÇÃO EM POLÍTICAS CULTURAIS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Albino Rubim, ex-secretário de Cultura será um dos professores do curso

Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão em Formação em Políticas Culturais realizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade tem carga horária de 30 horas e acontece entre 20 de junho e 22 de agosto. No total, dez encontros com professores e pesquisadores da temática abordarão temas como cultura e desenvolvimento, economia da cultura, direitos e legislações culturais, redes culturais, políticas culturais no Brasil, canais de participação cultural, planos de cultura, sistemas de cultura, políticas de financiamento e fomento à cultura. 


A primeira aula, que acontece no próximo dia 20, das 18h às 21h, na UFBA, será introdutória às políticas culturais e ministrada pelo Prof, Dr. Albino Rubim, referência nos estudos de cultura no Brasil. Para concorrer às 22 vagas, os interessados devem preencher o formulário eletrônico , que também pede currículo resumido e carta de intenção, até 15 de junho. O curso, que é uma atividade de extensão da UFBA, é uma oportunidade para estudantes e profissionais da cultura compartilharem e construírem conhecimento.

A divulgação dos alunos selecionados poderá ser acompanhada no endereço:
a partir do dia 17 de junho.

SERVIÇO

O que: Curso de Formação em Políticas Culturais Quando:
Início em 20 de junho (segunda-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: UFBA Informações: (71) 3283 6198 | E-mail: cult@ufba.br

terça-feira, 7 de junho de 2016

IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA NAS POLÍTICAS CULTURAIS SERÃO DISCUTIDOS EM JUAZEIRO

Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura

Os impactos da crise econômica e política na gestão da Cultura serão discutidos no próximo dia 16 de junho, em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento será uma Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura, com objetivo de reunir agentes culturais de três territórios de identidade cultural: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, que, juntos, reúnem 25 municípios da região Norte da Bahia. Na pauta da Sessão Plenária estão ainda questões ligadas ao fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura. A entrada é gratuita.

Pela manhã, o evento terá início às 9 horas e contará com a presença de dois palestrantes: o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia.

“A intenção é aproximar cada vez mais a sociedade civil dos debates que promovemos no Conselho de Cultura. Os agentes culturais terão espaço para expressar seus anseios e críticas diante do atual cenário que atinge as políticas culturais no país”, assinalou o presidente do órgão, Márcio Ângelo Ribeiro. Na ocasião, é previsto que representantes dos principais órgãos da gestão da Cultura estejam presentes, como a Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), além de instituições como o Ministério Público e Assembleia Legislativa.

PALESTRAS – Uma das participações é a do gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). Intitulada “Políticas culturais em tempo de exceção: o que muda após a ruptura democrática”, sua palestra terá o objetivo de apresentar um histórico das políticas culturais no Brasil nos últimos 13 anos, além de confrontar com o projeto de nação simbolizado pelo presidente interino Michel Temer.

“A Bahia é um estado constitutivo da cultura e da identidade nacional. A reflexão sobre o Brasil que construímos até aqui e o que pode ser desconstruído agora, é um debate estratégico para toda a sociedade brasileira, especialmente para nós fazedores de cultura”, comentou Vasconcellos.

O gestor cultural assinalou a importância de iniciativas que mostram o poder da sociedade civil por meio de órgãos como o Conselho Estadual de Cultura. “As instâncias de participação social refletem a diversidade do tecido social em diversas áreas do conhecimento. Quanto mais aprofundamos as reflexões com elas, mais apurado fica o olhar desses agentes para enfrentar os desafios do nosso complexo momento político e da sociedade brasileira atual”, finalizou.

O evento é uma parceria com o Centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural gerido pela Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), com apoio do prefeito Isaac Carvalho, da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro.

SERVIÇO

O que: Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura
Onde: Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, na Rua José Petitinga, s/n.
Quando: 16 de junho, em dois turnos (9h às 12h e das 14h às 18h)
Entrada gratuita

--
Conselho Estadual de Cultura – assessoria de comunicação
Eder Luis Santana e Mariana Campos
Tel.: (71) 3117.6190
E-mail: ascom.conselho@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/CECBahia


segunda-feira, 6 de junho de 2016

CONSULTA PÚBLICA DE NOVOS MODELOS DE EDITAIS




A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) está disponibilizando para consulta pública os novos modelos de editais para seleção de propostas para apoio do Fundo de Cultura abaixo. Os interessados podem encaminhar sugestões sobre  estes editais, que ainda estão em fase de avaliação, para o e-mail edital@cultura.ba.gov.br