quinta-feira, 26 de março de 2015

NOTA DE PESAR PELA MORTE DE HÉLIO PÓLVORA


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lamenta o falecimento do escritor Hélio Pólvora (FOTO), que morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 86 anos, em Salvador. Expoente da literatura, Pólvora publicou 25 títulos de obras de ficção e crítica literária, além de ter participado de dezenas de antologias nacionais e estrangeiras. Seus contos foram traduzidos para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e holandês e contribuíram com o fortalecimento de nossa literatura em diversos países. Natural de Itabuna, no sul do estado, o autor deixa mulher e filhos. Aos familiares e amigos, a Secretaria de Cultura transmite seu mais profundo pesar.

Eleito para a Cadeira 29 da Academia de Letras da Bahia, Hélio Pólvora faz parte também da Academia de Letras do Brasil (sede em Brasília, DF), onde ocupa a cadeira 13, que tem como patrono Graciliano Ramos. Pertence, ainda, à Academia de Letras de Ilhéus. É Doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Fez parte da Comissão Machado de Assis, instituída pelo Ministro da Educação e Cultura, Jarbas Passarinho, para reconstituir os textos e reeditar a obra de Assis, e integrou a Comissão Selo Bahia, criada pela Secretaria da Cultura e do Turismo, no âmbito da Fundação Cultural do Estado da Bahia.


Foi editor, cronista e crítico literário de veículos de comunicação como Jornal do Brasil, A Tarde, Veja e Correio Braziliense, além de ter fundado o Jornal Cacau-Letras. Conquistou diversos prêmios literários, entre os quais os da Bienal Nestlé de Literatura, anos 1982 e 1986, para contos e os prêmios da Fundação Castro Maya, para o livro Estranhos e Assustados, e Jornal do Commercio, para Os Galos da Aurora. Assina cerca de oitenta traduções de livros de ficção (romances e contos) e ensaios.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | ASCOM
SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
71 3103 3412/ 3442 | ascom@cultura.ba.gov.br 

quarta-feira, 25 de março de 2015

"TEATRO E TERRITÓRIO" SERÁ TEMA DA MESA DE ABERTURA DO PROJETO PALCO GRAPIÚNA NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 26 DE MARÇO


Sandro Magalhães, Superintendente de Territorialização da Cultura

Com o fechamento temporário do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, e o Teatro Municipal, em Ilhéus, cada vez mais, grupos, artistas independentes e companhias estão à procura de espaços que possam receber seu repertório. Assim sendo, a Comunidade Tia Marita e a Saron Produções Artísticas, atentos a esta questão, resolvem promover, de forma mais ampla e ambiciosa o Projeto Palco Grapiúna, convidando companhias em atividade no Sul da Bahia: Teatro Total, Teatro Popular de Ilhéus, Cia Palco e o ator independente José Delmo à circular por cidades do Território Litoral Sul que possuem espaços alternativos, e até então desconhecidos da mídia, para que possam manter em cartaz, por muito mais tempo, seus espetáculos.

O Projeto Palco Grapiúna irá circular pelos Municípios de Ilhéus, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Ubaitaba com os espetáculos “Partida”, do grupo Teatro Total; “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”, do Teatro Popular de Ilhéus; “Sombras da Ouvidor” e “Virgens à Deriva”, da Companhia Teatral Palco e “Um ator em busca de um texto”, da companhia independente José Delmo.

Longe de ser uma mostra competitiva, o projeto traz ao Território uma discussão sobre o fortalecimento dos espaços alternativos que estão ao longo dos últimos anos se configurando como espaços de troca de experiências e opção alternativa dos principais Municípios do Sul da Bahia.

A abertura do Palco Grapiúna acontece no dia 26 de março com o debate: “Teatro e Território: Fortalecendo os Espaços Alternativos,” na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, às 20h, com a participação de representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Sandro Magalhães, Superintendente de Territorialização da Cultura e Romualdo Lisboa, diretor da Diretoria de Espaços Culturais, além dos secretários de cultura dos Municípios envolvidos. A entrada para o debate é gratuita.

A circulação dos espetáculos começa no dia 27/03 e termina no dia 30 de abril.
A promoção é da Comunidade Tia Marita e Saron Produções Artísticas. Com produção executiva de Pawlo Cidade e Mateus Saron. Apoio Cultural da TV Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, APPI-APLB, Lojas Buriti e Cicon. O projeto tem a parceria das Secretarias de Cultura das cidades de Ilhéus, Ubaitaba, Itajuípe e Buerarema e da Prefeitura Municipal de Uruçuca. Os ingressos para os espetáculos custarão R$ 10,00.