quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

COMISSÃO DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA FAZ PRIMEIRA REUNIÃO DE 2015


O compromisso com o diálogo ativo e mais próximo da comissão estadual foi uma das principais pautas da reunião de Pontos de Cultura da Bahia, na última segunda-feira (9/02), na sede do Instituto Palmares em Salvador. Com a presença da Secretaria de Cultura da Bahia e da Regional do MinC, a comissão estadual pediu que a Lei Cultura Viva seja tomada como uma política estadual dentro do sistema de cultura da Bahia. Segundo o integrante da comissão, Lula Dantas, a reunião “foi a oportunidade de dialogar com Estado sobre as questões que são prioritárias para a construção de uma política cultural envolvendo todos os nossos territórios de identidade”. A expectativa dos pontos é se crie uma nova forma de gestão para o programa Cultura Viva na Bahia, “não só em relação ao diálogo, mas também na construção de uma gestão compartilhada”. 

Fonte: Informativo MinC Bahia e Sergipe, ano 3, nº 41.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CRIANÇAS DA ESCOLA CENTRO COMUNITÁRIO DO IGUAPE ENCERRAM PROJETO ECOTEATRO DO PROGRAMA MAIS CULTURA NA ESCOLA


As sensibilizadoras Andréa Bandeira, Aline Hafner, Cláudia Silva e Jamile encerraram suas atividades no projeto Ecoteatro do Programa Mais Cultura na Escola do Ministério da Cultura e Ministério da Educação. A iniciativa teve início em setembro de 2014 e finalizou na última sexta-feira, 06 de fevereiro, na Escola Centro Comunitário do Iguape, em Ilhéus, Bahia.

O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais. 





Os projetos inscritos no Mais Cultura nas Escolas são ações conjuntas entre as escolas, artistas e/ou entidades culturais, que elaboraram o Plano de Atividade Cultural da Escola, com o objetivo de aproximar práticas artísticas e culturais do fazer pedagógico das escolas.

A responsabilidade pela construção e gestão do Plano de Atividade Cultural foi mútua, da escola e da iniciativa cultural parceira, e foi mantida ao longo do desenvolvimento do projeto. Em 2013, foram selecionados 5 mil projetos e cada um deles foi contemplado com valores entre R$ 20 e R$ 22 mil.










VEJA MAIS FOTOS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA MAIS CULTURA NA ESCOLA CLICANDO AQUI.

CAMPINAS DISCUTE CRIAÇÃO DE LEI CULTURA VIVA MUNICIPAL


CAMPINAS SAI NA FRENTE E QUER EMPLACAR A LEI CULTURA VIVA MUNICIPAL. VAMOS TORCER PARA QUE OUTROS MUNICÍPIOS SIGAM O MESMO EXEMPLO. SÓ ASSIM O SMC SAI MAIS FORTALECIDO


Artistas, ativistas, criadores, produtores, brincantes, griôs, mestres da cultura popular, educadores, midialivristas, pesquisadores e representantes de Pontos de Cultura, entre outros integrantes da classe artística de Campinas (SP), participaram, na noite da quinta-feira (6/2), de um debate público para construção da Lei Cultura Viva municipal, nos moldes da legislação nacional aprovada em julho de 2014, que transformou o Programa Cultura Viva em política de Estado.

O debate, realizado na Câmara de Vereadores de Campinas, foi coordenado pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB), autor do Projeto de Lei que cria a Lei Cultura Viva na cidade. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da legislação nacional e de discutir como ela poderia ser adaptada para a cidade de Campinas, além de entender o processo de tramitação dentro do parlamento municipal. A previsão é que a lei seja aprovada e sancionada até setembro deste ano.

Representante do Ponto de Cultura Casa de Cultura Tainã e Rede Mocambos, TC Silva destacou que Campinas é uma cidade com tradição em promover ações voltadas ao estímulo e preservação da cultura viva. "Tendo isso em mente, a cidade tem responsabilidade de trazer um pouco mais de humanidade para a Lei Cultura Viva Municipal, com mais liberdade na participação social e mais centrada nos fazedores de cultura do que na burocracia dos processos", destacou.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

NAS RIMAS DO CORDEL


Depois de ministrar oficinas nos bairros Teotônio Vilela, Nelson Costa e Conquista, o projeto Nas Rimas do Cordel vai realizar um encontro com escritores na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A atividade acontecerá às 19 horas dos próximos dias 10 e 11, em frente ao espaço cultural instalado na Avenida Soares Lopes. A iniciativa é gratuita e aberta ao público interessado no gênero literário popular.
           
Os cordelistas Gilton Thomaz e Franklin Costa irão apresentar os resultados das atividades realizadas nos bairros ilheenses, com os participantes das oficinas lendo e expondo seus textos. Durante as duas noites, foram convidados escritores regionais consagrados para bate-papo com o público. Já estão confirmadas as presenças de André Rosa Ribeiro, no dia 10, e Sherney Pereira, no dia 11.

O projeto Nas Rimas do Cordel foi realizado ao longo do mês de janeiro deste ano. Coordenada por Gilton Thomaz, a iniciativa gratuita oferecia aulas práticas e teóricas sobre literatura de cordel. Franklin Costa foi responsável por conduzir as atividades, que contaram com o apoio de lideranças comunitárias. As capas dos livretos foram ilustradas por Mário Costa, que criou os desenhos a partir de sugestões dos autores. A iniciativa é financiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de Culturas Populares.